Miudinhas
Tasso Franco
07/03/2009 às
21:01
DILMA CONDUZ PAZ NA POLÍTICA BAIANA E UNE WAGNER, TARCÍZIO E ZE NETO
Dia Internacional da Mulher é armadilha para os homens
 |
Paz na política baiana: Tarcízio, Gracinha, Dilma, Wagner, Maria Del Carmen e Zé Neto |
Miudinhas globais:
1. A ministra Dilma Rousseff apazigou, momentâneamente, a política baiana entre os seus dois principais líderes, na atualidade, o governador Jaques Wagner e o ministro Geddel Vieira Lima. E, salvo a nota do presidente do DEM, Rodrigo Maia, criticando atitude de campanha na Bahia, até em Feira de Santana, esse clima da bandeira branca reinou com a presença do prefeito Tarcízio Pimenta, DEM, na recepação ao governador e a ministra e sua presença na Lagoa Grande, bairro de Feira onde se realiza obra do PAC.
2. A Prefeitura de Feira é parceira da obra e prefeito e governador deram sinais de maturidade política. Nesse momento, como tem dito Wagner, é da produção, de executar as obras e atender os anseios da população. Lá adiante, em 2010, haverá o julgamento. Aí, então, entrará a política e todos os ingredientes de uma campanha, os quais, as pessoas conhecem e sabem como ocorrem, começando em alto nível e terminando com chutes na linha do fígado.
3. Tanto que, a ministra Dilma, sabiamente orientada por seus assessores, não quis falar de política nessa terra de tantos orixás e pais-de-santo, gurus e outros mistérios. Adotou a linha wagneriana de produção, de fazer valer a força do PAC, ela que também será julgada pelo resultado dessa engrenagem, em 2010. Sequer quis comentar a matéria de Veja, deste final de semana, envolvendo o delegado Protógenes e a Operação Satiagraha.
4. De toda sorte, para não dizer que a política ficou de fora da visita de Dilma a Bahia, Wagner levou a melhor nesse movimento da produção, uma vez que, até por ser governador, ficou mais próximo da chefe da Casa Civil do que o ministro Geddel. E, ao que tudo indica, evitou que a ministra fosse a Jequié (como anunciado pelo PMDB) com o triunvirato Alfredo Nascimento, César Borges e Geddel Vieira Lima.
5. Esse estilo de Wagner, discretíssimo, revela que seus adversários (e/ou prováveis) devem ter cautela nessas pororocas políticas. Noutra ocasião, recente, o PMDB também falou de uma visita do presidente Lula às obras de Transposição das Águas do Rio São Francisco, o que não aconteceu até agora. E, se acontecer algum dia, óbvio que o primeiro a ser convidado será Wagner.
6. A propósito, o líder do governo na Assembléia, deputado Waldenor Pereira, PT, me confidenciou o seguinte, quando perguntei a ele sobre uma provável reforma administrativa no governo: - Disso não sei de nada. Agora, sei que o governador conversou com o presidente Lula, na sua última visita a Brasília, e estava animadíssimo na solenidade que vai requalificar os professores com licenciatura plena, em sua volta a Salvador.
7. - E sobre a conversa com Lula? - Também não sei de nada. Mas, deve ter sido excelente, pelo humor do governador.
8. Então, para melhor esclarecer aos nossos leitores (nossas leitoras também) o encontro Wagner/Lula deu-se 24 horas antes de Dilma vir a Bahia.
9. A Veja teve acesso aos documentos recolhidos pela Polícia Federal no computador do delegado Protógenes Queiroz, que comandou a Operação Satiagraha, aquela que levou Daniel Dantas a cadeia. A rede de espionagem organizada pelo delegado é coisa inimaginável, com grampos para ouvir conversas de jornalistas, espionagem sobre a vida amorosa da ministra Dilma Rousseff, gabinetes do Palácio do Planalto, e, ainda, do presidente do Supremo Tribunal Federal, do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do governador José Serra, senadores, deputados e advogados.
10. Pra completar, A Veja vem com mais bombas na voz do senador Jarbas Vasconcelos, este, também sendo espionado pela Kroll. A lama total será exposta no Senado, na próxima semana.
11. Depois dessas só indo visitar Reinhard Lackinger, o taverneiro do Bistrô PortoSol
- Rua Cézar Zama, 51, Porto da Barra. Come-se bien.
12. O que a jogadora Marta tem a ver com a Bahia para estar figurando em tantos out-doors do Março Mulher, da Sepromi?
13. O Focus 019, da Casa Civil do Governo, foi visto na BR-324, neste sábado, com velocidade de cruzeiro. Algo acima de 140km.
14. A especulação política na Bahia anda a mil por hora. Tanto que, o ex-governador Paulo Souto foi a São Paulo, como faz regularmente, a trabalho, e disseram que foi se encontrar com José Serra. Santo pai!
15. Já o presidente da ALBA, Marcelo Nilo, não pode comparecer a solenidade do Dia Internacional da Mulher, último dia 5, e disserem que o homem tava também se organizando para deixar o PSDB. Nilo estava em Santa Brígida, a cata de votos. A propósito, na segunda-feira, vai a Morro do Chapéu e Irecê.
16. O prefeito de Brumado, que é do PSDB, já avisou que continuará sendo "tucano", mas, alinhado com o galego.
17. Falar no galego, o homem tá com o cabelo prateado de tal forma, isso viu-se na ACB, que tão querendo saber a marca do gel.
18. Tá acontecendo uma coisa curiosa na Assembléia Legislativa. De público, nenhum deputado é contra o corte do ponto dos faltosos. Mas, na hora de reunir para tomar a decisão, babau, nada pra ninguém. Nem a Mesa Diretora, que é uma Comissão, consegue tal façanha.
19. Só lembrando mais uma de Vavá Lomanto. Ele dizia que toda cidade que se prezava tinha que ter praia, vulcão e terremoto. Tentou de todas as formas levar esses três elementos para Jequié e morreu sem conseguir. Mas, lutou por isso.
20. Leci Brandão será a atração principal na celebração do Dia Internacional da Mulher neste domingo (8), em Salvador. A carioca divide o palco com Gal do Beco, a partir das 10h, mas a movimentação no Dique do Tororó, começa às 8h, com a Feira do Empreendedorismo.
21. Nas barracas, serão comercializados artigos feitos por mulheres de associações beneficiadas pelo Brasil Social, programa do Ministério do Trabalho voltado para incentivo à economia solidária.
22. O Movimento dos Machões Bahianos (baiano com H), o MMB, diz que o Dia Internacional da Mulher é uma armadilha para os homens.
23. O Espicha Verão 2009, aberto neste sábado (07), fez uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher por meio da exposição fotográfica
"Elas por Elas", instalada no calçadão do Instituto Mauá, no Porto da Barra.
24. A mostra retrata o cotidiano das mulheres na atualidade, proporcionando um momento de reflexão sobre os vários papéis que desempenham na sociedade, e faz o público pensar sobre as conquistas alcançadas ao longo dos últimos anos. Participam da exposição cinco fotógrafas baianas: Rita Barreto, Iraildes Mascarenhas, Mara Mércia, Thereza Coelho e Valéria Simões.
25. Tudo conversa fiada. Armação para detonar os homens.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>