Miudinhas
Tasso Franco
29/09/2013 às
18:44
PNAD/IBGE: Internet chega a 40.28% dos lares no Brasil e rádio 80.86%
As bicicletas "ruivinhas" do programa Vá de Bike estão fazendo o maior sucesso e a população aderiu de forma satisfatória. Hoje, teve até filas nos pontos de compartilhamento. No verão, se prepare.
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Apesar da resistência das desigualdades sociais no Brasil que pouco mudou segundo dados da Pesquisa Nacional de Amostragem de Domicílios (PNAD)/IBGE, digulgada na última sexta-feira, o que significa dizer que aqueles 30 milhões de brasis que ascenderam a classe C, média baixa, é uma conversa fiada do PT, alguns indicadores de acesso a bens de consumo mostram mudanças na sociedade.
2. Um deles: em 2011, 11.40% da população tinham acesso à intenet; e, em 2012, esse número pulou para 40.29%. Como o Brasil tem 200 milhões de habitantes, mais de 80.000.000 já estão ligados na rede. Dado muito interessante e que poderá fazer a diferença mais adiante. Informação e conhecimento são fundamentais.
3. Outros dados: em 2011, 97.73% da população já tinha fogão; em 2012, chegou a 98.75%. Isso mostra que, poucas familias (mais na zona rural) ainda usam fogão a lenha. Já em relação a filtro de água o número cresceu pouco passando de 53.12% para 53.09%. Alguns sistemas de abastecimento de água já dispensam essa filtragem. Muita gente tem preconceito ou medo de beber a água da Embasa direto da torneira, mas, já pode.
4. Quanto a rádio, caiu a parcela de domicílios com esse tipo de equipamento: de 87.85% (2011) para 80.86% (2012). Já a TV cresceu de 89.93% para 97.20%. Interessante esse fenômeno. Primeiro porque muita gente está ouvindo rádio em veículos e as emissoras AM perderam muita força. Depois, a TV está cada dia mais barata e oferecendo alternativas na TV aberta e via cabo (Net).
5. Outro dado interessante é que o número de geladeiras saiu de 86.64% (2011) para 96.65% (2012); e máquinas de lavar de 33.89% (2011) para 55.14% (2012). No caso das geladeiras o espaço para crescimento é mínimo e as empresas têm que investir em novas tecnologias para que as familias troquem esse aparelho. Já quanto as máquinas de lavar ainda há um espaço enorme de crescimento.
6. Pela primeira vez o IBGE apontou que o número de lares com apenas celular saltou de 11.19% (2011) para 51.37% (2012), o que representa uma mudança de cultura e o telefone fixo vai perdendo sua função. Outro detalhe é que, os domicilios com celular e fixo que representavam 27.32% (2011) agora atingem 36.89% (2012). Muita gente passou a ter dois tipos de telefones mas usam mais os celulares.
7. É a nova cara das familias no Brasil.
**********************
8. O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães comemorou 15 anos de serviços prestados a Itabuna e região. Depois de ter sofrido com o abandono na administração anterior, o hospital vem passando por melhorias e ampliação do atendimento.
9. O aniversário foi comemorado com um culto ecumênico e uma solenidade que teve a participação do prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, do presidente da Fasi, entidade que administra o hospital, vereadores, secretários, dirigentes e funcionários.
10. Na comemoração, o prefeito anunciou que novos investimentos devem chegar até o início de 2014. São convênios estaduais e federais no valor de R$ 3 milhões para equipamentos e R$ 1,8 milhão para reforma. Vane afirmou que teve a felicidade de melhorar muita coisa com recursos próprios.
11. “Estamos fazendo esforço para receber novos recursos federais e melhorar ainda mais o atendimento no hospital. Tenho cobrado e ido a Salvador e Brasília para conseguir esses recursos”.
12. Como um dos centros binacionais do país, a Acbeu — representada por Renato Novis e Jorge Calmon, respectivamente vice-presidente e tesoureiro do Conselho e pela superintendente Athiná Leite— participa do XXXV Simpósio dos Centros Binacionais do Brasil, que será realizado na cidade de Franca, São Paulo, de 1o a 4 de outubro.
13. O evento, do qual também participam representantes e diplomatas da Embaixada dos Estados Unidos e Consulado americano em São Paulo, será aberto com a palestra de Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues, CEO da Holding Magazine Luiza, que tem como tema Liderança e gestão de pessoas.
14. Pesquisa Ibope: Dilma basicamente se manteve no mesmo nível com leve oscilação sobre a média desses dois meses: 38% x 36,6%. Os demais regridem. A soma de Marina, Aécio e Campos que na média desses dois meses alcançou 40,6%, na pesquisa do Ibope de 12-16/09 essa soma alcança 31%. Os que não marcam nenhum nome crescem da média de 22,8% para 31%.
