Miudinhas
Tasso Franco
01/10/2013 às
07:14
ENXURRADA DE DESPESAS na conta governo atormentam dirigentes da SEFAZ
A Comissão Estadual da Verdade da Bahia vai ouvir na audiência pública do próximo dia 22, em Feira de Santana, 12 pessoas das mais atingidas no município pela ditadura militar.
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Fonte em off do governo do Estado da Bahia confidenciou ao BJÁ preocupações (e grandes) do governador Wagner e dos dirigentes da SEFAZ sobre uma enxurrada de prováveis despesas na conta governo que, se efetivadas, não teriam como fechar o caixa, em 2014.
2. Hoje, se o estado passa por dificuldades com mais de R$1.9 bi já processados e ainda não pagos, se forem efetivados precatórios, URV, equiparação dos salários dos auditores aos dos desembargadores e mais gratificações, os 19.4% de reajuste aos professores por determinação do governo federal, reajuste dos servidores em escala (normais) estoura o caixa.
3. Não haveria - segundo nossa fonte - atividade economica possível para cobrir tais despesas, salvo se houver repasses da União para tais fins. A questão é que o caso da Bahia não é isolado. A corda está esticada para todos os governos, uns mais; outros menos e se o governo federal abrir o seu caixa em SOS para um estado terá que fazer a mesma operação para todos.
4. Por isso mesmo, 23 governadores (incluindo Wagner) assinaram um documento entregue a presidente Dilma Rousseff solicitando que o governo federal, através do MEC repense a fórmula de cálculo de reajuste do piso nacional dos professores (hoje, calculado com base no Fundep e número de alunos matriculados, o que daria 17.4% em 2014), para a mesma fórmula que o governo trabalha no cálculo do reajuste do salário mínimo (o que daria em torno de 7%).
5. Esse é um rolo que não tem mais tamanho. É só verificar o que está acontecendo no Rio de Janeiro com a greve dos professores, ações violentas da PM, ocupações de prédios, agressões, sprays de pimenta à mancheia, os alunos sem aulas e assim por diante. Agora, imaginem uma situação dessas em nível nacional.
6. Se a presidente Dilma for atender aos governadores é capaz de perder a eleição, porque uma mobilização nacional de professores nessa direção seria um horror para ela. Se mantiver o reajuste da forma que se imagina (19.4%) tem que arranjar um subsídio para os governadores, senão se dará um efeito de repulsa a ela, ainda que seja de forma mais moderada do que uma greve nacional de professores.
7. Observe que, na Assembleia Legislativa, dois deputados, João Bacelar (PTN e oposição a Wagner) e Luiza Maia (PT e da base de Wagner) já criticaram o governador Wagner só porque ele assinou o documento. Vê-se, portanto, que a "panela de pressão" está a caminho do fogo.
8. A pressão: Uma reunião, para discutir o recebimento da Unidade Real de Valor (URV), será realizada pela Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia – AFPEB nesta quinta-feira, dia 3, a partir das 9 horas, no auditório de sua sede administrativa, localizada na rua Carlos Gomes, 95, centro da cidade.
9. Segundo o presidente Armando Campos de Oliveira, que está se mobilizando para ter neste encontro um número bastante expressivo de associados, “é importante este debate, pois ali diversas dúvidas relativas ao pagamento da URV serão esclarecidas”.
10. Campos ressalta ainda que a AFPEB foi a primeira entidade a recorrer à justiça, pleiteando a concessão da URV, “cujo processo, transitado em julgado, já se encontra concluído para execução”.
*************
11. O mês de outubro começou com novidades para os moradores de Planalto Real, em Plataforma, quando foram visitados, na manhã desta terça-feira (1º) pela equipe da Defesa Civil de Salvador (Codesal) e de outros órgãos municipais. O grupo, liderado pelo diretor-geral da Codesal, Alvaro da Silveira Filho, andou pelas ruas do bairro para conhecer de perto os anseios e necessidades da comunidade.
12. Acontece neste sábado (05), no Bahia Café Hall, às 16h, a grande final do concurso Passarela Viva Linda com O Boticário. Durante todos os fins de semana de setembro, cerca de seis mil aspirantes a modelo disputaram uma das 32 vagas da final, que vai destacar a beleza das mulheres baianas.
13. Agora é a hora de conhecer a new face das passarelas brasileiras, que vai ganhar um ano de contrato com uma agência de modelo e participação nas semanas de moda mais badaladas do país, como São Paulo Fashion Week e Fashion Rio.
14.O deputado pastor Isidório (PSB) voltou a criticar a direção do seu partido na Bahia e disse que vai se manter no PSB defendendo a posição da bíblia dando conta de que homem tem que se casar é com mulher, e que, homem + homem não produz filho; e mulher + mulher da mesma forma.
15. A deputada Fátima Nunes (PT) disse na Assembleia que, somente as pessoas que moram no interior distante e nunca tiveram um médico à disposição, ou à vista, sabem o valor do Mais Médicos da presidente Dilma. Destacou que, em Tucano, chegaram 4 médicos estrangeiros e estão fazendo excelente trabalho.
16. O deputado Carlos Geilson (PTN) está ausente do plenário da Assembleia e do seu programa de rádio. O camarada pegou uma gripe desde a última quinta-feira e está rouco.
