Miudinhas
Tasso Franco
03/04/2014 às
08:42
SENADO manobra para não instalar CPI da Petrobras e leva ao plenário
Já estão abertas as inscrições para a 15ª edição do Programa de Preparação para Aposentadoria, o Prepare-se, que ocorre na cidade de Paulo Afonso, de 20 a 23 de maio, no turno da manhã.
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A base política do governo da presidente Dilma tenta manobrar de todo jeito o Congresso Nacional para não instalar a CPI da Petrobras. Cada hora é um casuismo, uma nova medida visando evitar que o chamado "escândalo da Petrobras", segundo parlamentares do PSDB, prejudique sua re-eleição. O tema é de dificil compreensão da maioria da população. Mas, de certa forma, hoje, estragos já foram feitos à imagem da presidente, no PT e na Petrobras, empresa mal administrada.
2. Agora, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Vital do Rêgo (PMDB-PB), marcou para a próxima terça-feira (8) uma reunião para discutir dois questionamentos – um apresentado pelo governo, outro pela oposição – sobre a abrangência das investigações a serem realizadas na CPI da Petrobras.
3. A oposição quer focar somente em negócios da petroleira; o governo quer ampliar as apurações, para atingir também empresas ligadas ao PSDB e ao PSB. O PT que vinha falando que a CPI era "politiqueira" de campanha eleitoral adotou a mesma lógica e quer embaralhar as cartas envolvendo também questões relacionadas com as administrações de SP, Geraldo Alckmin (PSDB); e Eduardo Campos, PE (PSB).
4. O senador Vital Rego disse esperar que a decisão da CCJ ocorra na própria terça (8), mas diz que no dia seguinte, quarta (9), a questão será submetida ao plenário do Senado. Tanto na CCJ quanto no plenário o governo tem maioria de votos.
Obviamente que, tanto Renan Calheiros, presidente da Casa; quanto Vital Rego, operam em defesa do governo.
5. CPIS, de uma forma geral, acabam em pizza, mas provocam revelações assustadoras à sociedade. Independente disso, com CPI ou sem CPI, a imprensa continua fazendo sua parte e trazendo à luz do Brasil a situação real da Petrobras.
**************
5. Será publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (4) o resultado final da primeira etapa do concurso público para Professor Indígena. Esta etapa é composta por prova objetiva e prova discursiva, aplicadas no dia 12 de janeiro. Na mesma ocasião também serão divulgados o resultado dos recursos da primeira etapa e o edital de convocação para a segunda etapa do certame, composta por avaliação de títulos.
6. Realizado pelo Governo do Estado, através da secretarias da Administração (Saeb) e Educação (SEC), este é o primeiro concurso público para a função já promovido em todo o país, atividade que é específica à etnia: o candidato deve ser indígena e, prioritariamente, pertencer à aldeia onde deverá exercer as atividades.
7. São ofertadas 390 vagas, distribuídas por DIREC / Município / Aldeia / Escola, com reserva de 5% delas aos portadores de deficiências físicas. Dezenove escolas de dezenove aldeias, distribuídas entre os municípios de Ilhéus, Buerarema, Pau Brasil, Santa Cruz de Cabrália, Prado, Rodelas, Abaré, Glória, Banzaê, Euclides da Cunha, Ibotirama e Muquém do São Francisco, serão atendidas pelos novos professores.
[
8. Discretíssimo o governador em exercício desembargador Eserval Rocha.
9. A diretora da Fretab, Marinalva Nunes, falou depois que a Assembleia Legislativa já havia votado o reajuste dos servidores em 5.9%. Ela diz que os servidores querem 10%, sendo 5% agora; e 5% no segundo semestre. Mas agora é tarde e já virou lei com a sanção do governador.
10. Outra coisa: a Assembleia não votou na "calada da noite" como ela falou. A matéria foi amplamente divulgada pela imprensa, todo mundo sabia o dia da votação, e o deputado Carlos Gaban (DEM) tem cansado de falar sobre o "peleguismo" dos sindicatos.
11. Maratá como top-of-mind é dose pra leão.
12. Impressionante o ex-secretário Robison Almeida, da Secom, falando em liberdade de expressão quando, segundo o deputado Carlos Geilson, PTN, a Secom perseguiu radialistas em Feira inclusive ele, usando a força da midia.
13. A imprensa baiana (e a brasileira de uma forma geral) quando da Revolução da Março de 1964 que resultou num golpe de estado e no regime ditatorial, a partir de 1968, naquela época, especialmente pós 1965, todo ano, só fazia elogios ao regime e as escolas públicas e outras instituições cantavam loas.
