Miudinhas
Tasso Franco
11/04/2014 às
11:37
Comparativos governos Wagner x Souto são primeiros sinais do marketing
Tiago Correia (PTN) pediu ao prefeito ACM Neto e ao governador Wagner a construção de velódromos na cidade para que os ciclistas possam treinar com segurança
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A apresentação da chapa das oposições (DEM/PSDB/PMDB) ao governo da Bahia, eleições 2014, acontecerá na segunda-feira, 14, no Hotel Sheraton, Campo Grande, Salvador, com início previsto para às 10h. O líder do PSDB na Câmara, deputado Antonio Imbassahy, afirma que o candidato a presidência da República pelo PSDB e coligados, Aécio Neves, estará na solenidade.
2. A chapa, repetindo, é Paulo Souto (DEM, governador); Joaci Góes (PSDB, vice); e Geddel Vieira Lima (PMDB, senador).
3. A expectativa é grande. Além dos nomes nacioinais que virão, presenças do coordenador político da chapa, prefeito ACM Neto, prefeitos do interior, parlamentares federais e estaduais, vereadores e lideranças. O local é pequeno, mas, como se trata de uma apresentação, a campanha só é autorizada pela Justiça Eleitoral a partir de 7 de julho, isso após as convenções e oficialização das chapas majoritárias e proporcionais no TRE, tem sentido.
4. Hoje, os comentários no meio-político davam conta de que, a estratégia da base governista, em parte circunstancial, será feita com comparativos entre os governos Jaques Wagner e Paulo Souto, procurando, dessa forma, mostrar que a continuidade para os baianos é melhor com Rui Costa.
5. Todo esse arcabouço, deve, no entanto, reforçar a postura de Rui como liderança emergente com vida própria, para não ficar parecendo teleguiado de Wagner, como teria sido Dilma de Lula.
6. Esse é ponto frucal e o mais difícil a ser encarado pelo marketing político e pelo próprio Rui. O candidato petista já estaria passando por treinamentos no campo do marketing televisivo e reforçando sua atitude como político nas jornadas das andanças do Programa de Governo Participativo (PGP), pelo interior, onde tem cumprido uma caravana com Otto Alencar (candidato ao Senado) e João Leão (candidato a vice).
7. Rui tem até agosto para incorporar alguns atributos de líder para enfrentar a batalha final na televisão, a partir de 20/8, os debates e os programas eleitorais.
8. Parlamentares da oposição com quem conversei dizem que não temem os comparativos Wagner/Souto, consideram que o governo atual tem muita propaganda e pouquissima realização dele (governo estadual), sendo que o conjunto maior de realizações tem a chancela do governo federal.
9. Até aí, tudo bem, é preciso saber, no entanto, se a população vai ficar com a tese wagneriana de que é do governo federal é de Dilma/Lula/PT, daí que também é dele (governo Wagner). O Minha Casa Minha Vida, por exemplo, por mais que se diga que não é de Wagner, mas é.
10. Entendem ainda esses parlamentares que o governo tem muitos flancos em aberto, obras que prometeu e não realizou, aumento da violência, saúde capengando, insatisfações de servidores, dificuldades financeiras, etc, e que Souto não deverá explorar essa situação como centro dos seus programas, ainda que possa, eventualmente ser duro nesses campos, e sim ter propostas de desenvolvimento, temas positivos.
11. É claro que ainda há tempo para analisar todas essas questões embora os políticos sejam sempre afoitos com suas teses prontas e acabadas, pesquisas deverão nortear alguns rumos, mas, o contra-pronto de um Souto experiente e um Rui inexperiente, isso vai pesar bastante.
12. Onde vai entrar a senadora Lidice da Mata (PSB/Rede) nesse processo é dificil imaginar, pois, desde já, Souto tem a cara da oposição a Rui/Wagner, enquanto a senadora ainda terá um caminho a percorrer até que a populaçaão perceba qual será sua postura.
