Miudinhas
Tasso Franco
18/12/2013 às
18:38
SENADORA LÍDICE põe seu bloco na rua e filia Eliana Calmon com pompa
Muita gente ainda se esquece de uma providência simples mas fundamental nas compras de presentes natalinos: solicitar a nota ou o cupom fiscal. Não esqueça é obrigação dar a nota.
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A política baiana entra em estado de ebulição neste final de ano com as definições dos nomes de Rui Costa e Otto Alencar, candidatos da base governista a governador e a senador, em 2014, dando sequência nesta quinta-feira, 19, com a filiação de Eliana Calmon ao PSB, neófita em política, mas, apontada como candidata ao Senado na chapa da senadora Lídice da Mata (PSB/Rede).
2. Anuncia-se, no ato que acontece no Espaço Unique, as presenças do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e da ex-senadora Marina Silva.
3. A expectativa em torno do nome de Eliana Calmon é grande no meio político, os mais experientes na Assembleia afirmando que ela não tem empatia com o eleitorado, trata-se de uma desconhecida no interior da Bahia, estado do tamanho da França com 417 municípios e mais de 2.000 distritos e povoados.
4. No entanto, reconhece-se que, na classe média e nas grandes cidade, representa um bom nome para se juntar a Lídice, de resto também uma senadora que tem boa penetração no eleitorado urbano dos grandes centros.
5. O que poderá acontecer ainda é uma incógnita dado que Eliana nunca disputou uma eleição. Argui-se, por outro lado, que Otto Alencar, embora seja um excelente articulador político, especialmente no interior, tem 20 anos que não concorre a uma eleição direta e seu nome quando testado em pesquisas preliminares, no caso para governador, tem uma pontuação muito baixa.
6. Hoje, no mundo político, quem melhor pontua para o Senado é Paulo Souto, mas, há dúvidas se Souto será candidato a governador, ao Senado ou a Câmara Federal. E ainda tem João Durval, já testado, o qual diz ser candidato à reeleição.
7. Também é histórico, há muitos anos, que quem ajuda ou define a eleição dos nomes ao Senado é a candidatura do governador. Quando o governador cresce, caso de Wagner nas duas últimas eleições, elege-se os senadores como aconteceram com João Durval, em 2006, e Lídice da Mata e Walter Pinheiro, em 2010.
8. É raro se ter um candidato ao Senado que puxe votos para o governador. Este caso só teria acontecido com eleição de ACM ao Senado, ele que era a liderança maior do ciclo ACM/Paulo Souto/César Borges/Paulo Souto. Caso Wagner, agora, fosse candidato ao Senado, aí sim, ajudaria o candidato a governador (Rui), mas, como são ambos de um mesmo partido isso não é aconselhável.
9. Daí que Wagner já disse que fica até o fim do governo (isso ajuda muito Rui) e Otto vai à disputa no Senado.
10. Nesse compasso, ainda faltam compor a chapa das oposições, Geddel/Gualberto/Souto; e/ou Souto/Gualberto/Geddel e o preenchimento do (a) vice de Lídice, que poderá ser da Rede; e o (a) vice de Rui, disputa que se dá entre o PP (Mário Negromonte) e Marcelo Nilo (PDT).
11. Hoje, em almoço com os jornalistas, Marcelo Nilo, o qual antes só admitia ser candidato a governador, agora aceita ser o candidato a vice na chapa de Rui, desde que (óbvio) convidado por Wagner. Na hipótese de não sê-lo, manterá a candidatura a governador desde que o PDT aceite, mas, rejeita a possibilidade de ser vice na chapa de Lídice.
12. Estamos, portanto, chegando ao final do ano com avanços nas duas composições politicas: a base governista (PT/PCdoB/PP/PDT/PSL/PR/PRB e outros) e a aliança PSB/Rede.
