Miudinhas
Tasso Franco
08/03/2014 às
12:38
MARCELO recua e PEC de royaltties do petróleo será votada dia 11 na AL
A Sindec/Salvador disponibiliza no site do Minha Casa, Minha Vida (www.casavida.salvador.ba.gov.br), a partir de segunda (10), os dias e horários em que os 2 mil contemplados com casas
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PDT), recuou de sua decisão em deixar para abril a votação do segundo turno da PEC dos royaltties do petróleo, que permitirá uma antecipação de receita da ordem de R$1.6bi para o governo Wagner, e a matéria deverá ser votada na próxima terça-feira, 11. Nilo queria usar seu poder de pressão para ser indicado vice na chapa de Rui Costa, PT, mas desistiu.
2. Pelo menos teve esse bom senso. Com isso, um dos projetos mais polêmicos do governo Wagner, que está na ordem do dia da Assembleia desde novembro do ano passado, finalmente deverá ser votado. Ninguém sabe se Nilo desistiu de pressionar o governador porque foi escolhido candidato a vice ou não.
3. Nos bastidores da política diz-se que Wagner já teria batido o martelo no nome de Mario Negromonte (PP), mas, oficialmente, nada foi revelado ou confirmado. O governador agora não tem pressa. Já sacramentou Rui e está de camarote observando o bate-cabeça nas oposições. É provável que Wagner aguarde a decisão das oposições para então agir.
4. As oposições estão tontas. Geddel Vieiria Lima (PMDB) já disse que não abre a mão de ser candidato a governador. Paulo Souto (DEM), de última hora e pressionado pela direção nacional do seu partido, admite ser somente candidato a governador. Situação bastante complicada.
5. Há uma hipótese, segundo já foi noticiado, que o candidato do PMDB vê com bons olhos a candidatura de ACM Júnior ao Senado.
***************
6. Em Época, o presidente do STF, Joaquim Barbosa diz “Acho difícil” ser candidato a presidência da República.
7. “Não me vejo fazendo isso (entrando na política algum dia). O jogo da política é muito pesado, muito sujo. Estou só assistindo a essa movimentação.” E deu um sorriso malicioso, como quem quer fazer os adversários sofrer – leia-se, a turma do PT que o esculhamba diuturnamente – com a perspectiva de ter de enfrentá-lo nas eleições. “Deixem falar… Deixa falar… Não serei candidato a presidente. Realmente eu não quero”, disse. “É lançar-se, expor-se, a um apedrejamento.”
8. O apedrejamento a que ele se refere é diferente das pauladas que tomou à frente do mensalão. Joaquim sabe disso. “Em 11 anos aqui, você aprende. Adquire uma casca dura. Eu não tinha essa casca dura até há uns seis anos. Isso vem com o tempo.”
9. Embora Joaquim discorde que suas dores crônicas nas costas e nos quadris tenham relação com os rigores do mensalão, é unanimidade entre seus amigos que o processo lhe custou muito. As dores incomodam. E devem ser o principal fator que definirá a provável aposentadoria precoce do Supremo, em novembro deste ano. Joaquim pretende se aposentar quando deixar a presidência da Corte.
10. Joaquim se incomoda também com o assédio de partidos como PV e PSB. Nunca recebeu ninguém para conversar – nem autorizou que alguém falasse em nome dele. “Ninguém veio diretamente falar comigo. Fui ao Congresso, ouvi um zum-zum-zum. Está cheio de emissários que querem chegar”, disse ele a um amigo.
11. “Não recebo ninguém aqui. Em primeiro lugar, acho que não seria apropriado eu, como presidente do Supremo, sair por aí fazendo negociações políticas. No dia em que sair daqui, estarei livre para fazer isso. Enquanto eu estiver aqui, não. Em segundo lugar, não dou nem nunca dei espaço para esses donos de partido ficarem… não, nunca. São abordagens indiretas. A maior parte do que sei é pela imprensa.”
12. "Cordeiros" que trabalharam no Carnaval e não receberam o capilé interditaram a Av Paralela na tarde deste sábado. Um mangue.
13. No pequeno município de Araci, Bahia, cidade localizada no Nordeste Baiano, de apenas 55 mil habitantes os agentes de limpeza de ruas recebem apenas 200 reais para exercer o trabalho desgastante de deixar a cidade limpa, todos os dias.
14. Fazendo o contraponto com a realidade no Rio de Janeiro onde os Garis fazem greve por melhorias de condições de trabalho e aumento salarial para 1.200 reais mensais, os garis da pacata cidade de Araci se contentam com a ajuda de custo de 200 reais mensais.