13. Deverá seguir Eduardo Campos/Marina Silva dupla de criticos a Dilma, mas, o tom que Lídice usará ainda está em processo. Ademais, a senadora tem tempo magro na TV para expor suas ideias e deverá se valer dos debates.
14. Rui, como se sabe, é do time de Lula e isso deverá ser explorado à exaustão. Se Lula for o candidato a presidente, então, vai ser a sopa no mel. Souto é do time de Aécio, mas, neste caso, Aécio precisa mais de Souto do que o inverso.
*******
15. Uma comitiva de jornalistas internacionais está em Salvador para conhecer os projetos do estado da Bahia, com relação à Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O press trip foi organizado pela comunicação da Presidência da República e reúne profissionais dos seguintes países: Argentina, Colômbia, Chile e Espanha.
16. Pela manhã, a comitiva realizou um tour na Itaipava Arena Fonte Nova e também teve a oportunidade de conhecer os projetos que o Governo do Estado da Bahia está realizando para receber com eficiência o mundial de futebol.
17. Diante da saída da diretoria de pesquisa do IBGE, Márcia Quinstlr, a qual pediu exoneração, e da interrupção da divulgação do PNDA Continua, 18 gerentes e coordenadores ameaçam deixar os cargos. Querem reprogramar a divulgação dos dados (ano eleitoral sabe como é) e a crise se instalou no IBGE. Depois da Petrobras e do IPEA lá se vai o IBGE.
18. A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), lançam na próxima terça-feira (15) a Cartilha Previdenciária do Servidor Público.
19. A publicação tem o objetivo de esclarecer aos servidores estaduais ativos e inativos, detentores de cargo efetivo, além de seus dependentes, sobre os benefícios e também sobre os serviços prestados pela Previdência Estadual.
20. A cerimônia de lançamento será realizada no SAC Servidor, no Multishop Boca do Rio, a partir das 9h30. A unidade abriga a sede da Previdência Estadual e é uma central de atendimento voltada para o funcionalismo público. Na ocasião, serão distribuídos exemplares aos presentes.
21. A iniciativa tem como objetivo estreitar o diálogo entre o poder público e o funcionalismo baiano. Em sua primeira edição, trará todas as regras e requisitos contemplados pela legislação para a concessão de benefícios, incluindo a documentação necessária para o requerimento, além dos direitos e deveres do servidor, a exemplo das campanhas de recadastramento.
22. Não é verdade que o PT esteja evitando a CPI da Petrobrás. Pelo menos é a versão do vereador Moisés Rocha (PT), ao se pronunciar na Câmara de Salvador na última segunda-feira, 8, para rebater as acusações do colega Claudio Tinoco (DEM).
23. Para o petista o democrata “mistura alho com bugalho, Pasadena com outros temas, apenas repetindo estratégias eleitorais ultrapassadas e já usadas às vésperas das eleições de 2010, com a criação de uma CPI que em seu relatório final apontava ausência de indícios de irregularidades”.
24. Segundo Moisés a Petrobras é uma das empresas mais fiscalizadas e auditadas do país, por organismos como TCU, Corregedoria e Polícia Federal, além de auditorias internas. “O mais é jogada política”, frisou.
24. Hoje, a Policia Federal fez buscas na sede da Petrobras, Rio, cumprindo mandados de prisões diante da operação contra a lavagem de dinheiro.
25. A Sucop atendeu a um pedido de Geraldo Júnior (SDD) e iniciou na terça-feira, 8, o recapeamento da Rua Gonçalo Coelho, no Imbuí. A solicitação foi feita por representantes da comunidade e contou com o apoio e sensibilidade do secretário Paulo Fontana.
26. Será no dia 28 de abril, das 8h30min às 11 horas, mais um debate do ciclo “Salvador Sustentável” que a Câmara Municipal fará no Centro Cultural da Casa. Será o quarto encontro da série, desta vez para discutir ações na área de saúde e contará com a presença de Antônio Nery Alves Filho, pós-doutor pela Université de Laval (Canadá), doutor em sociologia pela Université Lumière (França) e mestre em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia, falando sobre “Bioética e Justiça Social”.
