Miudinhas
Tasso Franco
16/02/2009 às
20:00
PREFEITO NÃO FOI A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA NEM MANDOU REPRESENTANTE
Mauro Fernandes retorna à Salvador para treinar Vitória
: BJá |
 |
Wagner fez discurso linear de ponta-a-ponta e sem aplausos da base governista |
Miudinhas globais:
1. O discurso do governador Jaques Wagner, na reabertura da ALBA, mostra que o chefe do executivo baiano não sinaliza trechos para dar mais ênfase e/ou destaque à fala, e se mantém linear de ponta-a-ponta. Do ponto de vista do marketing político não é uma boa prática. Mas, Wagner prefere assim, mesmo quando citou o seu modelo de gestão democrático e republicano, e criticou seus antepassados como autoritários.
2. O resultado é que, em nenhum momento de sua fala, Wagner foi aplaudido. Salvo, evidente, no final. Ainda assim, alfinetou o quanto pode seus adversários políticos e até pulou um trechinho no qual falava de um deles. Ou provável novo adversário político, dizendo melhor. O governador manteve a sobreidade o tempo todo, sem inflexões de voz.
3. Outro detalhe é que, salvo melhor juízio, é a primeira vez que um chefe de Executivo apresenta-se na abertura dos trabalhos legislativos da ALBA, com um discurso resumido do que continha a mensagem impressa. São, portanto, dois documentos a serem analisados. Um mais técnico e abrangente; e o outro ainda que também com dados técnicos, com conteúdo mais político.
4. Em conversa com jornalistas o governador disse que 2009 é ano do mostrar o que foi feito para ser julgado em 2010. Não quer antecipar o debate político (e até uma provável campanha) para 2009, quando a disputa se dará em 2010. Fez até um apelo aos deputdos nesse sentido para que deixem o ano eleitoral no seu devido tempo. Mas, sabe como é deputado, não obedece fala de governador nem a pau.
5. Em resumo: 2009, para Wagner, será ano de gestão; 2010, de julgamento. Se aprovado, segue como governador. Se reprovado, aí é outra história, a qual, não pretende antecipar o provável enredo. Faz parte da vida e da história.
6. Sobre a candidatura de Dilma Rousseff à presidente da República acha natural. Pode haver preferência de outros nomes em relação a Dilma, mas, o governador não tem dúvidas de que ela será a candidata do PT e do presidente Lula. "É uma mulher de muitos valores", comentou.
7. Agora, sobre as declarações do senador Jarbas Vasconcelos sobre a corrupção no PMDB & afins o governador foi rápido e caceteiro: - É uma declaração interna do PMDB.
8. Secretariado em peso na ALBA, até a secretária Eva Chiavon, da Casa Civil, que está recuperada de um aneurisma cerebral.
9. É impressionante as fardas dos comandantes militares presentes na ALBA. Nos trinques como se diz no popular.
10. Quem não pisou os pés na ALBA foi o prefeito João Henrique. O presidente da Câmara, Alan Sanches, não pode comparecer, mas, mandou Orlando Palhinha, como representante. O cardeal Geraldo Majella não pode ir, mas, mandou o bispo Josafá. Agora, o prefeito nem foi; nem mandou representante.
11. À sessão de abertura dos trabalhos legislativos compareceram 54 deputados. O líder da Oposição, Gildásio Penedo Filho, não foi. E, ao que tudo indica, não quis se manter na liderança. Passou o bastão para o carlista puro-sangue Heraldo Rocha. Agora, o líder do DEM, deputado Misael é filho do ex-prefeito de Juazeiro, Misael Aguilar, ligado a Geddel. É cada coisa que se vê.
12. Arthur Maia, irmão do presidente da UPB, também não apareceu na ALBA. Mas, o líder do PMBD, Leur Lomanto Jr, marcou presença.
13. Wagner, também, não citou a Prefeitura de Salvador, como ente, em nenhum momento. Nem tampouco a deputada Maria Luiza, olhou para ele na tribuna.
14. O deputado Marcelo Nilo, presidente da ALBA, foi discretíssimo em seu pronunciamento. Não exagerou em elogios ao governador Wagner; nem enalteceu em demasia o papel do poder legislativo. Tudo na medida certa.
