Miudinhas
Tasso Franco
09/02/2014 às
11:14
SUCESSÃO 2014: Oposições caminham para dançar lepo-lepo e PT mira 2018
A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia fará dois ajustes no regulamento do processo de credenciamento de atrações artísticas para os projetos Carnaval do Pelourinho e Carnaval Pipoca 2014.
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Esta semana poderá ter uma reunião senão decisiva pelo menos elucidadora no campo das oposições para se saber se os três partidos (PMDB/DEM/PSDB) que a compõem vão mesmo disputar o pleito de 2014, na majoritária a governador, com dois candidatos ou com apenas um deles.
2. A decisão a ser tomada em conjunto pelos partidos sob o comando de ACM Neto só deverá ser anunciada após o Carnaval, mas, o martelo pode ser batido antes. Aliás, já foi batido, porém, trincou com a imposição do DEM nacional.
3. Se as oposições forem para a disputa em dois campos, divididas, é tudo que a base governista deseja uma vez que embora esta já tenha sofrido seu racha com a candidatura de Lidice da Mata (PSB/Rede), aí pelo menos o jogo fica mais equilibrado com 4 candidatos deixando-se para que as alianças aconteçam no segundo turno, se houver.
4. Embora o quadro tenha sido outro, na eleição passada, Jaques Wagner ganhou no primeiro turno e os votos de Geddel e Souto somados foram a metade dos seus.
5. Em política, deslizou, dança. As oposições dão sinais de que vão pro "lepo-lepo", dançar de novo. A diferença é que, desta feita, tem Lidice. Mas, óbvio que a esquerda estatal do PSB, no segundo turno se alinhará com o candidato da base governista.
6. Com essa máquina toda, alianças de não sei quantos partidos, Wagner comandando a campanha de Rui, parece-nos que este está no segundo turno. Salvo se houver uma hecatombe. Mas, em política, Wagner erra pouco. Quase não erra. Nesta segunda, o PR de César Borges diz amém a Rui.
7. Se o DEM for desgarrado do PMDB virará nanico na TV com tempo pequeno na propaganda eleitoral. Isso é um complicador e tanto. Além disso, se ficarem nessa lenga-lenga, ninguém duvide que Lidice vá ao segundo turno e peemedebistas e democratas fiquem chupando dedo.
8. Só lembrando as oposições que Wagner trabalha com olho no futuro, 2018. O ex-presidente Lula já sinalizou que, em política nunca se diz não e ele poderá ser o candidato a presidente. Na Bahia, alguém duvida de que Wagner será o candidato?
9. Uma dobradinha Wagner e Lula, em 2018, em qualquer circunstância é super-forte. Há de se dizer que estamos indo longe demais. Nada. O projeto de poder do PT é de longo prazo. Veja que, agora, o PMDB está se ensaiando romper com o governo federal, não porque deseja mais ministérios. Mas, porque teme ter seu poder de fogo reduzido nas próximas eleições com o avanço do PT nas duas casas do Congresso. O PT tá asfixiando o PMDB. O partido já sentiu esse drama e reage.
10. Portanto, ou as oposições tomam juizo na Bahia, em 2014, ou vão pro "lepo-lepo" e só passam a ter chances ao governo do estado no bicentenário da independência da Bahia, em 2022.
****************
11. (LAURO): Várias ruas são contempladas com obras de pavimentação, sinalização, iluminação, drenagem, além da instalação de redutores de velocidade.
12. Neste domingo (9), a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) realizou a solenidade de entrega oficial das ruas G – Irmã Elisabete, J - Dom João XI e H - Padre João Abel, todas situadas no Parque São Paulo, em Itinga. O evento contou com a presença do prefeito da cidade, Márcio Paiva; o vice-prefeito Bebel Carvalho; secretários municipais e vereadores.
13. A obrigatoriedade de empresas de ônibus que operam no Rio terem 100% da frota com ar-condicionado é até final de 2016. As empresas se movimentam. Hoje, 18.7% dos 8.7000 coletivos têm ar conedicionado. Taí uma boa medida que poderia ser adotada em Salvador, a médio prazo.
14. Na capital baiana, ao contrário, além dos quentões as empresas intermunicipais rodam na cidade do Salvdaor numa boa e ninguém diz nada. Só de Lauro de Freitas são mais de 200 viagens todos os dias atolando as ruas da capital, especialmente a Avenida Paralela. A Estação de Transbordo de Mussurunga é um "elefante branco".
15. A Presidente da Associação de São Jorge Ebé Oxossi e Iyalorixá do Gantois Carmen Oliveira da Silva participa a homenagem que o Instituto ACM fará a Mãe Menininha do Gantois (in memorian) no período de 11 de fevereiro a 22 de março do corrente ano, com a exposição "Mãe Menininha do Gantois - 120 anos de tradição", em virtude da passagem dos 120 anos de nascimento da Iyalorixá.
16. O prefeito ACM Neto lamentou a tentativa de judicialização do IPTU, após anúncio da seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) de ingressar na Justiça contra a cobrança do imposto. Neto afirmou que segue aberto ao diálogo com a Ordem e outras entidades para discutir o assunto, inclusive mantendo firme o compromisso de cuidar criteriosamente e humildemente de cada situação questionada pelo contribuinte no âmbito administrativo.
17. Ainda de acordo com o prefeito, a cidade precisa contar com a sensibilidade do Judiciário baiano para essa questão, tendo em vista a necessidade da manutenção dos serviços básicos, como saúde e educação, que dependem da arrecadação do IPTU.