************
13. Muita gente ainda se esquece de uma providência simples mas fundamental nas compras de presentes natalinos: solicitar a nota ou o cupom fiscal. Independentemente do valor da compra, e qualquer que seja o presente - brinquedo, roupa, sapato ou eletrônico, só para citar os itens mais comuns - o consumidor deve sempre pedir ao vendedor o documento fiscal.
14. Ele permite a troca do produto, é condição para a validade da garantia e constitui também um exercício de cidadania, alerta a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba). O documento fiscal também pode ajudar as instituições participantes da campanha Sua Nota é um Show de Solidariedade.
15. Hotéis, casas de show, bares e restaurantes podem ter as festas de Réveillon interditadas, caso não possuam alvará de autorização da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom).
16. A autarquia realizará uma operação fiscalizadora em toda a cidade no dia 31 de dezembro, para garantir que as comemorações de Ano Novo sejam realizadas em condições de segurança e de acordo com a legislação vigente.
17. Para legalizar a festa, é necessário dar entrada no processo de obtenção de licença para atividade, alvará sonoro e liberação para shows pirotécnicos, no mínimo, dez dias antes do evento. Até o momento, apenas dois espaços iniciaram o processo.
18. “A análise da prefeitura checa a capacidade do local, estabelece limites sonoros e condições de segurança. Seremos rigorosos no cumprimento da lei. Por isso é tão importante licenciar o evento e denunciar no caso de suspeita de irregularidade ilegal”, frisa o superintendente da Sucom, Silvio Pinheiro.
19. "A intenção da Prefeitura não é impedir as festas, mas exigir que a legislação de segurança seja atendida, de forma a minimizar riscos a quem participa dos eventos".
20. O corpo do Soldado Manoel dos Reis Freiras Júnior, 34, que faleceu na noite de ontem (17), após participar de uma prova do Teste de Habilidade Específica (THE), será velado com honras militares na cidade de Valença/BA, onde o sepultamento ocorrerá no cemitério da cidade, às 10h, dessa quinta-feira (19).
21. A segunda etapa da Iluminação Cênica de Monumentos do Centro Histórico de Salvador, que realça a beleza de três igrejas - do Carmo, de Nossa Senhora do Boqueirão e de Santo Antônio Além do Carmo -, será entregue nesta quinta-feira (19), às 18h30, pelo governador Jaques Wagner.
22. O Arcebispo Primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, estará presente na cerimônia que acontecerá na Igreja do Carmo, localizada no Largo do Carmo, s/n.
23. O investimento é de R$ 1,13 milhão com recursos exclusivos do Tesouro Estadual. Com duração de quatro meses, os serviços foram executados pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), também responsáveis pela primeira etapa do projeto.
24. O planejamento da ação coube à Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas) da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).
25. O Comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Alfredo Castro, acompanhado de dez oficiais do Comando da PM, vai visitar, na próxima segunda-feira (23/12), a Fundação Doutor Jesus, liderada espiritualmente pelo Deputado Estadual Pastor Sargento Isidório.
26. A Diretoria da Fundação, por unanimidade, aprovou a outorga de título de Amigo da Fundação Doutor Jesus ao Coronel Castro, em reconhecimento à sua dedicação no tratamento de dependentes químicos.
27. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) inaugurou nesta quarta-feira (18) as sedes definitivas das bases comunitárias de segurança do Bairro da Paz, situada na rua Valdemar Oliveira, s/n, e do Rio Sena, localizada na rua Maria Cecília, 4768, as duas em Salvador.
28. As unidades contam com um Centro Digital de Cidadania, espaço que oferece à comunidade acesso à internet, além de cursos de capacitação e uma sala de videomonitoramento, com três câmeras de alta definição.
29. A Prefeitura de Salvador, em compasso com a expansão da rede municipal de saúde, convoca mais 565 profissionais da área no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira (18).
