Miudinhas
Tasso Franco
24/04/2014 às  07:45

ABRASEL diz que greve da PM quase quebra bares de SSA nesse outono

Gilmar Santiago (PT) promoveu nesta quinta-feira, 24, uma audiência pública no Centro de Cultura da Câmara para discutir acessibilidade em Salvador.


MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), anunciou nesta quinta-feira (24) que seu partido desistiu de recorrer ao plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) contra a liminar (decisão provisória) concedida pela ministra Rosa Weber que determinou a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito exclusiva para investigar supostas irregularidades na Petrobras.

   2. Segundo Humberto Costa, em vez de apresentar recurso na Suprema Corte, sua bancada vai contribuir para a instalação da CPI proposta pelos oposicionistas.
“Nós, do PT, resolvemos acatá-la [a decisão provisória do STF] integralmente e abrimos mão de recorrer para fazer andar mais rápido o processo de instalação da CPI”, disse o líder do PT em pronunciamento na tribuna do Senado.

   3. Na noite desta quarta-feira (23), após vir à tona que a ministra do Supremo havia exigido que a comissão parlamentar investigasse apenas a estatal do petróleo, Humberto Costa afirmou que seu partido iria recorrer ao plenário do STF.

   4. Nós, do PT, resolvemos acatá-la [a decisão provisória do STF] integralmente e abrimos mão de recorrer para fazer andar mais rápido o processo de instalação da CPI"
Humberto Costa (PE), líder do PT no Senado.

   5. O PT, entretanto, mudou de ideia durante reunião na manhã desta quinta com o chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, no Palácio do Planalto.

   6. No encontro, o ministro discutiu com líderes da base aliada como os parlamentares deveriam atuar diante da decisão da Suprema Corte de impedir uma CPI ampla no Congresso. Os governistas decidiram evitar discursos que pudessem passar a ideia de que o Executivo federal estava tentando abafar as investigações contra a Petrobras.
                                                             ***********
   7. O vereador Trindade (PSL) comemorou os resultados da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontando crescimento de 7,5% nessa atividade econômica nos primeiros meses de 2014. 

   8. Para ele, “isso implica dizer que a Bahia está tendo poder aquisitivo para a contratação deste setor, o que move a máquina econômica e demanda que cada vez mais pessoas sejam inseridas neste âmbito como prestadoras de serviço”.

   9. Analisando outros dados, agora do Ministério do Turismo, o edil afirmo que a Bahia está pronta para receber os turistas. Isso porque o órgão federal registrou um aumento no fluxo de visitantes para o Estado. 

   10. Segundo ele, os investimentos feitos pelo Governo da Bahia em qualificação dos prestadores de serviços, em revitalização do Centro antigo e em mobilidade urbana, trarão maior crescimento ainda na atividade.

   11. Gilmar Santiago (PT) promoveu nesta quinta-feira, 24, uma audiência pública no Centro de Cultura da Câmara para discutir acessibilidade em Salvador. 

   12. O encontro aconteceu no Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e, de acordo com o petista, “é necessário que a prefeitura e o legislativo municipal proporcionem mais avanços nas políticas públicas de acessibilidade, que devem ser entendidas de forma ampla, eliminando as barreiras que dificultam a inclusão das pessoas no mercado de trabalho e o acesso aos serviços públicos”.

   13. Odiosvaldo Vigas (PDT) quer instituir a obrigatoriedade de realização de vistorias técnicas em todos os prédios (públicos e privados) da cidade. Seu projeto de lei está tramitando na CMS, prevendo essas verificações num intervalo máximo de cinco anos quanto às condições de conservação, estabilidade e segurança e garantir, quando necessário, a execução das medidas reparadoras.

   14. Vice-líder da oposição, o deputado Bruno Reis (PMDB) disse nesta quarta-feira (24) que o ex-prefeito Luiz Caetano não tem moral para falar sobre finanças e muito menos sobre a administração de Paulo Souto.

   15.  “Basta olhar quantas condenações ele (Caetano) sofreu no Tribunal de Contas dos Municípios por malversação do dinheiro público, por irregularidades em obras e por torrar a verba de Camaçari em projetos duvidosos e muitas vezes inexistentes. Isso para falar o mínimo porque há outros episódios ainda piores envolvendo Caetano que a Bahia toda sabe”, afirmou Bruno Reis. 

   16. O deputado afirmou, ainda, que o ex-governador Paulo Souto tem uma história de realizações na Bahia. “Basta comparar os números do governo Paulo Souto com o de Wagner. A começar pela segurança pública”, disse o parlamentar.