18. De acordo com o prefeito, qualquer decisão judicial sobre a possibilidade de suspensão da cobrança retiraria R$ 205 milhões da educação e R$ 123 milhões da saúde, recursos que inviabilizariam a continuidade dos serviços. “O Poder Judiciário terá consciência de que não pode determinar a suspensão do IPTU. Primeiro, porque a regra foi feita de maneira correta.
19. Segundo, porque isso significa dizer que a Prefeitura pode parar, e não apenas nas obras e nos projetos que estamos executando na cidade, mas parar seu funcionamento básico, inclusive dos postos de saúde e escolas, e no pagamento do funcionalismo público”, afirmou ACM Neto.
20. O prefeito relatou ainda que a Prefeitura montou estrutura administrativa para discutir todas as impugnações solicitadas pelo contribuinte, de modo a eliminar qualquer erro que eventualmente tenha sido cometida.
21. “Aquele contribuinte que recebeu seu boleto e não concorda com o valor vai discutir com a Prefeitura. Mas uma eventual decisão que coloque em questionamento todo o pagamento do IPTU poderia parar a cidade. Não vou aceitar que haja injustiça e, se a Prefeitura cometeu erro na elaboração do boleto, estamos prontos para corrigir, analisando individualmente os casos”, acrescentou.
22. O vereador Claudio Tinoco, vice-líder do DEM na Câmara Municipal de Salvador, realiza nesta segunda-feira (10), uma sessão especial para comemorar o "Dia Municipal do Taekwondo". O evento acontece às 18 horas, no plenário Cosme de Farias.
24. Sancionado pelo prefeito ACM Neto no último dia 27 de janeiro, a Lei nº 8.547/2014 - de autoria do vereador Claudio Tinoco - institui o dia 16 de janeiro para comemorar a arte milenar de defesa pessoal e os praticantes do esporte profissionalmente ou por lazer no município.
25. "A data foi escolhida em homenagem ao grão-mestre baiano Attilla Torres, que se tornou, no dia 16 de janeiro de 2008, o mais graduado do Estado (Faixa Preta 7º Dan).
26. O Taekwondo passou a ser esporte olímpico desde 2000 e contribui na formação de crianças e jovens", disse o democrata, ressaltando que irá desenvolver em parceria com a Federação Esportiva Baiana de Taekwondo (FEBT) um projeto social para a iniciação ao esporte para crianças e jovens dos bairros de Pernambués e Nordeste de Amaralina.
27. Além do grão-mestre Attilla, foram convidados João Roma, chefe de gabinete do prefeito ACM Neto; os secretários municipais Guilherme Bellintani (Desenvolvimento, Turismo e Cultura) e Jorge Khoury (Educação); Téo Senna, diretor de Esporte da Smed; Raimundo Nonato, diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb); e Nilton Vasconcelos, secretário estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.
28. O secretário estadual da Agricultura da Bahia, Jairo Carneiro deu as boas vindas, ao novo superintendente de Política de Agronegócio, Geraldo Dias Abbehusen, que substitui o engenheiro agrônomo Jairo Vaz, agora chefe de gabinete da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri).
29. Durante sua primeira conversa com o secretário e com a equipe da Superintendência (SPA), Geraldo destacou que a sua vida sempre esteve marcada por desafios e, desta vez, não será diferente.
30. A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia fará dois ajustes no regulamento do processo de credenciamento de atrações artísticas para os projetos Carnaval do Pelourinho e Carnaval Pipoca 2014.
31.As duas retificações referem-se às apresentações nos largos do Pelourinho, no item 6, intitulado Das Remunerações e Condições. Com as mudanças, que serão publicadas no Diário Oficial desta sexta-feira, dia 7, as bandas que se apresentarão nos largos do Pelourinho não terão número mínimo de integrantes definido. Na versão anterior, constava uma quantidade mínima de dez músicos por grupo.
32. A segunda mudança refere-se à inserção do rap, hip hop, ragga e dancehall nos estilos musicais das bandas que podem se inscrever para os shows nos largos do Pelourinho, a saber: Tereza Batista, Pedro Archanjo e Quincas Berro D’Água. Eles serão somados aos estilos já contemplados no credenciamento desses espaços: afro; reggae; arrocha; pop rock; afro pop; axé; antigos carnavais e samba.
33. É importante destacar que essa lista refere-se aos estilos musicais que podem se inscrever no credenciamento. A seleção das bandas que se apresentarão no Carnaval será feita por uma comissão de credenciamento que fará a curadoria de forma autônoma, seguindo os critérios dispostos no regulamento do credenciamento, disponíveis no site www.cultura.ba.gov.br
34. O Carnaval Ouro Negro parece que miou.
35. Torcedores do Bahia estão irados com a nova diretoria do clube chamam Fernando Smited, o presidente de Ximite.
36. Em conversa com o prefeito Ademar Delgado, o vice-reitor da UFBA (Universidade Federal da Bahia), Luiz Rogério Castro, garantiu que os recursos do MEC (Ministério da Educação) estão assegurados para a contratação de pessoal e a reforma do Ceped (Centro de Pesquisas e Desenvolvimento), onde irão acontecer aulas de cinco cursos, a partir de 2015, até a construção do campus.
37. Ainda este ano, acontece a seleção para os cursos de Engenharia Naval, Oceânica, de Materiais e Automotiva, além de Bacharelado Interdisciplinar em Tecnologia e Logística, através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), a partir das notas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>