Miudinhas
Tasso Franco
11/03/2014 às  09:46

CRISE PT/PMDB: Na Bahia, a crise ronda é a aliança das oposições

O PDT promoveu uma reunião nesta segunda feira para analisar as eleições na Bahia e as perspectivas de Marcelo Nilo ser o vice na chapa de Rui. Wagner já teria escolhido João Leão.


MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A crise política entre PT/PMDB, a principal aliança de sustentação do governo federal ganhou um alento no encontro da presidente Dilma com o vice-presidente Michel Temer, mas, nada que aponte para o seu fim. 

   2. Talvez a melhor frase do dia tenha sido dita pelo presidente do PMDB, senador PMDB, senador Valdir Raupp (RO), o qual disse nesta segunda-feira (10) que espera que a crise entre o partido e o PT esteja encerrada. No entanto, ele fez a observação de que "na crise, a gente nunca sabe se está começando, se está terminando, se está ficando maior".

   3. Os humores e as situações regionais na política não se esgotam numa reunião de cúpula e a crise segue adiante. O PT acena com miudos e apoios em seis estados, entre eles, claro, o PMDB de Sarney no Maranhão. Os grandes ficaram de fora (Rio, Bahia, Paraná, etc) e também o líder Eduardo Cunha (RJ).

   4. Eduardo Cunha (RJ), afirmou nesta segunda (10) que não está organizando uma “guerra” contra o Palácio do Planalto. O parlamentar fluminense, que é visto pelo PT e pelo Palácio do Planalto como o articulador da rebelião na base governista, alegou que apenas transmite as exigências de sua bancada por uma relação de “respeito” com o governo federal.

   5. “Eu não estou fazendo nenhuma guerra, nem levando ninguém para a guerra. [...] Não estou pregando rompimento [com PT]. Não há uma atuação deliberada pregando rompimento. Eu não preguei nada, preguei respeito”, afirmou o peemedebista em conversa com jornalistas, na Câmara dos Deputados.

   6. Ora, se já deixaram Eduardo Cunha de fora e não relacionam estados importantes como a Bahia, Rio de Janeiro, Paraná, no perfil da aliança, vê-se que a crise continuará e reforçando a frase de Raupp difícil é se saber, a curto prazo se vai aumentar ou não. 

   7. A palavra cessar não existe. Ninguém vai calar, por exemplo, Geddel Vieira Lima, na Bahia, ele que integrou o governo Lula como ministro e foi deixado à beira da estrada na campanha de 2012. Ademais, se deixam de fora do encontro com Dilma, o líder do PMDB na Câmara e elegem como prioridade o Maranhão de Sarney, fica dificil contornar a crise.

   8. Hoje, para o UOL, o ex-presidente FHC fez um artigo emblemático sobre a situação política nacional e o achincalhe da foto onde marketeiros em palácio presidencial aplaudem Dilma e Lula, mostrando que o "governo aposta em dividir a sociedade entre nós e eles para se manter no poder". 

   9. A frase vale para a Bahia. Parece que o DEM/PMDB/PSDB ainda não entenderam isso no estado e estão divididos.
                                                            **************
   10. "Instituímos o Março Mulher para refletir sobre a nossa condição nessa sociedade machista", declarou a deputada Luiza Maia, PT, durante sessão desta segunda-feira (10) na Assembleia Legislativa.

   11. Segundo a petista um dos maiores problemas que ainda afetam o público feminino hoje em dia tem sido o acesso ao mercado de trabalho. " Em Camaçari estamos vivendo uma situação complicada. As empresas tem uma série de incentivos na hora de se instalarem no município, mas, no entanto, criam obstáculos para contratar mulheres. A nossa luta maior é por paridade",

   12. O governador Jaques Wagner recebeu nesta segunda-feira (10), na Governadoria, em Salvador, representantes da Marcha Mundial das Mulheres. Elas entregaram uma carta com reivindicações estaduais e nacionais, a exemplo do reforço das ações voltadas para o combate à violência contra as mulheres, redução da desigualdade no mercado de trabalho em relação ao gênero e descriminalização do aborto, entre outras.

