Miudinhas
Tasso Franco
31/01/2014 às
10:46
OPOSIÇÕES não fecham chapa 2014 e novidades são do PT de Conquista
O serviço de atendimento móvel do SAC irá visitar treze municípios do interior baiano, além de três bairros da capital., em fevereiro
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Por enquanto continua sem novidades a composição da chapa das oposições ao governo da Bahia, eleições 2014, e a escolha dos (das) vices nas chapas já anunciadas de Rui Costa (PT/base governista) e Lídice da Mata (PSB/Rede). Houve uma recente conversa de Geddel Vieira Lima, pré-candidato do PMDB, com ACM Neto, inconclusiva.
2. Não estamos autorizados a comentar o que se passou durante esse encontro, apenas informando aos nossos leitores que houve algum avanço na composição da chapa, mas, sem conclusão definitiva. Na próxima semana, uma nova reunião acontecerá.
3. Na chapa de Rui, o governador Wagner passou uma semana entre Japão-China-África e só tem agenda a partir do dia 3. Não há pressa. Rui sinalizou em Conquista que essa decisão ficará para março, o que está gerando uma ansiedade enorme nos prováveis nomes, especialmente no presidente da Assembleia, Marcelo Nilo.
4. Nas últimas 24/48h houve muita especulação de que este nome poderia ser o da senadora Lidice da Mata, mas, a própria em Juazeiro, disse que sairá candidata a governadora, já deu sua cota de contribuição ao PT sendo vice na chapa de Walter Pinheiro a prefeito de Salvador e não tem dívida alguma a pagar com o PT. Fim de papo.
5. A possibilidade de remanejar Otto Alencar da candidatura ao Senado para vice é outra bobagem que se espalhou. Wagner é profissional da política, trabalha com estudos e análises qualitativas e quantitativas, e o nome deverá sair mesmo das correntes de apoio PP ou PDT, no balanço que se faz sem considerar as amizades e as paixões políticas, está mais para o PP.
6. Essa história de ter uma candidata mulher é completamente irrelevante. Chega-se a falar, nas especulações, no nome da prefeita de Glória que é esposa de Mário Negromonte.
7. De novidade mesmo aconteceu nas proporcionais com a decisão do prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, tradicional força regional do PT, em lançar seu secretário municipal e vereador Coriolano Neto como candidato a deputado estadual, o preferencial dele.
8. Isso não significa alijamento dos deputados por Conquista, Valdenor Pereira (federal, PT) José Raimundo (estadual, PT); e Jean Fabrício (PCdoB), aliados do prefeito, pois esses têm seus espaços já conquistados. Mas, sofrerão um pouco diante da força política de Guilherme. Quem pagará um preço mais alto nessa nova configuração é o deputado Marcelino Galo (PT), votado em Conquista com apoio da EPS e Guilherme.
9. O ex-secretário Jorge Solla, também candidato a deputado federal pelo PT, está em Conquista para conversar com Guilherme e demais. Solla iniciou sua trajetória na Prefeitura, com Guilherme, e fala-se no município numa provável dobradinha Solla (Federal) + Coriolano Neto (estadual). Solla diz no Blog do Anderson que conversa com todos e há espaços para as várias forças políticas de VCA, um colégio eleitoral que é o terceiro maior da Bahia. Tá certo.
10. De toda sorte, se sair uma dobradinha Solla + Coriolano pode se configurar uma mudança na política de VCA, em 2016. Valdenor sonha em ser prefeito, o que é natural e legitimo, mas, vai enfrentar essa parada no caminho, caso feche esse triunviraturo Guilherme/Solla/Coriolano.
11. No PCdoB a direção partidária sacramentou cinco nomes como a turma do primeiro escalão com possibilidades de eleição para a Assembleia. São eles os já deputados Jean Fabrício (Conquista), Kelly Magalhães (Barreiras) e Álvaro Gomes (Salvador) e os novatos Bobô e Olívia Santana. O partido sonha em eleger os 5, mas, será muito difícil. Se fizer 4 será grande avanço.
********
12. O serviço de atendimento móvel do SAC irá visitar treze municípios do interior baiano, além de três bairros da capital. Em todas as localidades serão ofertados a emissão da carteira de identidade, carteira de trabalho, CPF e certidão negativa de antecedentes criminais, além de serem prestados serviços da Previdência Estadual, Sinebahia e Ouvidoria Geral do Estado. O atendimento acontece sempre das 8h às 18h, sem intervalo para o almoço.
13. De hoje (31) até a próxima terça-feira (4), o atendimento da Rota 1 do SAC Móvel estará na cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, distante 48,6 quilômetros da capital. A visitação segue para os municípios de Dias D'Ávila (6 a 10), Madre de Deus (12 a 14), Catu (16 a 18), Mata de São João (20 a 21) e São Sebastião do Passé (23 a 24).
