Miudinhas
Tasso Franco
23/03/2014 às
10:08
SENADORA Lídice da Mata dá sinais que se pode ser aliar às oposições
Começa a tramitar na segunda, 24, Projeto de Lei que estabelece o percentual de reajuste dos servidores públicos estaduais, em 5.9% escalonados: 2% retroativo a janeiro e o restante só em setembro.
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Muito tititi político no aniversário de 15 anos da filha do presidente do PMDB, Geddel Vieira Lima, no último sábado, com as presenças de 3 candidatos a presidência da República e 3 candidatos ao governo da Bahia. De diferencial, além da informação preliminar em off de que a chapa do grupo PMDB/PSDB/DEM já teria sido fechada, em Brasília, na última sexta, foi o fato da presença da senadora Lídice da Mata, circulando com desenvoltura no meio das oposições.
2. Também preliminares, em off, se dizia que a senadora já estaria pontuando em alguns estudos internos com 18% nas intenções de votos e seu nome tem sido bem aceito em Salvador e RMS, e nas grandes cidades do interior da Bahia. Lídice cumprimentou Paulo Souto, Antonio Imbassahy, antes seus desafetos políticos, e deu sinais de que está no jogo para apoiar e também ser apoiada.
3. E, digo mais, que ninguém se surpeenda com o desempenho da senadora Lídice uma vez que, a escolha unilateral pelo governador Wagner, de Rui Costa (PT), e a posterior indicação por critérios de densidade eleitoral de João Leão (PP), desagradou segmentos do PT e aqueles que se classificam de esquerda tradicional, de sempre ter votado na oposição (leia-se época do domínio de ACM) e não comungar com as alianças que consideram espúrias com a direita tradicional - Collor de Mello, Paulo Maluf, etc - e aqui na Bahia com os carlistas históricos - Otto Alencar, César Borges, Félix Mendonça- entre outros, vão votar em Lidice.
4. Daí que Lidice tem sido a preferencial desses segmentos, voto de opinião, imutável, e a medida em que formate uma chapa puro-sangue, como até agora fez, aliando-se a jurista Eliana Calmon, nome respeitável e com bagabem de feitos contra os desmendos deste país, especialmente no Poder Judiciário, a tendência é crescer. Dizer que seu partido não tempo na TV é de menos porque, até lá, (o programa eleitoral só começa em agosto), pode consolidar uma percentual enorme de votos. E isso ninguém tira.
5. Ademais, Lídice integra a aliança com Eduardo Campos e se este candidato a presidência da República crescer nas intenções de votos, leva consigo a senadora. Diria que esta foi a grande novidade da política baiana no final de semana, a aproximação (ou pelo menos sinais) de Lidice com as oposições DEM/PSDB/PMDB.
6. Pelo sim; pelo não embora tenha participado apenas de um evento social, são indicadores, indicadores.
************
7. O Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia agora tem novo endereço. Um novo espaço para organizar suas lutas foi inaugurado no bairro Nazaré, em Salvador. O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, prestigiou o evento, que também marcou os 23 anos de fundação desta associação de trabalhadores.
8. O parlamentar falou sobre conquistas, que teve a honra de intermediar junto ao governo estadual, a exemplo do plano de carreira da categoria.
9. “O Judiciário, graças a todas as lutas do Sinpojud, tem um dos maiores índices de massa salarial e de qualidade da carreira no Estado. Isso deve ir para uma conta de maturidade no diálogo. Temos muito que fazer juntos, cada um com sua responsabilidade. No governo, em várias situações, a coberta nunca é do tamanho que a gente quer, mas corações e mentes pulsam no mesmo caminho de ver uma Bahia e um Brasil cada vez mais justos para os trabalhadores. Parabéns Zezé (presidente do Sindicato)! Parabéns Sinpojud! ", disse Zé Neto.
10. Começa a tramitar nesta segunda-feira, o Projeto de Lei que estabelece o percentual de reajuste dos servidores públicos estaduais, em 5.9% escalonados: 2% retroativo a janeiro e o restante só em setembro.
11. O grupo político do deputado Elmar Nascimento reconquistou a Prefeitura de Campo Formo com decisão do TSE, em Brasília. Diz-se que foi uma festança em CF. Os aliados do presidente da Câmara e agora prefeito, irmão de Elmar, consumiram n grades de cerveja. Os aliados do deputado Adolfo Menezes sumiram da cidade.
12. “A esperança nasce na liberdade”, numa alusão ao bairro em que o petista nasceu, em 1963, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Slogan de palanque dito por Otto Alencar para Rui. O petista nasceu no bairro da Liberdade, na capital.
13. A prefeita Maria Quitéria (PSB), presidente da UPB, estaria se afastando da senadora Lidice da Mata. Sem surpresa porque Quitéria foi eleita presidente da UPB com apoio do PT e do então presidente da entidade, Luiz Caetano.
14. Membros da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa da Bahia, presidida pelo deputado estadual Leur Lomanto Jr. (PMDB) vão se reunir com o secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa. O objetivo do encontro a ser realizado na sede da secretaria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB) é cobrar esclarecimentos sobre o assassinato do ambientalista, Ivo Barreto.
15. Os parlamentares do colegiado lamentaram a perda do ativista que promovia denúncias de irregularidades cometidas contra o meio ambiente no estado, a exemplo da contaminação por produtos químicos nas praias e rios da Região Metropolitana de Salvador (RMS).
16. “Todo o colegiado está muito chocado com a trágica perda do ambientalista e quer solicitar ao secretário de Segurança, Maurício Barbosa mais informações sobre o fato”, justificou Leur Lomanto Jr.
17. A Bahia vai retomar o desenvolvimento quando o governo descentralizar a industrialização, com a implantação de fábricas em todas as regiões do Estado. A avaliação é do deputado estadual Augusto Castro (PSDB), que tem se preocupado com a diminuição dos postos de empregos.
18. “O saldo de 2013 foi negativo para o Sul da bahia, com 534 demissões em 2013. Vagas que não foram repostas nesses três primeiros meses de 2014”, ressalta o parlamentar. A cobrança por mais fábricas foi retomada pelo deputado depois de visitar a Laticínio Boa Hora, de Itabuna, a convite do proprietário Itajay Andrade. “ Esta fábrica gera 70 empregos diretos. Se recebermos outras fábricas, nossos jovens terão mais oportunidade de trabalho”, acredita Augusto Castro.
19. O dia 21 de março é conhecido como o Dia Internacional da Síndrome de Down, e a Central de Outdoor, seccional Bahia, não poderia deixar essa data passar em branco, e é por isso que distribuiu pelas principais vias de Salvador e região a peça da Associação Baiana de Síndrome de Down em homenagem a data.
20. A peça comemorativa e com caráter social, traz uma criança portadora da síndrome com um lindo sorriso no rosto e o a seguinte mensagem: “Criança com Síndrome de Down é assim, como outra qualquer”. A ideia é fazer um alerta e mostrar a sociedade que a criança com Síndrome de Down é igual a qualquer outra, alegre, produtiva e capaz de viver em sociedade.
21. Parte do material apreendido pela Serinter (Secretaria de Relações Internacionais), durante as ações de fiscalização realizadas no Centro de Camaçari no período de junho a novembro do ano passado será doado à Escola Creche Comunitária Carmem Mirim, situada no bairro Jardim Limoeiro.
22. Fora doados cerca de 500 itens entre brinquedos, acessórios, meias, chapéus, sombrinhas e guarda-chuvas, entre outros.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>