27. Aberto ao público, o evento busca aproximar a sociedade e trazer para o centro das discussões temas relevantes para a construção de uma cidade cada vez mais humana e melhor de se viver. Mais informações através dos telefones 3320-0368 ou 3320-0150.
28. Hilton Coelho (PSOL) deu apoio aos trabalhadores terceirizados do Estado, em luta pelo pagamento de salários atrasados e demais direitos trabalhistas. No entender do socialista “a terceirização utilizada em larga escala pelo governo estadual, em especial na Secretaria de Educação, demonstra a omissão dos gestores e a ganância patronal. Para os trabalhadores, a terceirização virou sinônimo de escravidão”.
29. Ainda segundo ele, “esse tipo de vínculo é um dos maiores ataques patronais para aumentar a exploração e assim, aumentar seus lucros. Os terceirizados não têm os mesmos direitos e não há nenhum comprometimento de que recebem os mesmos salários dos concursados. Se o governo estadual contrata as empresas, por que então não fiscaliza se os direitos trabalhistas estão sendo respeitados?”.
30. Os 100 anos de atividades do Restaurante Colon, completados no em 31 de janeiro, mereceu moção de apoio na CMS por iniciativa de seu presidente, vereador Paulo Câmara (PSDB). Ponto de encontro para artistas, políticos e intelectuais, o Colon é o estabelecimento do ramo em funcionamento mais antigo de Salvador.
31. O tucano destaca a proposta do espaço em oferecer cardápio variado e de qualidade, com características caseiras e ambiente descontraído, além da excelencia no atendimento: “Deixo aqui meu registro, com orgulho de fazer parte dessa história bonita de 100 anos do Restaurante Colon. Parabéns a toda família Colon”.
32. Leo Prates (DEM) cobrou a adoção de marcos legais nacionais que “defendam a vida e a dignidade humana”, referindo-se aos crimes virtuais cometidos contra as mulheres, a chamada “vingança pornô”.
33. De acordo com o democrata “estes atos precisam ser punidos com rigor. Neste sentido, apresentamos projetos aqui na Câmara contra este tipo de crime. As mulheres, vítimas dessa exposição, são julgadas e acabam, em alguns casos, cometendo atos que mudam, para sempre, suas vidas e a vida dos seus familiares”.
34. Leandro Guerrilha (PSL) e Everaldo Augusto (PCdoB) foram alguns dos edis que destacaram a passagem do Dia do Jornalista (7 de abril).
35. O comunista parabenizou os profissionais da área “não só pelo seu dia, mas pelo papel importante desempenhado na luta pela liberdade e redemocratização do nosso país. Que esta luta se renove hoje na consolidação da democracia e pela valorização destes profissionais, que exercem um trabalho árduo, sério, competente e comprometido com a verdade dos fatos diariamente nas redações dos impressos, rádios, internet e TVs”.
36. A revitalização da Rua Ruy Barbosa, no Centro de Salvador foi indicada por Fabíola Mansur (PSB) ao prefeito ACM Neto. Ela propõe a realização de uma feira de antiguidades na via aos domingos e já solicitou à prefeitura o recapeamento da pista, intensificação da iluminação pública e cadastro imobiliário para identificar os proprietários.
37. Tiago Correia (PTN) pediu ao prefeito ACM Neto e ao governador Wagner a construção de velódromos na cidade para que os ciclistas possam treinar com segurança: “Não existe um velódromo na cidade e os ciclistas treinam em algumas vias públicas, como as avenidas Magalhães Neto e Centenário, sem nenhum tipo de proteção e, muitas vezes, arriscando as próprias vidas em meio ao trânsito”.
38. Ele lembra a existência na cidade de atletas que disputam provas de mais de 160 km em circuitos ovais, mas não têm onde treinar. Com a proximidade das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, ele acredita que os equipamentos poderão estimular a prática da modalidade na capital baiana.
39. Tá imperdível a crônica do Lobisomem de Serrinha.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>