14. A unidade da Rota 2 inicia sua visitação na capital, com atendimento no bairro da Pituba, próximo ao Colégio Estadual Raphael Serravale, também de hoje (31) até segunda-feira (3). Ainda em Salvador, a carreta estará no estacionamento do Hiper Bompreço do Shopping Iguatemi (5 a 8). Em seguida, a unidade segue para as cidades de Brejões (15 e 16), Santa Inês (17 e 18), Ubaíra (20 a 21), Mutuípe (23 e 24) e Nazaré das Farinhas (26 a 28).
15. Por último, o atendimento da Rota 3 prestará atendimento em Vitória da Conquista até o dia 15 de fevereiro, reforçando o atendimento das demandas locais pelo serviço de carteira de identidade, sempre de segunda a sexta-feira. A unidade está instalada na Praça Barão do Rio Branco, Centro. Após esta data, a unidade seguirá para Feira de Santana, com atendimento de 17 a 24 de fevereiro.
16. Para mais informações sobre as rotas do SAC Móvel e horários de atendimento, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o endereço www.sac.ba.gov.br e os números 0800 071 5353 (telefone fixo) e 4020 5353 (telefone móvel).
17. Depois de 11 anos começa a decolar o Memorial da Casa de Jorge Amado. A história é comprida e envolve múltiplos interesses, especialmente da familia do escritor. Diz-se que o governo do estado nunca se interessou tanto pelo assunto porque a familia manifestava sempre o desejo de gerir o Memorial ou Museu, o que não seria de acordo com a Secult.
18. Agora, com a eleição de ACM Neto, o Memorial decola com a família e recursos da Prefeitura (R$32 milhões) e da iniciativa privada (R$3 milhões) via Lei Rouanet.
19. Falta de chuva faz o preço da energia subir. Lá vem pepino por aí.
20. O deputado estadual Joseildo Ramos (PT), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), afirmou, nesta sexta-feira (31), que a ação movida pelo PSDB contra Rui Costa, pré-candidato petista ao governo é infundada. Os tucanos acusam o secretário da Casa Civil de uso da máquina pública em razão da impressão de cartões de fim de ano.
21. " Acusar nosso candidato de uso da máquina por conta de mensagem de natal é sinal de desespero. É instigante porque até pouco tempo eles duvidavam da força de Rui. Não houve nada de ilegal. Isso revela a pequenez de um partido que não tem projetos para a Bahia ", criticou o parlamentar.
22. O deputado condenou a "superficialidade" da pauta política dos tucanos. "Eles precisam entender que a população quer representantes que trabalham. O povo não quer saber de picuinhas. Foi assim com a viagem de Dilma, mas eles não aprendem", disparou.
23. Morais Moreira sobe ao palco do Clube Fantoches da Euterpe na próxima quinta-feira, dia 06 de fevereiro, às 22h, para celebrar quatro décadas de folia. O show 40 Carnavais receberá como convidado o filho e parceiro musical Davi Morais e o cantor e compositor Lucas Santtana. O evento integra a programação de verão da Multi Planejamento Cultural no tradicional clube do Largo Dois de Julho.
24. De acordo com Morais Moreira, "os 40 carnavais, serão celebrados, com a apresentação de um repertório consagrado nas ruas de Salvador. Todos os grandes sucessos, alem de novidades especialmente preparadas para o evento". Além de festejar a trajetória do artista no carnaval da Bahia, o show vai celebrar também os 40 anos do cultuado álbum Acabou Chorare, dos Novos Baianos.
25. O artista acredita que "a musica dos Novos Baianos continua viva no coração e na alma, não só para os que que viram o grupo ao vivo, como também na juventude brasileira, nas novas gerações que em todos os cantos do Brasil cantam apaixonadamente todas as canções".
26. Os registros da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) indicam que as equipes de abordagem da própria Secretaria realizaram 2.086 ações de abordagem aos moradores em situação de rua em 2013.
27. As ações, realizadas em 12 áreas da cidade em situação critica, resultaram no abrigamento, reintegração familiar e reenvio para as cidades de origem de 850 pessoas, de um total estimado de 3.600 moradores de rua de Salvador.
28. “ Centralizamos nossa atuação nas áreas da Barra, Rio Vermelho, Campo Grande, Dique do Tororó, Centro Histórico e Cidade Baixa. As ações foram realizadas em as praças, espaços públicos, terminais de ônibus, locais de intensa circulação de pessoas e existência de comércio, com o objetivo de sensibilizar a população em situação de rua a deixar a aproveitar as oportunidades que oferecemos de viver com dignidade, seja retornando para casa de familiares, seja aproveitando as opções de abrigamento oferecidas pelo município’, destaca o Secretário Mauricio Trindade, gestor da SEMPS.
