Miudinhas
Tasso Franco
11/02/2014 às  15:15

MORTE NO ASSENTAMENTO: Associação culpa omissão do ministro Cardosoi

Dep Pastor Sargento Isidório (PSC) encaminhou, na tarde de hoje (11.02), ofício e minuta de projeto, ao prefeito de Salvador ACM Neto, para que crie o Conselho Estadual dos Direitos dos Evangélicos


MIUDINHAS GLOBAIS: 

   1. Os conflitos de terras entre os agricultores e os possiveis descentes de tupinambás se acirram nesta terça-feira, 11, com a morte do lider Juraci Santana. Deputados da oposição e da base governista criticaram o ministro da Justiça por retirar os homens da Força Nacional da Base de Operações na região de Buerarema.

   2. A Associação dos Pequenos Agricultores de Ilhéus, Una e Buerarema-Aspaiub, emitiu nota culpando a omissão do Ministério da Justiça pelo assassinato do  presidente do Assentamento Ipiranga,  Juraci Santana. A entidade apontada o suposto cacique Cleildo, comandando pelo cacique Babau, como autor do crime.

   3. A Aspaiub revela que era um assentado do INCRA que se cadastrou como índio e foi promovido a cacique pela FUNAI. “A partir dai, ele passou a aterrorizar, juntamente com pequeno grupo de assentados, os demais companheiros de assentamento”.

   4. A associação vinha alertando as autoridades para as ameaças que Juraci e outros agricultores  recebiam  de supostos Índios Tupinambás. “No, entanto, para nossa surpresa, o que ocorreu, mesmo diante do clima tenso, foi a determinação do Ministro da Justiça de retirar da região a principal base de segurança”, diz a nota.

   5. Juraci, a exemplo de outros pequenos agricultores, já vinha pedindo proteção de vida aos órgãos policiais há muito tempo, diante das reiteradas ameaças que sofria. Um dos seus últimos atos foi participar de comitiva que foi a Brasília pedir providencias ao Ministro da Justiça, que prometeu a todos os presentes que ira defender o Estado de Direito.

   6. Na nota, a Aspajub diz que o Ministro da Justiça, em vez de “proteger dos pequenos agricultores familiares, que há tempos tem sido vitimas das barbáries praticadas pela quadrilha que se instalou na zona rural de Ilhéus, Una, Buerarema e São José, cede às pressões do Conselho Indigenista Missionário e de ONGs internacionais”.
                                                  
   7. O governador Wagner esteve com o ministro pedindo providências (vide em editoria de Politica).
                                              ****
   8. A Prefeitura de Camaçari convoca todos os secretários, subsecretários e servidores dos cargos comissionados para assinar, até o dia 21 deste mês, a Declaração de Cumprimento da Lei da Ficha Limpa. A assinatura do termo está de acordo com o 5º artigo da Lei Municipal nº 1.298/2013.  

   9. “Após o prazo estabelecido, os servidores que não apresentarem o termo serão convocados pela administração para regularizar a situação e caso não cumpram, serão tomadas as medidas cabíveis”, destacou a secretária da Administração, Lezineide Andrade ao informar que as declarações serão colocadas no prontuário de cada um dos servidores.

   10.O deputado federal Nelson Pelegrino (PT) considerou contraditórias e insensatas as criticas à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), feitas nesta segunda-feira (10) pelo deputado federal Jutahy Jr. (PSDB). 

   11. “Esta postura, além de estranha, é infundada. Em São Paulo, o PSDB foi contrário ao aumento de 20% no IPTU com os mesmos argumentos que embasam a ação da OAB aqui em Salvador. Como podem agora ser contra a OAB? Em Salvador, há casos em que o reajuste ultrapassa 1000% e nossa economia é bem mais fraca”.

    12. O Deputado estadual Pastor Sargento Isidório (PSC) encaminhou, na tarde de hoje (11.02), ofício e minuta de projeto, ao prefeito de Salvador ACM Neto, para que crie o Conselho Estadual dos Direitos dos Evangélicos ou da Comunidade Evangélica. 

   13. Em viagem que realizará amanhã à Brasília, ele também entregará projeto à Presidenta Dilma Rousseff, criando o Conselho a nível federal. Isidório defende que todo município brasileiro tenha um órgão que defenda os interesses desse público, que é crescente. 

   14. O senador Walter Pinheiro (PT/BA) participou, na tarde desta terça-feira (11), em Brasília, de reunião com o  governador da Bahia, Jaques Wagner, para tratar de investimentos e ampliações de  empresas em solo baiano. 
 15. No encontro, a JBS, maior empresa em processamento de proteína animal do mundo, apresentou um plano de produção de sua unidade localizada no interior do Estado, para tornar a Bahia auto suficiente na produção e até exportadora de aves.

   16. O deputado Joseildo Ramos (PT), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa da Bahia, criticou nesta terça-feira (11) a forma como a prefeitura de Salvador derrubou construções irregulares na região da Pituba conhecida como “ Favelinha”, em Salvador. 

   17. Segundo o parlamentar, o prefeito ACM Neto (DEM) assume uma política perigosa de “higienização” da cidade, adotando critérios confusos e convenientes.

   18. “Ninguém é contra a organização da cidade, mas o gestor precisa ter sensibilidade para não transformar seus atos em decretos imperiais. Observo que o prefeito age de maneira contraditória e utiliza de dois pesos e duas medidas. Age com truculência com os mais pobres, mas permite o leilão do espaço público para cervejarias e camarotes de sua família”, disparou.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>