15. O sub-secretário da Saúde do Estado, Amauri Santos Teixeira, disse hoje na Rádio Nova Salvador FM que o Estado já entregou 7 postos de Saúde da Família à Prefeitura de Salvador , e até agora nada. A Prefeitura se recusa a receber. O Estado ainda tem mais 7 postos a entregar. São 14 postos que, ao julgar pelas declarações de Amauri, não servirão para nada.
16. Amauri também denunciou a Sucom dizendo que seu superintendente quis barganhar situações entre Estado e Prefeitura. E garantiu que o Hospital do Subúrbio será entregue a população em março de 2010.
17. Amauri está substituindo o secretário Jorge Solla, o qual, se encontra de férias. Recarregando as baterias. O próximo ato da Sesab é entegrar à população, novamente funcionando, o Hospital da PM, nos Dendezeiros.
18. O depurtado Zé Neto reuniu em sua residência neste final de semana 318 lideranças de Feira e 10 prefeitos da região. Fez um balanço do seu mandato.
19. Neste final de semana o NYT trouxe uma reportagem sobre os jornais, sites e blogs na web e disse que o futuro está aí. Tomara que o BJá entre nesta onda.
20. Mauro Fernandes será o técnico do Vitória para o Campeonato Baiano 2009. Segundo o supervisor de futebol do clube, Mario Silva, o treinador chega na manhã desta terça-feira, 17, a Salvador e deve ser apresentado às 15h no Barradão.
21. Mauro já esteve no comando do Leão entre 2006 e 2007, quando conseguiu o acesso do rubro-negro da terceira à segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Ele assume a vaga deixada por Vagner Mancini, que no último domingo foi dirigir o Santos.
22. Desde sua saída do Rubro-Negro, Mauro Fernandes passou pelo Santa Cruz de Recife, em 2007, e pelo Atlético de Goiás, em 2008. Sob sua direção, o Atlético também conseguiu o acesso à Série B do Brasileirão.
23. Técnico de futebol é engraçado. Eles vão e voltam numa boa, na maior cara de pau.
24. O prefeito João Henrique inaugura o Centro de Imprensa Genésio Ramos nesta quarta-feira (18), às 19 horas, no Hotel Tropical da Bahia, no Campo Grande, oportunidade em que falará com a imprensa sobre a organização da festa e os preparativos que estão sendo feitos pela Prefeitura Municipal para o Carnaval 2009.
25. Em razão disso, e em virtude do pedido de uma CEI na Câmara, a coletiva de imprensa sobre o Carnaval, marcada para amanhã, terça-feira (17.02), às 10 horas, com o prefeito João Henrique, foi cancelada.
26. O presidente do Vitória, Alexi Portela Junior, se reuniu nesta segunda-feira (16) com o diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Raimundo Nonato Tavares da Silva (Bobô), e solicitou a liberação do Estádio de Pituaçu para a realização das partidas contra o Madre de Deus e o Ipitanga, nos dias 11 e 15 de março, respectivamente.
27. Segundo Portela, o motivo da solicitação do Vitória para utilizar o Pituaçu é que no mês de março o Estádio Manoel Barradas (Barradão) passará por reforma. "Além disso, pretendemos realizar partidas do Vitória no Campeonato Brasileiro no Estádio de Pituaçu", afirmou.
28. O gurpo de Vereadores do G11 da Câmara Municipal de Salvador, estará almoçando nesta terça-feira no Restaurante Coliseu , no pelourinho às 12h. O objetivo deste encontro é fortalecer as bases e debater como ficou a configuração das comissões. E tomar uns chopes antes do Carnaval.
29. Derrubaram mais uma casa no centro histórico de Serrinha, da família José Mota da Silva. Um crime à luz do dia, com picaretas e martelos.
30. O deputado Tarcízio Pimenta, que adorava ser estilingue, virou vidraça. Recebeu uma tremenda vaia em Feira.
31. Os moradores de Ondina e Jardim Apipema já estão comemorando a Semana Santa. É que, neste período do ano, tal Cristo carregam cruzes diante da parafernália de equipamentos que está sendo instalada no circuito Barra/Ondina. É transtorno diário. Mas, mais sofreu Jesus na cruz, dizem.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>