15. Apesar de várias conquistas, muita coisa ainda deve mudar para assegurar a igualdade social entre os gêneros masculino e feminino no Brasil. Por questões culturais, a mulher ainda é vítima dos valores machistas e patriarcais impregnadas na sociedade brasileira.
16. O quadro de mulheres sem emprego aumentou em 15 mil na Região Metropolitana de Salvador no ano de 2013 quando comparado ao número anterior, de acordo com última pesquisa da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI/Seplan).
17. Nos últimos cinco anos, mais de 14 mil mulheres sofreram agressões domésticas apenas na Bahia, conforme pontuado em levantamento do Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública (Nudem). Além disso, foram registrados 16,9 mil casos de feminicídios (mortes de mulheres decorrentes de conflito de gênero, crimes geralmente cometidos por parceiros íntimos ou ex-parceiros das vítimas), entre os anos 2009 e 2011. Os últimos dados são de pesquisa do ano passado do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
18. De acordo com Aladilce Souza (PCdoB), a realização de audiências públicas é necessária para que as mulheres tenham um maior canal de comunicação com os poderes públicos e, assim, relatem as agruras do tratamento diferenciado.
19. “Na Bahia e em Salvador, o machismo ainda persiste, seja no mercado de trabalho, na cultura e nos ambientes domésticos. É necessário que isso mude a cada dia, com pequenas ou grandes ações”, afirma a vereadora.
20. Agora vai! A filósofa Marilena Chauí manifestou o seu apoio à candidatura do professor João Carlos Salles ao cargo de reitor da Universidade Federal da Bahia. Em vídeo gravado em São Paulo, onde mora, resumiu o motivo do seu apoio: “Ele (João Carlos) pensa na qualidade da produção acadêmica e não no produtivismo ou na produtividade medida pela quantidade. Pensa também na inclusão, mas não pelo simples aumento de vagas na universidade, mas pela qualidade da formação acadêmica dos jovens”.
21. Chauí diz que Joao Carlos Salles – atual diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBa - possui o perfil de reitor “que toda universidade necessita e merece”. E elogia a defesa que Salles faz da autonomia universitária, “dessa capacidade de a universidade se auto-regular em vez de se submeter a obrigações que contrariem o seu espírito, a sua vocação”.
22. “Eu havia ficado muito contente quando tiver a notícia de que João Carlos era candidato a reitor, mas passei do contentamento ao entusiasmo quando recebi o seu programa-manifesto contendo pontos que valorizam e refazem a ideia da universidade como instituição pública, democrática”, enfatizou a filósofa, respeitada não apenas por sua obra acadêmica, mas também pela intensa e frequente ação no âmbito intelectual e político brasileiro.
23. A partir desta segunda-feira (10), a vacina quadrivalente contra o HPV será introduzida no calendário básico de vacinação para as meninas entre 11 e 13 anos e estará disponível nas unidades da rede municipal de saúde.
24. Somente em Salvador, cerca de 62 mil jovens fazem parte do público alvo. Para ampliar a cobertura vacinal, a Secretaria Municipal da Saúde elaborará na próxima semana um cronograma de visitas às escolas públicas e particulares da capital para realizar a busca ativa das jovens. O objetivo da campanha é imunizar pelo menos 80% das adolescentes da faixa etária contemplada.
25. O vírus HPV está relacionado a diversos tipos de câncer, mas principalmente ao do colo do útero (cerca de 95% dos casos) o segundo que mais atinge mulheres, ficando atrás apenas do mamário . Estima-se que 685 mil pessoas estejam infectadas por esse vírus por ano no Brasil.
26. O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, reagiu à ameaça da empresa Solar Ambiental, vencedora da licitação para a coleta de resíduos sólidos do município, de paralisar os serviços de limpeza pública a partir da próxima semana, em razão do atraso de pagamento de um contrato emergencial que vigorou até o mês passado.
27. Ele classificou como lamentável a posição da Solar Ambiental, comunicada através de ofício, e, após ouvir a Procuradoria Geral (Proger), autorizou à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) dirigir notificação contratual à empresa.
28. Jabes Ribeiro disse que não aceita esse tipo de pressão e que irá até as últimas conseqüências para defender os interesses da população. Na oportunidade, ele destacou alguns pontos que demonstram equívocos por parte da Solar Ambiental.
