Miudinhas
Tasso Franco
04/01/2014 às  19:44

VETOS de Marina são a novidade na politica e podem prejudicar Lidice

Inscrições para Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), São Francisco do Conde, através da Seleção Unificada (SISU), começam segunda (06) e se encerram na sexta (10).


 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Há algo de novo na política brasileira. Pela primeira vez vê-se alguém de uma chapa majoritária, a qual sequer é a dona da cabeça e sim a vice, vetar uma candidatura do porte de Geraldo Alckmin, governador de São Paulo. Marina Silva teve essa ousadia e, de fato, isso representa uma novidade na política brasileira, pois, desde Tancredo Neve, só para lembrar da redemocratização pra cá (1984), a proposta de qualquer político é agregar, juntar, e não disserpar.

   2. Tancredo fez isso com ACM e João Durval na época em que Waldir Pires já se ensaiava ser candidato a governador da Bahia (1986), atormentou o PMDB, mas, nem por isso, Waldir deixou de ganhar a eleição. Ao contrário, foi eleito com a maior vitória proporcional que a Bahia já experimentou com mais de 1.5 milhão de votos à frente de Josaphat Marinho, o qual era o candidato de ACM/Durval.

   3. Marina, no entanto, ousa e veta Alckmin na tampa. Como toda ação dessa natureza, surpreendente que possa parecer uma vez que Eduardo Campos, governador do PSB nomeou para seu governo representantes do PSDB, este deu-lhe o devido troco político na hora, intimando-a para que seja anunciado, de imediato ou até fevereiro, que ela (Marina) aceitou ser sua candidata a vice presidente.

   4. Isso não significa dizer que Alckmin possa vir a ser derrotado em SP por uma candidato (a) do PSB, o nome preferencial do partido é a deputada Luiza Erundina, a qual está mordendo a corda, temendo perder a cuia (deputada federal) e a cabeça (o governo de SP). 

   5. No plano da chapa majoritária à presidência, admite-se em pesquisa o poder de transferência dos votos de Marina (20% do eleitorado) para Campos, o que fortaleceria a chapa PSB/Rede em SP, colegiado chave do eleitorado brasileiro.

   6. Vê-se, ademais, quanto é complicado para a senadora Lídice da Mata (PSB) conseguir alianças à sua chapa na Bahia. Diz-se que, embora o PPS, tenha comparecido à solenidade de filiação da candidata ao Senado, Eliana Calmon, este partido, na Bahia, estaria mais propenso a alinhar-se com a chapa do candidato das oposições. 

   7. Seria o caso, ainda, do PV, partido que integra o governo de ACM Neto, um político que embora jovem trabalha à moda (ou modelo) Tancredo Neves, no sentido de agregar. Duvida-se que Neto deixe escapar o PV de sua órbita para apoiar Lidice.

   8. O governador Wagner é mestre em agregar. Ele sempre fala nesse aforisma e Rui Costa segue na mesma linha, admitindo conversar (agregar) até mesmo com Lidice. 

   9. A politica de veto nunca foi boa para ninguém e, da forma como está sendo feita por Marina Silva, representa uma novidade na medida em que está sendo feito na tampa, sem meias palavras, o que é raro na política brasileira.
                                       ****************
   10. Seguem abertas as inscrições para as oficinas ministradas pel’A Outra Companhia de Teatro no verão. O grupo, que em 2014 completa 10 anos de atividades, oferece uma grade com sete oficinas voltadas para todos os públicos.

   11. Conduzida pelo ator Luiz Buranga, a oficina “Sem Vergonha” é voltada para as pessoas que desejam perder a timidez e que não tem perspectiva de seguir carreira artística. 

   12. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, a partir das 14 horas na Casa da Outra – sede d’A Outra Companhia de Teatro, localizada no bairro do Politeama, no Centro Comercial Politeama, nº 114, salas 11/12, defronte ao Instituto Feminino. Informações através doaoutra@gmail.com ou do telefone 71 3565-4623.