   13. (Globo Online, 06) A Comlurb tem 22 mil funcionários, quase mil veículos. Que empresa de limpeza urbana no mundo tem esse tamanho? Qualquer contingência só atenderia a 10% da minha necessidade — afirmou o presidente da Comlurb.

  14. A Comlurb admitiu nesta quinta-feira que a greve acaba atingindo de 30% a 35% dos 4 mil garis responsáveis por varrer e coletar detritos. Embora o número oficial de grevistas seja de 300, o presidente da companhia, Vinícius Roriz, afirma que pode haver profissionais em greve branca (indo ao trabalho e não trabalhando) e outros que não sentem segurança para trabalhar nas ruas. 

   15. (Ex-Blog)  Pelo volume de lixo nas ruas estimam-se em 10 mil garis em greve. Os 300 são os que vão às ruas dar publicidade à greve.

   16. Salvador já viveu um clima desses quando Imbassahy assumiu a Prefeitura em 1997. Foram demitidos 4.500 que ingressaram sem concurso e pouco (ou nada) trabalhavam.

   17. (El País, 07) Na reunião do Conselho da OEA, foi apresentada uma proposta inicial liderada pela Bolívia, em nome do bloco da ALBA e países afins como Argentina, Uruguai e Brasil, que elogiava os esforços do governo da Venezuela para resolver essa conjuntura de protestos sociais e a conferencia de paz convocada por Maduro como foro legítimo para este diálogo. 

   18. A esse texto se pretendeu incorporar uma emenda de iniciativa do Peru, e do bloco da Aliança do Pacífico e mais Costa Rica, Panamá, EUA e Canadá, que pedia um prosseguimento dessas negociações e que garantira o envio permanente de informação sobre o curso das mesmas, ao secretário geral da OEA. 

   19. O bloco da ALBA não aceitou a emenda. Marcou-se outra reunião para esse fim de semana.

   20. Agência do Banco do Brasil no Shopping Barra com ar condicionado quebrado. É pra matar o véi. Muita gente suando em bicas numa falta de respeito total.

   21. O deputado Adolfo Menezes disse que já tinha ouvido falar em todo tipo de trama terrorista, mas, carteira falsa para pilotar boeing é a primeira vez. Isso teria acontecido no voo da Malaysia que está desaparecido com mais de 200 passageiros à bordo.

   22. O PDT promoveu uma reunião nesta segunda feira para analisar as eleições na Bahia e as perspectivas de Marcelo Nilo ser o vice na chapa de Rui.

   23. As inscrições para a II Conferência de Proteção e Defesa Civil foram prorrogadas até essa quarta-feira (12), às 12h (meio dia), e podem ser feitas através do site www.defesacivil.salvador.ba.gov.br. 

   24. O evento vai acontecer na quinta e sexta-feiras (13 e 14), no Colégio Salesiano Dom Bosco (Av. Paralela), das 14h às 18h, e tem como tema: “Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional”.

   25. Qualquer pessoa pode se inscrever, gratuitamente. É fundamental a participação da comunidade já que durante a conferência vão ser discutidas as diretrizes e prioridades para proteção civil, além de estratégias de ação para situações extremas, como alagamentos de áreas e deslizamentos de terra.
26. O PROCON-BA, órgão vinculado à Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), realizou, nesta segunda-feira (10), uma reunião em sua sede, situada à Rua Carlos Gomes, com o objetivo de debater a melhoria da prestação de serviço de táxi na Capital e a proteção dos direitos de seus usuários, tendo em vista o aumento das reclamações dos consumidores durante o Carnaval de Salvador. 

   27. A partir desta segunda-feira (10), os veículos que trafegam pela 3ª Avenida do Centro Administrativo da Bahia (CAB), sentido Av. Paralela, devem seguir pela via marginal, passando pelo acesso a Narandiba.

   28. As obras que estão sendo realizadas pela Conder na região ampliaram a via marginal, que passa a abranger também a saída da 3ª Avenida.

   29. O acesso antigo à via marginal (na altura do posto de gasolina BR) será fechado ainda nesta semana. A partir de então, os motoristas que desejam seguir para o Cabula devem acessar a via marginal na altura da 3ª Avenida do CAB.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>