Miudinhas
Tasso Franco
18/02/2009 às
18:28
PUBLICAÇÃO DA SECULT SOBRE CARNAVAL É UMA DAS POUCAS PEÇAS LITERÁRIAS
PM usa artistas em campanha publicitária e melhora imagem do governo
Foto: Foto: BJá |
 |
A soldada Ivete fazendo parte dessa segurança e a bipolar música Dalila |
Miudinhas globais:
1. Salvo os exageros em relação às referências de matriz africana que garantem à folia o título de maior festa popular do planeta, não tão popular assim (hoje mais um mega show) e longe dessa referência ter internacionalizado a festa, o documento/livro Carnaval Ouro Negro, editado pela Secult/Estado/EGBA é uma de interesse coletivo para quem deseja conhecer um pouco sobre as entidades indo-euro-afro-baianas, com matrilínea predominante afro, sobre o Carnaval de Salvador.
2. A Secult deve entender e parte de trechos do livro deveria citar isso, que a maioria da população da cidade do Salvador é mestiça. E essa miscigenação é resultado da união de três povos: o tupinambá, dono da terra Brasis; o europeu originalmente português; e o africano. De toda sorte, o livro Carnaval Ouro Negro (a rigor deveria ser Ouro Mestiço) traz informações valiosas de base dessas entidades.
3. Existem dados preciosos. O Arca de Olorum, nascido no Pelourinho em 1985, tem nome inspirado numa pintura que pertencia ao fotógrafo Pierre Verger. O Commanche, que até integrou ao nome de seu eterno presidente Jorge Rodrigues da Silva, o epiteto de "Jorginho Comancheiro", surgiu em 1974, lá se vão 35 anos. E apesar de ter nome de uma tribo norte-americana surgiu para homenagear o índio brasileiro.
4. Mais preciosidades: o Korin Efan surgiu no Terreiro do Bogum, em 1985. O Muzenza surgiu na Liberdade em 1981 como um tributo ao músico jamaicano Bob Marley (1945/1981). O Alvorada, hoje sob a direção de Vadinho França foi criado por ex-alunos do Colégio Severino Vieira, em 1975; A Levada do Jegue é de 1980, nascido na Península de Itapagipe; e o Saudade é Folia, bloco de samba, em 1984.
5. Parabéns a Secult. Nesse Carnaval onde pouco se olha a cultura, um livro dessa natureza, ainda que isolado (o Departamento de Literatura da Fundação Cultural anda a ver navios na Baía de Todos os Santos, procurando algum submarino alemão perdido da guerra de 1945) é bem vindo. Que venha outros.
6. Os furtos e roubos nessa época pré-carnavalesca assustam até as equipes de segurança pública. Em 48 horas, Salvador, 18 veículos foram roubados e não furtados. A diferença é a seguinte: roubado é quando o ladrão (ou ladrões) chegam "berrados" (portando armas de fogo) rendem o motorista e levam o carro. Já furtado é quando o sujeito leva o carro quebrando o vidro e fazendo ligação direta.
7. Curioso foi o seguinte assalto: 3 ladrões "berrados" invadiram um ônibus no Alto de Coutos e levaram do trocador R$39.00. Vai dar menos de 10 contos para cada. É um desespero total.
8. Manchete de uma página de A Tarde carnavalesca, hoje: - Cláudia Leitte dá show de amamentação. Santo pai! Isso é o que mesmo? Jornalismo? Ah! É Carnaval. Tá certo!
9. Veja como a arte e a cultura baianas estão empenduradas nas tetas do governo. Até o Baile das Atrizes da cidade deixou de ser feito por falta de patrocinadores. Como o governo disse não. Não aconteceu. Até Franco morrer não tinha nada disso.
10. A estimativa dos organizadores do Carnaval é de que, os Circuitos Barra/Ondina e Campo Grande/Praça Castro Alves recebem, diariamente, 60 carretas (trios elétricos) e mais 40 carros de apoio. Como cada traquitana dessas tem, em média, 20 metros, lá se vão 2 km de espaços.
11. Esses espaços, com calha de 12 metros de ponta-a-ponta, representam 24.000 metros quadrados. Multiplicando por 4 foliões a metro quadrado seriam 96 mil foliões. É isso aí. Matemático.
12. Agora vamos dar um pulo na Assembléia Legislativa onde, hoje, votou o reajuste dos servidores estaduais, com 5.9% de ganhos. O mais curioso é que, nem uma faixinha da Fetrab tinha nos arredores da ALBA. É o new-sindicalismo.
13. O deputado João Bacelar (PTN) diz que é peleguismo mesmo, puramente.
14. Já estão eleitos os seguintes presidentes e vices das comissões temáticas mais importantes da Assembléia. Pela ordem: Comissão de Justiça, presidente Zé Neto (PT); vice, Paulo Azi (DEM); Finanças e Orçamento, presidente Arthur Maia (PMDB); vice Gaban (DM); Educação, presidente, Bira Coroa (PT); Vice, Luis de Deus (DEM).
15. Depois do Carnaval serão eleitos os outros. Os deputados só voltam ao trabalho após os santos óleos.
16. Sete das 9 deputadas se reuniram hoje num canto do plenário, sob a proteção de Iemanja do mural de Carlos Bastos. - Será o que, perguntou-me Regina, de A Tarde. - Uma conspiração, respondi.
17. Nada disso. A deputada Marizete Pereira (PMDB) ainda presidente da Comissão de Mulheres disse que se tratava de um encontro para definir a sessão especial do Dia Internacional da Mulher, em 5 de março, 10h.
18. Diz-se nos corredores da ALBA que o deputado Elmar Nascimento (PR) anda com humor a flor da pele porque, dois PMs que estavam à sua disposição retornaram à tropa e ficaram por lá.
19. Os dois cães vadios da garagem da ALBA vão permanecer no local. Tinha um novato que estava bagunçando as plantas do jardineiro. Este, a fotógrafa Neusa conseguiu alguém para adotá-lo. Tudo em paz.
20. Voltando ao Carnaval. Um leitor mandou uma sugestão para pessoal do governo em relação ao comercial sobre a AIDS/Saúde dizendo que o texto deveria ser: - Seja esperto. Não coma todas.
21. Soldado Ninha e soldada Ivete integram a turma que também faz parte da segurança. Ponto para o coronel Mascarenhas.
22. No ar a campanha "
O trabalho decente preserva o meio ambiente", realizada pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte - Setre, por meio da Superintendência de Economia Solidária (Sesol). O oferece uma linha especial de microcrédito aos catadores de latinha de alumínio e garrafas pet´s, integrantes de cinco cooperativas do Complexo de Reciclagem da Bahia, atendendo a 42 contratos já firmados.
23. Os empréstimos financeiros são realizados através do aval solidário, onde um integrante é avalista do outro. O grupo, com um mínimo de três a cinco associados, terá acesso a até R$ 5 mil de crédito para ser utilizado como capital de giro.
24. O repasse da verba acontecerá nesta quinta-feira, 19, quando inicia oficialmente o Carnaval. Assim que for autorizado, os catadores podem retirar o dinheiro em agências cadastradas do banco Bradesco. Para quitar o empréstimo, as cooperativas podem efetuar o pagamento em até três vezes, com juros de 1,8 % ao mês. A data de pagamento da primeira parcela é 15 de abril próximo.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>