   13. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, oficializou há dois anos a recriação da Bahiafarma, fechada em 1996 e extinta em 1999, passando a funcionar como fundação estatal por iniciativa do governo da Bahia, com o nome: Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos. 

   14. Em Vitória da Conquista as estruturas estão prontas há cerca de uma década, mas não há previsão para inauguração. Neste domingo (5) a reportagem do Blog do Anderson retornou ao prédio, localizado às margens da BR-116, ao lado do Distrito Industrial dos Imborés, e pode observar que obras estão sendo executadas. Um trator realiza a limpeza de toda área externa, conforme a imagem em destaque.

   15. Em outubro do ano passado, foi divulgado edital para contratação de profissional farmacêutico com o objetivo de cumprir as ações do Programa Farmácia Popular do Brasil, mas a unidade da Capital do Sudoeste Baiano não foi citada.

   16. Em ano eleitoral, Jorge Solla candidato a deputado federal, é provável que seja inaugurada.

   17. As inscrições para a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), de São Francisco do Conde, através da Seleção Unificada (SISU), começam nessa segunda-feira (06) e se encerram na sexta-feira (10). No total, são oferecidas 100 vagas, sendo 80 para Bacharelado em Humanidades e 20 para Licenciatura em Língua Portuguesa, em curso Noturno. 

   18. A partir do Sisu, estudantes podem utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem),  de 2013, para conseguir uma vaga em instituição pública de ensino superior.  O cadastro é feito no site do Sisu (www.sisu.mec.gov.br) com o número de inscrição e senha usados para o Enem em 2012. Números de outras edições da prova não são aceitos.

    19. A Unilab é a instituição de ensino superior brasileira destacada pelo MEC para atuar, prioritariamente, na cooperação entre o Brasil e os países lusófonos, em especial os da África. 

    20. Pela própria vocação, a universidade promove o intercâmbio regular de estudantes estrangeiros de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, através da seleção de calouros nos próprios países de origem para os cursos de Graduação da Universidade.

    21. (Ilhéus) Foi iniciada nesta última quinta-feira, dia 2 de janeiro, a reposição das aulas nas escolas da rede municipal de ensino que começaram o ano letivo no último mês de outubro. 

    22. Abrangendo 17 unidades e cerca de 2.400 alunos, o calendário letivo nessas escolas se estenderá até 5 de abril e será cumprido nos dois turnos do dia. Já a reposição nas unidades que foram prejudicadas pela greve do funcionalismo público municipal, deflagrada em julho passado, acontece desde 9 de novembro, com aulas em um único período do dia, devendo se prolongar até 7 de março.

   23. Em entrevista recente, o prefeito Jabes Ribeiro explicou que o contrato de dezenas de professores expirou no dia 31 de dezembro de 2012. Segundo ele, por conta de inúmeras dificuldades estruturais e econômicas, a contratação de novos docentes só foi possível a partir de abril passado, atrasando, por via de consequência, o calendário letivo.
25. Oportunidade que gera interesse em milhares de pessoas em todo o Estado, o processo seletivo dos Colégios Polícia Militar – CPMs, já está pronto. O edital para o CPM e para a Creche da PM, Nossa Senhora das graças, foi publicado no último sábado (28), no Diário Oficial do Estado da Bahia.
 
   26. O documento trás informações sobre vagas e regras para participar do processo: documentos necessários à inscrição, que devem ser feitas através do site PMBA, exigências quanto à participação, datas, contatos, local virtual de inscrições, entre outras.
 
   27. As Inscrições serão realizadas pela Internet, no site institucional da PMBA, www.pm.ba.gov.br/cpm2014 e no da Secretaria da Educação www.educacao.ba.gov.br, que estarão ativos a partir das 07 horas do dia 06/01/2014 até às 18 horas do dia 12/01/2014.
 

   24. A coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Ana Angélica, lembra que a maior parte das escolas que tiveram seus anos letivos iniciados em outubro fica localizada em locais de difícil acesso. “Com isso, ainda tivemos que lidar com a dificuldade adicional de professores que se recusaram a trabalhar nessas localidades”, diz.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>