   17. O prefeito Ademar Delgado, acompanhado de executivos da Caixa, visita amanhã (25/04), as 1.500 unidades habitacionais dos residenciais Caminho do Mar 1, 2 e 3, construídas pelo programa Minha Casa, Minha Vida, na Via Atlântica (BA-530), conhecida como estrada da Cetrel.

   18. A visita acontece às 11h. O prefeito Ademar Delgado e o superintendente regional da Caixa Bahia, Luiz Antonio de Souza, além da equipe da gerência de Habitação da instituição financeira e demais autoridades municipais irão fazer uma última inspeção nos três empreendimentos que serão entregues no próximo dia 30, com as presenças da presidenta Dilma Rousseff, do governador Jaques Wagner e do prefeito Ademar Delgado.

   19. A proposta de organização do sistema nacional de emprego e que cria o Sistema Único de Trabalho foi apresentada nesta quinta-feira, 24, na reunião do Conselho Estadual Tripartite e Paritário de Trabalho e Renda (Ceter-Bahia). 

   20. O texto é resultante do Grupo de Trabalho instituído pelo Ministério do Trabalho e Emprego a pedido do Forum Nacional de Secretarias Estaduais do Trabalho (Fonset), cuja minuta foi entregue, no último dia 16, ao ministro do Trabalho, Manoel Dias, por secretários estaduais e técnicos da área, em solenidade realizada em Brasília.
 
   21. Representante do Forum no GT, a superintendente do Desenvolvimento do Trabalho da Bahia, Maria Thereza Andrade, apresentou a proposta na reunião de hoje, revelando as novas  diretrizes que as políticas da área do Trabalho podem assumir a partir da implantação do Sistema Único   .

  22. Um dos aspectos positivos ressaltados é a definição do papel da cada governo – federal, estaduais e municipais – para a gestão das políticas públicas do Trabalho, além da forma de repasse dos recursos, que com o SUT deve ganhar mais agilidade.

   24. “Este documento que foi entregue ao MTE será apreciado pelo Fonset – que já convocou reunião extraordinária com este objetivo para o dia 14 de maio –, pelas centrais sindicais, confederações de empregadores e outros segmentos do mundo do trabalho”, ressaltou Maria Thereza.
 
   25. Segundo adiantou a superintendente, após as discussões dos grupos, o documento será apreciado por uma consultoria legislativa para adequação como Projeto de Lei, seguindo para consultas públicas e, finalmente, tramitação no Congresso Nacional.  

   26. A Polícia Militar da Bahia convoca, nesta sexta-feira (25), 595 candidatos aprovados no concurso para o Curso de Formação de Soldados (CFS) realizado em 2012. A lista, que será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), traz o nome dos candidatos habilitados para a fase de exames pré-admissionais.

   27. Com esta nova convocação - a primeira aconteceu em novembro de 2013, com o chamamento de 1.405 candidatos - o Governo totaliza as duas mil vagas previstas no Edital de Abertura de Inscrições Saeb/1/2012, de 2 de outubro de 2012. Os primeiros convocados foram considerados aptos para matrícula e iniciaram o curso em janeiro deste ano. 

   28. Os convocados desta sexta-feira terão como próximas etapas a entrega de documentos, a realização de exames médicos, avaliação psicológica, teste de aptidão física e investigação social. 

    29. O certame de 2012 será prorrogado por mais um ano, de acordo com portaria conjunta entre as secretarias da Administração (Saeb) e Segurança Pública (SSP), que também será publicada no DOE desta sexta-feira (25).

    30. Os futuros soldados bombeiros e policiais militares da PMBA passarão pelo Curso de Formação de Soldados durante nove meses e a partir de 2015 já estarão nas ruas.
31. A Abrasel Bahia – Associação Brasileira de Bares & Restaurantes apurou um impacto enorme no funcionamento de bares e restaurantes da cidade de Salvador. Os bares e restaurantes que têm como característica o entretenimento tiveram redução de 80% a 100% no faturamento nos dias de greve, e os que possuem operações voltadas ao segmento comercial e empresarial tiveram redução de 50% a 70% nesses dias. 

   32. A preocupação é que mesmo com o término da greve da Polícia Militar os próximos dias ainda representarão uma diminuição expressiva no seu funcionamento até que as pessoas voltem a se sentir seguras a realizar suas tarefas rotineiras e desfrutar de seu lazer onde deve imperar a liberdade de ir e vir. 

   33. Em virtude disso a perspectiva do setor é que o faturamento do mês de abril traga um prejuízo irreversível nas contas das empresas, afetando em alguns casos até mesmo a sua viabilidade. 

  34. O ponto que mais desperta a preocupação nos empresários do segmento é o sentimento de insegurança que se instala o que consequentemente leva a diminuição da atividade empresarial com repercussões de curto e longo prazo

.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>