Miudinhas
Tasso Franco
20/01/2014 às
11:39
DEM DÁ 1X0 no PMDB na lavagem do Bonfim e causa ciúme com Souto ao gov
Prefeito ACM Neto lança nesta terça-feira (21), às 15h, em coletiva no Palácio Thomé de Souza, o programa "Eu curto meu passeio - Salvador acessível a todos", que visa recuperar as calçadas
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Causou certo constrangimento no PMDB uma ação que teria sido "orquestrada" por parlamentares do DEM visando alçar o nome de Paulo Souto como candidato a governador da Bahia, em 2014, durante os festejos do Bonfim. Ninguém quer comentar o assunto abertamente, mas, circula nos bastidores da Assembleia.
2. Deputados ouvidos pelo BJÁ só aceitaram falar em off. Admitem, os peemedebistas, que foram pegos de surpresa com o noticiário divulgado pela imprensa na sexta-feira última, dando conta de que a chapa seria fechada no próximo dia 31 de janeiro sendo constituida por Souto (Governo), Gualberto (vice) e Geddel (Senado).
3. O próprio Geddel esclareceu ao BJÁ, na última sexta, que seu nome continua mantido como candidato a governador e ainda não houve conversas com as lideranças maiores dos três partidos para bater o martelo das candidaturas, qual lugar cada qual vai ocupar. Diz que não vê motivos para mudar o rumo de sua proposição desde a inicial, ser candidato a governador, mas, não comenta ou adianta nada sobre os demais.
4. Já deputados, na AL, vão além e arguem que, se o nome não for o de Geddel, é preciso dizer "porque não Geddel". Ou seja, exige-se explicações. Ou melhor: exigir-se-á o por que.
5. No entendimento de um dos parlamentares, Geddel desde o inicio se posicinou como candidato a governador, já deixou o cargo na Caixa Econômica Federal, vem trabalhando seu nome nessa direção, tem andado muito pelo interior do estado, e está com o nome pré-consolidado.
6. Prefere não comentar nada sobre Souto, embora diga que, até agora, este não disse o que deseja e já chegou janeiro. "Não podemos é ficar nessa indefinição até outubro", confessou.
7. Comentário nosso: de fato, o ex-governador Paulo Souto ainda não se posicionou de forma clara sobre o que pretende. O tempo, agora, vai ficando a cada dia mais apertado. Já estamos nos aproximando de fevereiro e as decisões, independente do apoio de ACM Neto, o líder mais importante deste grupo, dependerão de cada um dos personagens.
8. Nosso sentimento é de que, essa questão só será resolvida após o verão/Carrnaval. A população está de "veraneio", pouco ligada na política, e se o anúncio não foi feito antes dos festejos do final de ano, vale esperar passar esse entrudo verão/carnaval.
9. Uma coisa, no entanto, desde já se afigura como certa: parlamentares do DEM gostariam de ter Souto na cabeça da chapa, até para conseguirem uma melhor performance nas urnas e prováveis eleições; e peemedebistas querem ter Geddel, pelo mesmo motivo. Na política, natural que assim seja. Mas, preocupante.
10. O 1x0 do DEM no Bonfim ainda não foi digerido.
**********
11. A vice-presidente da Comissão dos Direitos da Mulher, Luiza Maia, PT, rebateu nesta segunda-feira (20) a declaração que considerou machista do deputado Sandro Régis, DEM.
12. O parlamentar defendeu como natural os conteúdos exibidos nos programas da Rede Globo que rebaixam às mulheres como mera mercadoria. “Sandro Régis precisa refletir sobre o papel e o avanço da mulher na sociedade. Não é razoável, uma autoridade como ele ter essa posição. Ele precisa defender o direito de todos e não somente dos homens”, diz a parlamentar.
13. Maia aproveitou para criticar programas como Big Brother Brasil, telenovelas e humorísticos. “O que a Globo faz é uma campanha contra a dignidade das mulheres. Esse BBB é a prova da pornografia explícita em rede nacional. Nas telenovelas a imagem da mulher, por exemplo, está sempre associada à superexposição do seu corpo, à erotização ou, à burrice extrema. Isso só reforça ainda mais a violência. É impressionante como isso ocorre de forma descabida e mesmo assim situações do tipo são encaradas como normal. Precisamos ter coragem para fazer o enfrentamento”.
