Miudinhas
Tasso Franco
07/02/2009 às
20:10
COBRA-SE PARA REZAR, PASSAR FOLHA E TIRAR DESCARREGO. MAS, QUEREM IPTU FREE.
Pobreza ocupa margens das estradas baianas vendendo frutas e artesanato
 |
Sêo Antero, 74 anos, mais antigo vendedor de mangas da BR-116, Feira/Santa Bárbara |
Miudinhas globais:
1. Neste domingo, 8, tem BA x VI no Barradão. Procure, portanto, evite a Avenida Luiz Viana (Paralela) salvo se você vai ao estádio. Nesta data dá-se, também, o retorno de uma parcela significativa da população classe média alta que veraneia no Litoral Norte e está de volta à capital, pois, as aulas dos colégios privados reabrem na segunda-feira. Vai ser um teste para a PM e Prefeitura, através dos agentes da SET.
2. O BA X VI vai ser pra pirão. O Bahia melhorou bastante seu time e até costuma vencer do Vitória no Barradão. Daí que será ainda mais emocionante. Mais trabalho também para a Polícia. O comandante da PM, cel Mascarenhas, diz que a corporação tem experiência e vai atuar garantindo a segurança dos torcedores.
3. A pobreza baiana tem provocado um aumento substancial de pessoas que vendem produtos de toda natureza às margens das estradas estaduais e federais. Nesta época do ano, na BR-116, na linha Norte em direção a Tucano, vê-se de tudo: desde vendedores de mangas e melancias, a mercadores de castanhas e amendoins.
4. No trecho da estrada entre Feira e Santa Bárbara atua num ponto há anos, em frente ao seu sítio, Sêo Antero Santos, 74 anos de idade. É o mais antigo vendedor de frutas da estrada. Ao BJá disse com sua filosofia que vida é boa, sem problemas. "Como sáúde né meu filho", vai tudo ótimo.
5. O Programa Municipal Universidade Para Todos (Promuni), da Prefeitura de Lauro de Freitas garantiu acesso ao Ensino Superior para mais 32 jovens do município. Agora são 233 alunos matriculados na União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime), com bolsa integral assegurada pelo Programa.
6. O Promuni, instituído em 2007 através de lei do Executivo e aprovada na Câmara, visa democratizar o acesso de jovens oriundos da rede de ensino municipal ao ensino superior, através de bolsas de estudo.
7. Com apoio da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, a União dos Artistas de Lauro de Freitas (Unialf) abre na próxima quarta-feira (11), uma exposição em homenagem a Dorival Caymmi, na sobreloja do Aeroporto Internacional de Salvador.
8. O vernissage está marcado para as 17h, com coquetel e apresentações musicais. Inspirada nas canções de Caymmi, a exposição traz telas de 13 artistas laurofreitenses, como Juarez Paraíso, Angela Veiga Pinho e Therezinha Lima.
9. Um grupo de 15 empresas filiadas à Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Abrastoa) vão comercializar, em todo o país, pacotes de viagem para a temporada de março na Bahia. Neste período, durante três finais de semana, será realizada a segunda edição do Espicha Verão, projeto promovido pela Secretaria Estadual do Turismo (Setur) e a Bahiatursa.
10. A iniciativa prevê uma intensa programação musical e cultural em Salvador, Ilhéus, Porto Seguro e Itacaré. Na parceria firmada entre a Setur, Bahiatursa e a Abrastoa, a empresa oficial de turismo ficou responsável pela articulação entre o setor hoteleiro baiano e os operadores de viagem, que receberão uma lista de hotéis interessados para a formatação de pacotes turísticos.
11. Sendo assim, as empresas ligadas à associação devem ainda fazer parcerias com companhias aéreas e produzir anúncios que serão veiculados em jornais de grande circulação e revistas especializadas.
12. Para o secretário Domingos Leonelli, essa é uma importante contribuição para prolongar a alta estação na Bahia. "O Espicha Verão é uma iniciativa que teve 97% de aprovação popular no ano passado e a sua repetição pode ajudar a consolidá-lo como mais um produto turístico, como foi o São João da Bahia, que registrou um acréscimo de 60% no número de visitantes".
13. O diretor da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - Seção Bahia (ABIH-BA), Luís Blank, elogiou a iniciativa e afirmou que é preciso que o setor faça a sua parte. Para ele, não será difícil negociar a implantação de tarifas promocionais no período do Espicha Verão com os empresários das redes de hotéis, pois a intenção é manter o máximo de leitos possíveis ocupados.
14. Segundo o presidente da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem - Seção Bahia (Abav-BA), Pedro Costa, "esse estreitamento de relações do Governo do Estado é uma iniciativa inédita que pode render frutos, como o aumento do fluxo, a melhoria do produto e o crescimento do turismo na Bahia".
15. O Curso de Redes da UNIFACS está com inscrições abertas para certificações nas áreas de Fundamentos do Linux, Mantendo um Ambiente Windowns Server 2003 e Introdução a Lógica da Programação. Os cursos, cujas aulas começam no próximo sábado (7), têm diferente carga horária. Para mais informações, acesse o site
www.redes.unifacs.br.
16. - Dendê no sangue, sem eles(as) não há patrocínio. Diverti-me com o artigo. Comentário da jornalista Aninha Umbigo.
17. Vem aí nesta semana as feijoadas caça-níqueis do pré-Carnaval de Salvador.
18. Os terreiros de candomblé não querem pagar IPTU em Salvador. A Igreja Católica já não paga IPTU dos seus templos. Os espíritas também vão querer o mesmo. Os umbandistas, idem-idem. Os crentes e evangélicos da mesma forma. Somando tudo são mais de 2.000 mil espaços que a "Viúva" deixa de recolher aos cofrs públicos o devido.
19. A conta, obviamente, pára no bolso do contribuinte normal: as pessoas residentes em casas e apartamentos, as empresas e os prestadores de serviços. Perguntinha socrática: uma loja que vende produtos de candomblé vai pagar IPTU? E uma loja de santos paga IPTU? Um colégio de freiras paga?
20. Curioso é o seguinte: se o sujeito vai fazer um batizado paga. Se põe uma missa para alguém paga. Se for num terreiro olhar o santo paga. Se for tomar um banho de folha paga. Se for num tempo evangélico paga. Se for numa sessão de descarrego paga. Se tomar uns passes num centro espírita paga.
21. De maneira que, de forma tal se tudo que acontece nos tempos e terreiros tem capilé no meio a Prefeitura deve cobrar o IPTU de todos eles.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>