Miudinhas
Tasso Franco
17/02/2009 às  20:07

PENEDO ADVERTE DEM SOBRE SEU PAPEL DE OPOSIÇÃO E NÃO REFÉM DO PMDB

TCM preserva sua imagem e elege Francisco Neto como seu presidente



Foto: Foto: Div
DEM acendendo uma vela a Deus; outra ao diabo. Esqueceu o recado das urnas de 2006
   Miudinhas globais:

   1. O deputado Gildásio Penedo Filho (DEM) fez nesta tarde de terça-feira, 17, um discurso de despedida da liderança da Oposição advertindo que o Democratas, seu partido, deve assumir uma postura de protagonista na política baiana, sob pena de pagar um preço, lá adiante, diante de alguns equívocos que já cometeu e poderá cometer outros tantos.

   2. A tese defendida por Penedo, não necessariamente um carlista, é de que o partido não pode ficar a reboque do PMDB, ou a partir de alianças com o PMDB, deixando escapar de suas mãos (e do discurso) a liderança do processo político na Bahia. É só lembrar, e a tese de Penedo está correta, que o PFL (hoje DEM), foi colocado no papel de oposição, em 2006.

   3. Refém do PMDB, como acontece agora na Prefeitura de Salvador, onde aceitou dois cargos de segunda categoria (a superintendência da Saltur e um assessor especial de gabinete), o DEM corre o risco de não ser oposição, papel que às urnas lhes reservou; nem ser governo. E, o que seria ainda pior: caso o PMDB se realinhe com o PT, no governo do Estado, aí é que o DEM ficará com a broxa na mão.

   4. É claro que Penedo não falou essas coisas como postas aqui no BJá porque a linguagem política é mais conceitual. Porém, deu o recado para o bom entendedor da Política, na medida em que apontou a necessidade do seu partido revisar procedimentos e assumir o papel que é seu, de Oposição plena. Até que haja mudanças no processo, PT e PMDB continuam institucionalmente unidos.

   5. Não daria, portanto, para acender uma vela a Deus (Geddel + João Henrique) e outra vela para o diabo (Wagner + o PT), quando, até que haja um rompimento entre esses entes, eles são um único ente. Mais grave do que isso, sem protagonismo, sem assumir a diretriz do processo na Oposição, o DEM fica amarrado e vendo o tempo passar. Quando chegar 2010. Babau, já era.

   6. Essa é a preocupação básica de Penedo demonstrada em seu discurso, na medida em que vê o PMDB fazer o seu papel, dúbio que seja, mas, dentro da formalidade institucional, enquanto o DEM vê a banda passar. 

   7. Veja o que aconteceu, agora, na ALBA: o governador leu sua mensagem,boa ou ruim, o papel da Oposição era fazer uma análise crítica, comentar aspectos relevantes do discurso. E, o que se viu, pelo menos até agora, foi uma reação pálida, pontual, sem firmeza.

   8. Vamos mudar de assunto. Todo baiano tem uma dor de corno de pernambucano de matar; e vice-versa. São como dois bicudos: não se beijam. Agora, depois das declarações do senador Jarbas Vasconcelos sobre o PMDB e a corrupção que dá uma vontade enorme de ser pernambucano isso dá. Sem comparativos mais aproximados do âmbito da matéria lembrou do velho ACM.

   9. Só para recordar aos nobres leitores a bancada baiana no Senado é constituida pelos senador João Durval, PDT; Cesar Borges, PR; e ACM Jr, DEM. É isso.

   10. O presidente da Câmara de Vereadores, Alan Sanches, está cumprindo a palavra dos dias pré-inicias de sua gestão quando afirmou que faria um choque de gestão. O diretor geral da Casa, José Trindade, foi substituido pelo advogado Eric Gleidston Falcão Lins. Um sopro de renovação mais do que recomendável.

   11. Segundo o vereador Alcindo da Anunciação, PSL, Trindade fazia parte da equipe de Valdenor Cardoso e falta complementar a segunda parte do processo, uma auditoria nas contas desse período. Pelo menos diante do escabroso caso do contrato da TV Câmara já está em andamento.

