Miudinhas
Tasso Franco
31/08/2013 às  18:55

FIM do camarote Daniela marca ciclo no Carnaval de SSA, p Tasso Franco

O SAC Móvel já tem definido o roteiro de atendimentos para o interior do estado no mês de setembro. Ao todo, vinte municípios receberão os serviços da rede.


 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Anuncia-se o fim do camarote boca livre de Daniela Mercury no Circuito Dodô (Barra/Ondina) depois de 18 anos numa parceria com Licia Fábio e empresas privadas. É uma perda e tanto para o Carnaval de Salvador, pois, neste local, aconteceram encontros  memoráveis de artistas e essa foi a matriz inicial da nova camarotização do Momo no modelo mercantilista que se expandiu neste circuito, sepultou a camarotização do Circuito Osmar (Campo Grande/Sé) e promoveu mudanças substanciais no evento. 

   2. Há quem condene Daniela por ser a pioneira e ter um discurso afro-ecológico distanciado desse modelo mercantil, mas, nós entendemos que essa artista deu (e ainda dará) uma grande contribuição ao Carnaval de Salvador e merece todo o respeito e atenção. A artista chegou a enfrentar uma ação judicial promovida pela Bahiatursa porque se apresentou como "nega-maluca" num dos seus momentos criativos, o patrulhamento afro-baiano considerou isso uma ofensa, como se a "nega-maluca" não fosse uma personalidade do folclore nacional.

   3. . É provável que Daniela tenha sido atropelada pelo próprio modelo que criou e cultivou durante anos diante das novas exigências das estruturas empresariais onde já existem camarotes com nomes de empresas de cervejaria descaracterizando o momento festivo e cultural do Carnaval. A artista queixa-se da falta de incentivos oficiais, o que de certa forma tem razão, pois, se se gasta bilhões para fazer uma Copa do Mundo e trazer pingados turistas, como aconteceu na Copa das Confederações, o Carnaval é e espera-se que continue assim, a única manifestação da cultura baiana que traz a cidade milhares de turistas e tem visibilidade internacional. 

   4. Ademais, os eventos mais importantes da cidade giram na fase verão-pré-Carnaval, ainda nos dias atuais, embora o novo prefeito ACM Neto tenha prometido (o que ainda não aconteceu) um calendário anual de eventos para a cidade. Por enquanto, tudo ainda gira em torno do Carnaval, mais precisamente a partir do próximo mês de outubro até fevereiro do ano próximo. 

   5.  Carnaval é tão importante que, até na política, marca-se candidaturas a prefeito e a governador até o Carnaval ou logo após o Carnaval.

   6. A camarotização do Carnaval da capital é bem antiga e data dos primórdios da festa quando ainda havia corso e as pranchas desfilaram na Avenida Sete e Rua Chile, sendo o camarote mais cobiçado o do antigo Hotel Pálace da Chile. Havia, ainda, os camarotes de familias improvisados em marquises de lojas da avenida Sete e a própria rua, o rés-do-chão servia de uma espécie de camarote onde as familias demarcavam locais e levavam suas cadeiras e bancos para apreciar a festa. 

   7. Também são antigos os camarotes oficiais e de empresas no Campo Grande, mesmo antes deste circuito se chamar Osmar. O novo modelo criado por Daniela, na Barra, trazia a inovação de ser patrocinado por empresas para convidados da cantora com mordomia total, uma boca-livre da melhor qualidade com comidas e bebidas à mancheia.

   8. A partir desse novo modelo os camarotes se expandiram nos dois circuitos, Ivete Sangalo chegou a ter um deles no antigo clube Casa da Itália, e ganhou corpo na Barra com uma expansão enorme captaneados por artistas, empresários, promoteres, bandas e assim por diante. Agora, anuncia-se um mega-projeto no antigo Axézeiro, captaneado por Gil/Flora e uma empresa paulista de duas torres de flats e uma estrutura camarotizada e para eventos no mezanino.

   9. A camarotização Carnaval é muito criticada pelos puristas como se esse evento não pudesse evoluir e ainda tocasse marchinchas com bandas e batucadas. Goste-se ou não dele, os afros também têm os seus, o Ilê inicialmente na Liberdade e depois na Castro Alves, essa é a nova tendência do Carnaval de Salvador e alguns camarotes que adotaram longues e boates, já promoveu bailes carnavalescos em seus espaços. 