29. “Em primeiro lugar, trata-se de dois contratos distintos. As dívidas alegadas, cujos valores estão sendo discutidos, pertencem a um período em que o município possuía um contrato emergencial com a Solar Ambiental e com uma segunda empresa.
30. Agora, com ordem de serviço expedida no dia 12 de fevereiro, temos um contrato que é produto de uma licitação pública. Por esse último contrato, o primeiro mês de prestação de serviços só vencerá no dia 12 de março, e a lei define um prazo de até 60 dias para efetuar o pagamento.”
31. Os homens estão levando ferro das mulheres e ainda ficam elogiando as tais. Coitados!
32. A Fundação Cidade-Mãe (FCM), vinculada à Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), está com inscrições abertas para 900 vagas nos cursos gratuitos de Artes Visuais, Dança, Capoeira e Teatro com Inclusão Digital. As oficinas socioeducativas serão realizadas nos Centros de Convivência, localizados nos bairros de Coutos, Chapada do Rio Vermelho e Saramandaia.
33. Para participar das atividades, os candidatos devem ter entre 8 e 17 anos e estar cursando a partir do 2º ano do ensino fundamental. Os documentos exigidos são a carteira de identidade ou certidão de nascimento, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e telefone para contato, que devem ser apresentados por pai, mãe ou responsável portando a carteira de identidade e CPF. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (71) 3176-8315 ou 8314.
34. A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec) disponibiliza no site do Minha Casa, Minha Vida (www.casavida.salvador.ba.gov.br), a partir de segunda-feira (10), os dias e horários em que os 2 mil contemplados no último sorteio eletrônico do programa deverão comparecer para entrega de documentos.
35. De acordo com a coordenadora de Habitação da Sindec, Elaine Menezes, a lista com nomes e horários de atendimento também poderá ser conferida nos Centros de Referência da Assistência Social do Município (CRAS), espalhados por toda a cidade ou na Prefeitura-Bairro do Centro, localizada na Rua Guedes de Brito, Ed. Ranulfo Oliveira, térreo, Praça da Sé.
36. O sorteio foi realizado no dia 24 de fevereiro na Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel). Este foi primeiro sorteio de 2014 do programa, que é ação do governo federal, implementada através de parceria com a Prefeitura Municipal.
37. No ano passado, 3 mil famílias foram beneficiadas com a entrega de imóveis pelo município. Aos recentes sorteados serão destinados os imóveis do empreendimento Coração de Maria, localizado nas proximidades da Ceasa (Estrada Cia/Aeroporto). No sorteio, são priorizados idosos e deficientes; cada grupo concorre a 6% das vagas.
38. Os que não são contemplados nessas categorias também participam do sorteio geral das 1.760 vagas restantes.
39. Dois trechos do viaduto de Narandiba, que faz parte da obra do Complexo Viário do Imbuí, tiveram as vigas fixadas na madrugada desta sexta-feira (07). A operação de içamento começou no fim da tarde. O trânsito da Avenida Paralela foi fechado para que as peças fabricadas no próprio canteiro fossem deslocadas até o ponto de fixação.
40. À noite, o trânsito foi novamente fechado e dois guindastes com capacidade para 240 toneladas, cada um, levantaram as vigas que têm 30 metros de comprimento. Elas foram colocadas sobre o canteiro central e sobre a pista sentido Centro.
41. Na madrugada deste sábado e no início da manhã de domingo serão realizados novos içamentos. Dessa vez, sobre a pista no sentido aeroporto, completando a montagem da estrutura do viaduto. Ao fim das operações deste fim de semana, a obra chegará a 63% da execução concluída.
42. "Esse viaduto vai criar a possibilidade de quem vier pela Paralela, sentido aeroporto, entrar para o Hospital Roberto Santos, Cabula e região sem precisar pegar o Centro Administrativo. A mesma coisa para quem vem da orla e Boca do Rio, que poderá cruzar para o outro lado da Paralela", explica o diretor de obras estruturantes da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Sergio Silva. A previsão é de que a construção seja concluída em junho.
43. Curioso é que, na campanha de Feira de Santana, Wagner atacava Zé Ronaldo dizendo que o importante são as pessoas e não construir viadutos, e agora virou o rei do viaduto.
44. A Sortinha do Chame-Chame precisa melhorar seu atendimento na lotéria. Filas, falta de fila preferencial, duas atendentes para 3 caixas. Um horror.
45. O Lobisomem de Serrinha neste dia internacional da mulher deu um pneu para dona Ester Loura fazer um jarro de flores em seu sítio.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>