   12. O coronel Nilton Mascarenhas, comandante Geral da PM, destacou hoje durante as comemorações dos 184 anos da Corporação o homem como o ponto mais importante da instituição. Comentou que após a PM sair dos quartéis (deixar a tutela dos comandos militares impostos pela Revolução de 1964), em 1983, avançou bastante no seu relacionamento com a sociedade. E vai avançar muito mais.

   13. Essa é a diretriz da PM sob seu comando: valorizar o homem e interagir com a sociedade. Sem essa dupla ação, nada feito no avanço do combate ao crime e da postura cidadã da corporação junto a sociedade. Interessante esse coronel! Fala coisas pouco ouvidas de outros comandantes.

   14. O deputado Waldenor Pereira (PT) foi mantido no comando do bloco governista na Assembléia Legislativa. A bancada petista fez o mesmo com líder, deputado Paulo Rangel.  

   15. Do secretário Ronald Lobato, do Planejamento do Governo da Bahia, sobre
prováveis previsões da crise mundial da economia, quando cessaria esse processo de recessão e outros males: - Cautela e caldo de galinha é o recomendável.

   16. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, entende que o pacotaço que aprovou no Congresso Norte-Americano seria o passo inicial do processo de realinhamento e recuperação da economia capitalista mundial. Agora, é passo de bebê, ainda trôpego.

  17. Também fizeram essa pergunta ao secretário da Fazenda do Estado, Carlos Martins: - E aí, secretário, lá pra maio a coisa melhora? Martins olhou, olhou para a repórter Cintia Kelly e disse: - Vamos deixar isso lá pro segundo semestre.

  18. Outra do secretário Martins para acalmar os fornecedores: - O Estado da Bahia é bom pagador.

  19. O conselheiro Franscisco Andrade Neto foi eleito por unânimidade novo presidente do Tribunal de Contas dos Municípios. Neto, que já foi secretário de Segurança Pública e é corredor de Vaquejada, se candidatou após a desistência do conselheiro Paulo Maracajá. Como se sabe, Maracajá sofre com denúncias por parte do Ministério Público.
 
  20. Pior que A Tarde tá pegando no seu pé. Diz-se que A Tarde não elege ninguém, mas derruba. 

  21. As entidades carnavalescas que não efetuaram o pagamento do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) referente ao desfile de 2009 nos prazos determinados terão uma nova oportunidade. Decreto assinado pelo prefeito João Henrique e publicado hoje (17) no DOM estende, excepcionalmente, o prazo de recolhimento do tributo em até quatro parcelas.
 
  22. O benefício se aplica aos blocos afros ou afoxés cadastrados na Empresa Salvador Turismo (Saltur) que estejam enquadrados nas categorias "B" ou "C" da Pauta Fiscal de Estimativa do ISS e foram notificados pela Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz).

  23. Com pompa e circunstância o primeiro vice-presidente da ALBA, Rogério Andrade, presidiu boa parte da sessão ordinária da Casa, nesta terça-feira. É um dos mais jovens presidentes do Brasil.

  24. No pré-Carnaval da ALBA, hoje, entre os pouco mais de 22 deputados presentes no plenário a única mulher a marcar o ponto foi Marizete Pereira (PMDB).

  25. O deputado Álvaro Gomes, PCdoB, diz que o Fórum Mundial do Pará foi mais importante do que a rodada dos líderes em Davos. Segundo Álvaro, a reunião de Davos só serviu para armar novas estratégias para explorar melhor o trabalhador.

  26. O deputado Gilberto Brito, PDT, diz que o presidente Marcelo Nilo, da ALBA, deveria fazer chamada dos deputados igual a colégio: três vezes ao dia.

  27. Exonerado a pedido o auditor chefe da Assembléia Legislativa da Bahia, Fernando Vieira Lima.

  29. A feijoada carnavalesca do camarote da Câmara de Vereadores, no Campo Grande, foi adiada para sexta-feira. Mata o vêio Porquinho.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>