Miudinhas
Tasso Franco
05/03/2014 às
10:00
PDT pressiona Wagner por vice e ameaça mudar data de votação da PEC
Procon vai enquadrar taxistas da capital para que serviços melhores aos clientes, hoje, com muitas queixas.
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A possibilidade de estender o prazo de votação em 2º turno da PEC dos royaltties do petróleo na Assembleia Legislativa, o que dará uma folga no caixa apertado do governo Wagner, prevista para terça-feira, 11, e sinalizada pelo presidente da Casa, Marcelo Nilo, para o mês de abril, sinaliza que o PDT pretende pressionar o governador na escolha do vice na chapa de Rui Costa.
2. Se essa intenção vingar diria que é um péssimo negócio para o PDT, pois, um overnador acuado não é nada bom e este tem todos os trunfos à mão, ainda mais com uma base enorme como tem Wagner na Casa Legislativa.
3. Uma situação dessa natureza, se verídica, também revela que há sinalizações de que o (a) candidato (a) a vice não será do PDT e sim do PP. Na segunda-feira, 10, quando os trabalhos legislativos retornam ao plenário, vamos ter uma ideia melhor do que está se passando.
4. O governador já anunciou deste novembro último que completaria a chapa da base governista à sua sucesão após o Carnaval, embora não tenha fixado o dia, se logo após ou mais adiante. Daí esse "furdunço" do PDT que vê na PEC dos royaltties uma última forma de pressionar o chege do executivo.
**********
5. A partir da próxima segunda-feira (10), a Secretaria da Saúde de Itabuna dá início à campanha de vacinação contra HPV em adolescentes de 11 a 13 anos. As equipes da Rede de Atenção Básica, da Vigilância Epidemiológica e do Programa Saúde na Escola estão mobilizadas para cumprir a meta de vacinar 5.163 mil pré-adolescentes.
6. As vacinas contra o papiloma vírus humano (HPV) começam a ser disponibilizadas para estudantes de 55 unidades escolares do município.
7. De acordo com a coordenadora de Imunização, Gracilene Dias, as estudantes das redes municipal e estadual de ensino e de escolas particulares vão receber a primeira dose da vacina quadrivalente, que protege contra os tipos 6 e 11, que causam verrugas genitais, e 16 e 18, que causam câncer do colo de útero.
8. A vacina pode ser tomada na própria escola ou na Unidade de Saúde mais próxima da escola. A campanha consta de três doses sendo a primeira até 10 de abril, a segunda após seis meses e a terceira dose depois de cinco anos.
9. 9SALVADOR) De acordo com a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), pelo menos três mil pessoas, entre idosos e portadores de algum tipo de deficiência física, passaram pelos camarotes instalados pela Prefeitura no Campo Grande e na Piedade, especialmente preparados para receber esse público.
10. Com capacidade para receber 290 visitantes – 90 no Campo Grande e 200 na Piedade - os camarotes estavam sempre lotados com os convidados e acompanhantes se revezando na ânsia de assistir as atrações que participaram da festa no circuito Centro.
11. Idosos e portadores de deficiência vieram de todas as partes da cidade, com destaque para “ foliões” encaminhados pela Associação Baiana de Deficientes Físicos, pela Associação Obras Sociais Irmão Dulce e pelo Abrigo D. Pedro II.
12. Em todos os dias da festa, equipes da SEMPS circularam pelas avenidas do centro com o objetivo de convidar pessoas portadoras de deficiência especialmente cadeirantes, para que se instalassem nos camarotes.
13. O Secretário Mauricio Trindade, da SEMPS, comemora o sucesso dos camarotes
14. Quem precisou do ferry boat no Carnaval sofreu na ida e na volta. Prestação de serviço de baixissima qualidade.
15. O PROCON-BA, órgão vinculado à Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), realizará, na próxima segunda-feira (10) uma reunião em sua sede, situada à Rua Carlos Gomes, nº 746, Dois de Julho, Salvador-BA, com o objetivo de debater a melhoria da prestação de serviço de táxi na capital e a proteção dos direitos de seus usuários, tendo em vista o aumento das reclamações dos consumidores durante o Carnaval de Salvador.
16. Serão convocados para a mencionada reunião o Sindicato dos taxistas de Salvador, as principais Empresas de táxi da capital, a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), a Gerência de Táxis e Transportes Especiais da Prefeitura (Getaxi), a Bahiatursa e representantes da Secretaria Estadual de Turismo e da Secretaria de Desenvolvimento Turismo e Cultura Municipal.
17. Dentre as queixas mais comuns registradas pelos usuários de táxi, destacam-se as seguintes: a recusa dos taxistas de fazerem corridas para bairros próximos dos circuitos carnavalescos; a realização de viagens sem a utilização do taxímetro; a cobrança de valores abusivos; falta de condições de segurança dos veículos e ausência de informações claras e precisas para os consumidores.
18. Os taxistas de Salvador precisam de uma reciclagem geral.
19. 4.280 testes rápidos realizados, 24 diagnósticos positivos para HIV, 68 reagentes para sífilis, 08 para Hepatite C e 05 para Hepatite B. Esse é o balanço final do Projeto Fique Sabendo realizado pelo 6º ano consecutivo pela Prefeitura de Salvador durante o Carnaval.
20. Os pacientes soropositivos receberam encaminhamento para o Serviço Municipal de Assistência Especializada - SEMAE, na Liberdade, para acompanhamento médico e multiprofissional, enquanto que os que foram reagentes para Sífilis e hepatites devem comparecer ao Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA Marymar Novais, que funciona no Dendezeiros, para realização de exame confirmatório.
21. O Fique Sabendo é um projeto que visa estimular o diagnóstico precoce como forma de quebrar a cadeia de transmissão do HIV e DST’S, além do auxílio ao paciente durante todo o tratamento, que é ofertado gratuitamente pela rede municipal de saúde. Dados do Ministério da Saúde indicam que, cerca de 718 mil pessoas vivam com HIV no país, sendo que 150 mil desconhecem sua situação.
22. Após o período do carnaval, as testagens poderão ser feitas gratuitamente durante todo o ano em 91 postos de saúde do município.
23. E os números da violência no Carnaval de Salvador vão zerar. A cada dia, segundo o governo do Estado, diminuem.
24. Em missão oficial na Espanha, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) articula parcerias para que o Brasil, incluindo o Cimatec da Bahia, possa avançar na aplicação de novas tecnologias, na pesquisa e na formação profissional.
25. Conheceu, essa semana, exemplos exitosos de ações entre universidades, empresas privadas e o Centro Nacional de Energias Renováveis (Cener), durante visita à sede da empresa Acciona Energia.
26. Uma das novas ferramentas que o senador está de olho é a smart grid – que usa tecnologia digital para otimizar a energia elétrica, com medidores informativos e redes de distribuição inteligentes.
27. “É a tecnologia a serviço do cidadão, integra redes de comunicação de dados ao sistema de fornecimento de energia elétrica. Permite economizar na conta de luz ao ter ciência do que gasta mais em residências ou estabelecimentos comerciais”, explica Pinheiro.
28. O senador quer que a proposta envolva governo federal (especificamente os ministérios do Minas e Energia e o da Ciência e Tecnologia), universidades, setores da indústria (a exemplo da Confederação Nacional da Indústria – CNI) e agentes outros, como o BNDES.
29. Segunda feira, 10, começa o ano em Salvador. Feliz Ano Novo.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>