17. Secretaria da Administração (Saeb) publica no Diário Oficial desta quarta-feira (2) o resultado provisório dos exames biomédicos, realizado pelos candidatos aprovados no concurso para ingresso nas carreiras de Delegado, Escrivão de Polícia e Investigador de Polícia da Polícia Civil da Bahia.
18. As informações também estarão disponíveis no site da organizadora do certame, o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília - Cespe/UnB (www.cespe.unb.br), e no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br)
19. O concurso público da Polícia Civil ofertou 600 vagas para os cargos de Delegado de Polícia (100), Escrivão de Polícia (100) e Investigador de Polícia (400). Realizado pela Saeb, o certame teve suas provas aplicadas no dia 5 de maio deste ano nas cidades de Salvador, Barreiras, Itabuna, Juazeiro e Vitória da Conquista, com mais de 45,5 mil inscritos. O concurso já efetivou a divulgação do resultado das provas objetivas e discursivas.
20. Juiz determina aumento de salário de vereadores em Amargosa para R$6.000,00 ao mês.
21. O deputado Rosemberg Pinto está preocupado com a velhice e disse que na Bahia, em todo estado, só existe 35 geriatras médicos.
22. Só lembrando, o Lobisomem de Serrinha vai completar 281 anos, mesmo sendo "azarado" por um parente seu do ramo dos "colberzões".
23. O deputado Joseildo Ramos (PT) sentou à pua na Odebrecht dizendo que está empresa foi flagrada praticando trabalho semiescravocata, no Rio.
24. Já o prefeito de Alagoinhas, Paulo Cézar, desafeto de Joseildo, passou momentos numa cafeteria do Salvador Shopping, neste 1º de outubro.
25. O deputado Carlos Gaban (DEM) denunciou na Assembleia que 40 viaduturas da Policia Militar do Espírito Santo invadiram o município de Teixeira de Freitas para prender bandidos. Gaban disse que, essa é uma missão para a PM baiana e não capixaba e considerou o ato como uma agressão a Bahia.
26. O projeto Oficinas de Artes Indígenas (O.A.I), idealizado pela Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas – através de uma parceria entre as secretarias de Educação (Semed) e de Cultura e Turismo (Secult) – segue realizando ações arte-educativas durante todo o mês de outubro.
27. João Leão, o deputado, disse que só dá leão na China. Está impressionado com a quantidade de leões e dragões em monumentos. Leão, o deputado, integra comitiva que conhece empresas chinesas. O secretário Eduardo Salles, da Agricultura, também está por lá.
28. A Transalvador inicia, até o final do ano, a modernização do Plano Inclinado Liberdade-Calçada. Foi lançado hoje (1°) o aviso de licitação para troca dos dois bondes para o transporte de passageiro. Também será feita a substituição do sistema de controle e segurança para melhorar a qualidade dos serviços prestados através do equipamento.
29. A Comissão Estadual da Verdade da Bahia vai ouvir na audiência pública do próximo dia 22, em Feira de Santana, 12 pessoas das mais duramente atingidas no município pela ditadura militar com prisões e torturas, selecionadas entre um total de 50 nomes relacionados.
30. Nesta quarta-feira (2), a professora Amabília Almeida, integrante da comissão que está organizando o evento, reúne-se mais uma vez com o Grupo Feirense de Apoio à CEV para ultimar os preparativos, incluindo a definição do local escolhido, e discutir a possibilidade de os trabalhos serem estendidos ao dia seguinte, ante o grande número de depoentes.
31. A greve nos bancos está impedindo muitos dos terceirizados da Secretaria Estadual da Educação de receber salários e benefícios atrasados por causa da retenção do governo do estado da quitação de faturas de empresas de locação de mão de obra.
32. Para os que têm conta corrente ou poupança no Banco do Brasil, os valores estão sendo depositados normalmente até hoje, mas quem iria receber através de ordem de pagamento, na boca do caixa, permanece sem salários, que muitas vezes estão em atraso há até quatro meses.
33. “Os acordos foram fechados tanto aqui no MPT, aqueles que nós mediamos, envolvendo estado, sindicato e oito empresas, tanto os que negociaram diretamente com os trabalhadores. Mas surgiu a greve dos bancários e agora muitos desses terceirizados estão sem poder retirar os pagamentos porque as agências em sua maioria permanecem fechadas”, lamentou o procurador Rômulo Almeida, que conduziu as mediações.
34. Do jornalista Vitor Fernandes: "Desde o dia 1º de outubro de 2013 que não faço mais parte do quadro de funcionários do gabinete do deputado estadual Marcelino Galo, na Assembleia Legislativa da Bahia. Minha exoneração saiu por uma solicitação que fiz para desenvolver outras atividades profissionais. Venho por este e-mail agradecer a todos que contribuíram direta e indiretamente com o meu trabalho, realizado durante dois anos e nove meses de atuação como assessor de imprensa. Tarefa difícil, mas que consegui administrar com serenidade e respeito ao cargo".
35. Leo Prates. vereador jovem e até uma esperança, votou pela aprovação das contas de João Henrique. Santo pai!
36. No plano da comunicação, o projeto de reforma da Barra é muito falho. Depois, não estão dando a mínima aos meios eletrônicos. É acomunicação Tarzan, via tambor.
37. Absurdo perguntar a orientação sexual e cor das vitimas nas delegacais de Policia da Bahia. Vai ser uma mentira só.
38. Peñaloza fala o óbvio, mas ninguém faz na Bahia.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>