30. Em 15 especialidades foram chamados fonoaudiólogos, educadores físicos, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, sanitaristas, nutricionistas, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e em laboratório, auxiliares em saúde bucal, odontólogos clínicos e periodontistas, além de médicos veterinários, pediatras, ginecologistas.
31. O secretário de Gestão, Alexandre Pauperio, destaca a meta da administração na prestação de serviços de saúde com excelência. “Com as convocações e nomeações estamos garantindo que a população seja atendida por profissionais qualificados. Os avanços com a ampliação e requalificação da rede física estão acontecendo em conjunto com a contratação de profissionais concursados para atender às demandas dos serviços no âmbito da saúde na capital”, afirmou.
32. A convocação faz parte de compromisso firmado com o Ministério Público do Estado visando à substituição definitiva de vínculos TAC e Reda.
33. O primeiro Fórum de Turismo Sustentável e Acessível da Bahia será realizado no dia 19 de dezembro de 2013, no Business Center do Mundo Plaza, em Salvador.
34. O fórum é uma iniciativa da ABAV Bahia, ABIH Bahia e ABRASEL Bahia com apoio da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, da Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia e SEBRAE.
35. Em pleno mês de dezembro, todo o trade de turismo baiano estará reunido para debater em conjunto iniciativas que promovam a sustentabilidade e acessibilidade no setor. Os dois temas são de alta relevância na agenda da Organização Mundial do Turismo (OMT), dos gestores de destinos e dos empresários de todo o mundo.
36. A Prefeitura de Salvador quitou na tarde de ontem (17) 60% do total da dívida com as filantrópicas referente ao ano de 2012, e 100% da dívida de algumas entidades sem fins lucrativos como o Instituto dos Cegos, Núcleo de Apoio a Criança com Paralisia Cerebral (NACPC), Instituto de Organização Neurológica (ION) e Associação Baiana de Reabilitação Excepcional (ABRE), todas prestadoras de serviço e atendimento pelo SUS.
37. Os recursos - cerca de R$ 35 milhões - são próprios da administração municipal, complementados pelo governo federal, após rodadas de negociação entre o Ministério da Saúde, o prefeito ACM Neto e o secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves. O restante do débito será liquidado em 2014.
38. O semáforo em frente ao Shopping Iguatemi está 99 segundos para a travessia de pedestres e 40 para os veiculos. Resultado: o engarrafamento fica próximo ao Tereza de Lisieux.
39. O presidente da Assembleia, Marcelo Nilo, em almoço com os jornalistas confidenciou que não quer ir para o TCE de jeito algum. Ainda é muito novo (em idade). Depois, disse à boca pequena: pode ser que depois de velho me arrependa porque o capilé lá é bom.
40. Disse, ainda, que a eleição de Gildásio Penedo para o TCE nada teve do dedo de Otto Alencar e sim do próprio Gildásio, o qual soube cativar os deputados da Assembleia. Revelou que estava apoiando o deputado João Bonfim e Gildásio então o procorou e disse: - Marcelo, se você me apoiar eu ganho a eleição e a indicação. Resposta de Marcelo: - Mas eu estou apoiando João Bonfim. A tréplica de Gildásio: - A maioria dos deputados está comigo.
41. Marcelo então foi instado por Gildásio a ficar neutro no proceso. - Aí eu fiquei neutro, avisei a João Bonfim que Penedo tinha a maioria a seu favor e ele venceu.
42. Aí um jornalista perguntou: -E se o governador Wagner tivesse indicado um nome?
43. - Bem, respondeu Nilo, seria outra história.
44. Outro jornalista arguiu: - Então se Wagner não indicou outro nome houve o dedo de Otto.
45. Em resumo: Gildásio Penedo só chegou ao TCE porque fez bem sua parte na ALBA, teve o dedo de Otto, um empurrão de Marcelo e a neutralidade de Wagner.
46. Pra fechar: Gildásio foi o mais duro critico do primeiro governo Wagner na ALBA.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>