14. “Uma universidade para os tempos de hoje: desafios”. Essa foi a reflexão que marcou o início do semestre letivo 2014.1 da Universidade Católica do Salvador (Ucsal), nesta segunda-feira (20), com palestra do Reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Naomar de Almeida Filho, convidado para aula inaugural.
15. Antes, às 9h, as atividades do dia foram abertas com uma celebração eucarística realizada pelo Reitor da UCSal, Prof. Pe. Mauricio Ferreira, na quadra de esportes do Campus Federação. As ações estão na pauta da Semana de Acolhimento da UCSal, que, até o dia 30 de janeiro, vai integrar atividades artísticas, culturais, esportivas e de cidadania em todos os campi da universidade (Federação, Lapa, Garibaldi e Pituaçu).
16. O Grupo Guga Kuerten, em parceria com a Winner Tennis Academia e a Associação Cultural e Esportiva Braskem (ACEB), trazem à Bahia com exclusividade a décima unidade e primeira franquia nacional da Escolinha Guga.
17. O projeto do catarinense e tricampeão de Roland Garros, Gustavo Kuerten, visa incentivar a prática do Tênis de forma lúdica, através de brincadeiras e atividades que estimulem o aprimoramento técnico de crianças entre cinco e dez anos.
18. O educador físico, membro do Departamento de Capacitação da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e um dos sócios do projeto, Ary Godoy, explica que, “A modalidade oferece diversos benefícios físicos e psíquicos, além de propiciar o desenvolvimento motor, aumentar a concentração, favorecer o convívio social e contribuir para a disciplina dos atletas mirins.”
19. O PROCON-BA, órgão vinculado à Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), promoveu nesta segunda-feira (20), no auditório do órgão, mais uma reunião entre os médicos radiologistas e a SulAmérica Saúde. O objetivo do encontro é mediar uma solução para a greve deflagrada desde a última segunda-feira (13).
20. A reunião teve a presença do Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (SINDIMED) e da Associação Baiana de Medicina (ABM), representando os médicos; gestores da seguradora SulAmérica Saúde, além de representantes da Agência Nacional de Saúde (ANS), Ministério Público Estadual (MPE), Defensoria Pública, Associação dos Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (AHSEB), e dirigentes de clínicas e hospitais da cidade.
21. Dando continuidade às ações focadas na melhoria da conservação dos logradouros da cidade, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), promoveu, na manhã desta segunda-feira (20), a terraplenagem na Avenida Contorno e mais 12 ruas situadas na região do Jambeiro.
22. Os jornalistas que atuam na Assembleia Legislativa agora são obrigados a se cadastrarem na portaria toda vez que forem ao trabalho usando um crachá de visitante. O Comitê de Imprensa precisa tomar uma providência em relação a esse absurdo.
23. O deputado Paulo Câmera já retornou a Assembleia e o deputado Carlos Brasileiro (PT) retorna à suplência.
24. O Clube de Desconto do Servidor acaba de fechar duas novas parcerias com instituições de ensino de Salvador: o Colégio Anchieta e o Colégio São Paulo. Nos dois casos, é ofertado o abatimento de 10% sobre o valor da mensalidade de filhos ou dependentes legais dos servidores estaduais.
25. O desconto é válido já para o ano letivo de 2014, entretanto, o benefício só entra em vigor a partir do mês em que ocorrer a solicitação pelo servidor.
26. No Colégio Anchieta, o desconto é válido de março a novembro em todas as séries, da Educação Infantil aos ensinos Fundamental e Médio, apenas no turno vespertino, em ambas as sedes Pituba e Itaigara.
27. Vale lembrar que o benefício do Clube não é cumulativo com qualquer outro que venha a ser oferecido pela instituição de ensino. Dúvidas poderão ser esclarecidas através do (71) 2107-9000/9500. Mais informações sobre a instituição no site www.colegioanchieta-ba.com.br.
28. O prefeito ACM Neto lança nesta terça-feira (21), às 15h, em coletiva no Palácio Thomé de Souza, o programa "Eu curto meu passeio - Salvador acessível a todos", que visa recuperar as calçadas do município, com foco na mobilidade e na acessibilidade. A meta é atingir 120 quilômetros de passeios até 2016.
29. Na ocasião, o prefeito vai detalhar o investimento que será feito através do programa, no caso dos passeios públicos, e como a Prefeitura irá atuar para cobrar do cidadão a recuperação das calçadas privadas.
30. Nome horroroso: curtir passeio é dose pra leão.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>