14. Agora, inverteu-se o processo. Tudo do Regime Militar foi uma miséria, mesmo o PIB tendo crescido em alguns anos até 14%, desconhece-se ganhos como FGTS, Funrural, INSS, etc, e tome loas aos chamados "revolucionários", alguns dos quais, hoje, pensionistas do estado.
15. Ô imprensa chué.
16. Como perguntar não ofende, quando a OAB vai entrar com ADINs sobre o escorchante aumento do IPTU em Lauro de Freitas, Camaçari e Feira de Santana?
17. Prefeitura de Chorrochó abriu edital para prestadores de serviços que oferecem link de acesso à internet.
18. A cotação do minério de ferro recuou 16% entre 2013/2014 com enorme prejuizos para a Vale e para o Brasil que exporta comodites. Já a soja deu uma melhorada e chegou a 496 dólareas a tonelada. Antes, havia atingido, 622 dólares.
19. O protesto dos caminhoneiros de conteineres no Porto de Salvador mostra a realidade da ineficiência da Codeba/Tecon. São 10 horas de espera para embarcar/desembarcar conteineres. Que loucura.
20. Felipão e Parreira foram a Europa assistir o jogo PSG x Chelsea onde atuam 6 brasis. Resultado: David Luis fez um gol contra. Tiago Silva fez um pênalti. O Chelsea levou uma balaida e os argentinos brilharam, especialmente Pastore, o qual fez um golaço.
21. Felipão e Parreira ficaram com pulgas atrás das orelhas. Melhorar teria assistido o jogo pela TV que não passariam por esse constrangimento.
22. E na Arena Fonte Nova com tanta tecnologia ainda com filas imensas para se comprar entrada do BAVI.
23. Reformada, ampliada e renovada, a biblioteca da Acbeu Magalhães Neto será aberta na próxima quinta-feira, 10, às 17h, com novo conceito e status, em modelo que será adotado futuramente para as demais unidades. A ideia de local silencioso, pouco atraente e que tem como função apenas propiciar a leitura e o empréstimo de livros ficou definitivamente ultrapassada.
24.Uma equipe de promotores e servidores do Ministério Público estadual iniciou hoje, 03, o calendário de visitas de inspeção nas unidades escolares e de saúde do Município de São Gonçalo dos Campos a 108 km de Salvador, com o objetivo de verificar a qualidade dos serviços prestados e o cumprimento da aplicação correta das verbas públicas.
25. A ação é fruto do lançamento do programa “O Ministério Público e os Objetivos do Milênio: Saúde e Educação de Qualidade para Todos”, no último dia 31, realizado durante audiência pública na Câmara de Vereadores da cidade. A promotora de Justiça de São Gonçalo dos Campos Laíse de Araújo Carneiro, abriu a solenidade com a exibição do documentário de apresentação do programa, além do spot de divulgação.
26. A equipe de medicina preventiva do Hapvida participa neste domingo (06), das 8h às 12h, no Sesc Aquidabã, de uma ação comemorativa à passagem do Dia Mundial da Saúde e do Dia Mundial da Atividade Física.
27. Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, o evento objetiva sensibilizar a população sobre a importância da promoção da saúde e prevenção das doenças crônicas, por meio de hábitos saudáveis como a prática de atividades físicas e alimentação saudável.
28. Já estão abertas as inscrições para a 15ª edição do Programa de Preparação para Aposentadoria, o Prepare-se, que ocorre na cidade de Paulo Afonso, de 20 a 23 de maio, no turno da manhã.
29. O evento é destinado, preferencialmente, aos servidores do município e região. As inscrições podem ser feitas no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br) ou em uma das 44 unidades do Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev), na capital e interior, situadas no SAC Servidor, postos SAC e Pontos Cidadão.
30. A edição do Prepare-se em Paulo Afonso oferece 100 vagas. O objetivo é esclarecer sobre direitos e deveres com relação à previdência, incentivando a integração entre gerações, o trabalho social e voluntário, além de outras atividades que permitam uma vida saudável e o desestímulo ao sedentarismo, explica Daniella Gomes, superintendente de Previdência do Estado.
31. A proposta apresentada pelo Consórcio Paralela foi a vencedora da licitação para a implantação das vias de acesso entre a Avenida Luis Viana Filho (Paralela) e a estrada do Curralinho, na altura da Rua Rodolpho Coelho, bairro do Costa Azul, em Salvador. A homologação foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (3).
32. As obras estão inseridas no conjunto de intervenções do Governo da Bahia para melhorias da mobilidade urbana da capital. O acesso tem extensão de 1,4 quilômetros, e a proposta aprovada é de aproximadamente R$ 17,4 milhões. A previsão é que as obras sejam concluídas no prazo de cinco meses após a assinatura da ordem de serviço, prevista para acontecer na próxima semana.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>