29. (CAMAÇARI): A melhoria da qualidade de vida, a partir do restabelecimento da visão é um dos objetivos do mutirão de cirurgias de catarata. A iniciativa, realizada pela Sesab (Secretaria Estadual da Saúde), em parceria com a Prefeitura, beneficiou 142 idosos de Camaçari.
30. Iniciado em dezembro do ano passado, o mutirão promoveu 248 cirurgias, realizadas no Hospital da Polícia Militar, em Salvador. Entre 24 e 27 de janeiro, os idosos passaram pelo pós-operatório. No início de maio, 36 pacientes realizam o procedimento cirúrgico no segundo olho.
31. O deputado estadual João Carlos Bacelar (PTN), denunciou o desvio de atividade da Escola Estadual Luciano Santos, enquanto a comunidade escolar sofre com a ausência de vagas no ensino médio regular.
32. De acordo com o parlamentar, que recebeu a denúncia da comunidade e de entidades ligadas a Educação e ao Direitos da Criança e Adolescente de Ipirá, a escola está com 90% das salas ociosas, enquanto o restante da área funciona como anexo do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Jacuípe (Cetep).
33. “Nesta unidade, funcionava o antigo Colégio Polivalente de Ipirá, com boa infraestrutura e que atualmente atende apenas 665 alunos do curso técnico. Porém, a maior demanda é de vagas do curso médio regular. A situação em Ipirá é delicada. A cidade possui outros quatro colégios estaduais de ensino médio, que não atendem a demanda por vagas”, disse Bacelar.
34. Outdoors e busdoors espalhados pela cidade já estampam a campanha do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia) em homenagem ao Dia do Publicitário (1º/02).
35. As peças foram produzidas por estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade IBES, que participarem do Virote 2013, que aconteceu no mês de outubro. O evento propôs como desafio elaborar uma campanha para o Sinapro-Bahia como cliente e a valorização da profissão de publicitário como tema central.
35. “Essa ação é importante, pois os estudantes puderam experimentar a rotina de uma agência ao realizarem a produção real da campanha, que agora esta sendo veiculada pelo Sindicato”, ressalta Luiz Eduardo Lima, diretor de Relações Governamentais do Sinapro-Bahia.
36. (Ex-Blog de Cesar Maia) A bobagem: (Lauro Jardim - Radar Online, 30) João Santana avisou a Lindbergh Farias que as alianças para a campanha no Rio de Janeiro têm que alcançar, pelo menos, cinco minutos para os programas de TV. Hoje, o PT tem pouco mais de três minutos de espaço na propaganda partidária. Menos que isso, fica difícil competir com Luiz Fernando Pezão, que já possui o tempo do PSD e do Solidariedade.
37. (Ex-Blog) Isso depende da dispersão dos candidatos e do quadro eleitoral. Em 2000, Cesar Maia, no Rio, com menos de 2 minutos foi para o segundo turno. Aí os tempos igualam. Essa eleição de 2014 no Rio tem a maior dispersão de todas para governador. Tempo de TV não fará diferença: se passar dos 15% se vai para o segundo turno. Cabral, para prefeito, em 1996, tinha um latifúndio de tempo de TV. Abriu disparado e por um mínimo passou para o segundo turno. Etc.
38. Folha de SP, 31) 1. Diante de um cenário de volatilidade entre os mercados emergentes, o FMI prevê um período de "turbulência" para a América Latina nos próximos meses. O FMI afirma que os investidores podem começar a abandonar os mercados mais vulneráveis se eles não se protegerem a tempo. Segundo o diretor do FMI para a América Latina, Alejandro Werner, é melhor os governos da América Latina e do Caribe "não relaxarem por enquanto".
39. O primeiro risco para a região é a decisão do Fed (banco central americano), anunciada anteontem, de seguir cortando seu programa de estímulos em razão de um avanço da economia americana. Outro risco seria a queda na demanda por matéria-prima desses países, considerando, especialmente, a suave desaceleração da China, seu grande importador.
40. Para Werner, o Brasil não está imune à volatilidade dos demais emergentes, mas suas perspectivas dependerão mais das "condições internas", como a recuperação do crescimento a médio prazo. Segundo o FMI, o país, que tem um crescimento de 2,3% previsto para este ano, precisa melhorar sua política fiscal para crescer e combater gargalos na infraestrutura.
41. "Na Argentina e na Venezuela, começaram a surgir, em 2013, pressões sobre inflação, balanço de pagamentos e câmbio. As pressões estão afetando negativamente a confiança e a oferta agregada."
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>