   10. De toda sorte, há três circuitos no Carnaval de Salvador e espaços para todo tipo de folia e folião, desde o modelo marcha-rancho do Pelourinho ao pauleira do trio elétrico do povão, samba, reggae, blocos de índios, travestidos, afoxés e assim por diante. 

   11. Lembrando, por fim, que o Carnaval de Salvador deve muito a Daniela com suas inovações nos trios, no camarote, nas músicas, na dança, uma artista completa. E torça-se que ela se mantenha no Carnaval da cidade apesar de não pilotar mais seu camarote.

                                                       *************
   12. O Secretário Estadual da Indústria Naval e Portuária da Bahia, Carlos Costa, se reuniu hoje (30/08) em Barreiras, com produtores de milho, farelo de soja e caroço de algodão, que querem usar a estrutura da hidrovia do São Francisco, entre Ibotirama e Juazeiro, para transportar a produção agrícola para o nordeste brasileiro.

   13. “Essa previsão é da ordem de 7 milhões de toneladas/ano, e coloca o Rio São Francisco em igual posição de movimentação de carga do que é hoje transportada na Hidrovia do Tietê no Estado de São Paulo. Neste sentindo, contamos sempre com o apoio do Governador Jaques Wagner para que as obras de revitalização do São Francisco continue acontecendo”, explica o Secretário Carlos Costa.

   14. Jantar recepciona médicos cubanos em Salvador à frente Sérgio Gabrielli.

   15. Greve dos servidores públicos de Ilhéus continua e tem nova rodada de negociações com a Prefeitura na segunda-feira.

   16. Ao que tudo indica gorou a fusão do PPS com o PSB. O PPS agora espera fechar com o PTN. Mas, tá dificil e o tempo urge.

   17. O PSD de Kassab também busca uma fusão mas ainda não encontrou o desejável. 

   14. Quem esteve ausente na votação do caso Natan Donadon agora buscar dar explicações, assim aconteceram com Alice Portugal, a qual se encontra na China; e Luis Alberto que estava num envento em Salvador.

   15. Policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Semiárido prenderam na madrugada de hoje (31), no município de Iraquara, Renan Silva Nascimento, por roubo, estelionato e falsidade ideológica.

   16. A guarnição efetuava rondas quando avistou um indivíduo em atitude suspeita em uma motocicleta HONDA CB 300, cor preta, placa policial de Ribeirão Preto-SP. Ao realizar a abordagem e solicitar os documentos pessoais e do veículo, foram apresentados uma CNH e um CRLV, sendo que a foto constante na CNH não correspondiam com as suas características físicas, assumindo que tinha tomado a moto no Distrito de Largo, no município de Piritiba.

   17. O SAC Móvel já tem definido o roteiro de atendimentos para o interior do estado no mês de setembro. Ao todo, vinte municípios receberão os serviços da rede: emissão de carteira de identidade, certidão negativa de antecedentes criminais e primeira via do CPF, além do atendimento para a Previdência Estadual e Ouvidoria Geral do Estado. Em todas as cidades, o horário de funcionamento do SAC Móvel é sempre das 8h às 18h, sem intervalo para almoço.

    18. O atendimento da Rota 01 inicia neste domingo (1º) em Caatiba, situada a mais de 524 quilômetros de Salvador. A carreta permanece na cidade até o dia 2 de setembro, seguindo viagem para a Itamarajú (4 e 5), Caravelas (7 e 8), Nova Viçosa (10 e 11), Mucuri (13 e 14) Lajedão (16 e 17), Medeiros Neto (19 e 20), Itanhém (22 a 24) e Vereda (26 e 27).
19. Já a unidade da Rota 03 será destinada aos municípios de Coribe (3), Cocos (4 e 5), Feira da Mata (7 e 8), Iuiú (10 e 11), Palmas de Monte Alto (13 e 14), Candiba (16 e 17), Sebastião Laranjeiras (19 e 20), Pindaí (22 a 23), Licínio de Almeida (25 a 27) e Lagedo do Tabocal (29 e 30).  

   20. Foi muito bem recebida pelos estudantes e professores da Faculdade Maurício de Nassau, campus das Mercês, da área de Direito, a passagem da 2ª Edição da Caravana Universitária do Trabalho Decente promovida pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
 
   21. Participaram do encontro sobre “Trabalho Decente e a Promoção da Segurança e Saúde do Trabalhador” mais de 80 pessoas, que acompanharam e debateram o tema apresentado pelo procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT), Alberto Balazeiro, e a coordenadora da Agenda Bahia do Trabalho Decente, Patrícia Lima (Assessora Especial da Setre).


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>