15. Curioso é que Dilma cresceu pouco ou quase nada, mas a oposição despenca.
16. (El País, 25) Apesar da área de plantio ter diminuído 3,4% no ano passado, o Peru tem a mais que a Colômbia 12.400 hectares de plantação e tornou-se o principal produtor da região. Cerca de 86% da produção é destinada para o tráfico de drogas. A grama de cocaína mais barata do mundo está no Peru.
17. O preço da produção dos derivados da coca é menor neste país, em comparação com a Colômbia e Bolívia, por causa de seus processos artesanais e a produção local de insumos químicos, revelou Flavio Mirella, representante no Peru e no Equador para o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), na apresentação do relatório de 2012 de monitoramento de cultivos de coca realizado por aquela instituição.
18. De acordo com o relatório, o Peru registrou até dezembro do ano passado, 60.400 hectares de coca cultivada, dos quais 9.000, (15%), são destinados ao consumo tradicional (para “chacchar” - ou mascar - ou tomar como chá) e os 51.400, restantes são destinados ao tráfico de drogas, ou seja, 85% da produção. Tirando os 9.000 hectares de coca para usos tradicionais, o Peru supera a Colômbia em 3.400 hectares plantados, e considerando-se o total, ultrapassa em 12.400 acres.
19. A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), através da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC), realiza a Conferência Setorial de Museus, no dia 06 de outubro, das 8h às 18h, na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
20. O evento é público, de caráter mobilizador, propositivo e eletivo, e integra a V Conferência Estadual de Cultura, que vai acontecer nos dias 12 e 13 de outubro, em Camaçari.
21. Voltado para representantes da sociedade civil, trabalhadores de museus, estudantes e professores de museologia, além dos demais interessados, é uma oportunidade para discussões e proposições ligadas a linguagens e áreas específicas do âmbito da cultura. Os temas levantados servirão como base para formatar o Plano Setorial de Museus, conforme previsto na Lei Orgânica da Cultura (12.365/2011).
22. Agentes da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) realizaram mais uma edição da Operação Verão, que tem como objetivo verificar a regularidade dos estabelecimentos e a exibição de publicidade sem licença. A ação foi realizada na Avenida Mário Leal Ferreira, Bonocô, e resultou na emissão de oito multas e oito notificações.
23. Prepostos do Setor de Apreensão e Demolição da Sucom (SAD) apreenderam ainda sete banners e duas placas exibidas sem a devida licença. Desde o início da operação, dia 3 de setembro, foram vistoriados 49 comércios, emitidas 30 multas e 41 notificações.
24. Jac Motors - Durante de combate à poluição visual na Pituba e fiscais da Sucom flagraram a loja da Jac Motors exibindo publicidade irregular.O material foi apreendido e a loja multada. A Jac recebeu ainda notificação para retirar uma publicidade não licenciada que está fixada no muro do estabelecimento.
25. No mesmo bairro, duas lojas localizadas no shopping Atlântico Center exibiam faixas publicitárias, desrespeitando o Decreto 12.642/00, que proíbe este tipo de engenho. Os equipamentos foram removidos.
26. De acordo com o que determina o artigo 40 da Lei Nº 10741/2003, do Estatuto do Idoso, de 18 de outubro de 2006, a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) continua cadastrando pessoas idosas com 60 anos de idade ou mais e que tenham renda individual de até dois salários mínimos objetivando garantir gratuidade no transporte coletivo interestadual.
27. Do dia 12 de agosto, quando foi agilizado o processo de cadastramento, até hoje ( 27/09), foram emitidas 224 carteiras que permitem direito à reserva de duas vagas por veículo ou desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens.
28. Segundo o secretário Mauricio Trindade, gestor da SEMPS, “ ainda restam 164 idosos que solicitaram a carteira entre o ano de 2010 e 31 de julho deste ano mas que não receberam seu documento por alguma pendência que não foi regularizada à época. Estamos mantendo contato com essas pessoas com o objetivo de assegurar a elas esse benefício social, e, ao mesmo tempo, cadastrando novos usuários e agilizando os procedimentos para que não demorem de receber seu documento”.
29. A Carteira do Idoso tem validade de 02 anos, a partir da data de expedição, em todo território nacional. De acordo com o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/03), cada empresa de reservar duas vagas gratuitas por veículo para idosos,ou conceder desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens, para os beneficiários, quando o número de vagas gratuitas já estiver excedido.
30. Eu levava dom Gregório da Paixão a sério, mas, o bispo ainda acredita em diabo.
31. Bom artigo de Paulo Ormindo Azevedo em A Tarde sobre Porto de Salinas.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>