Miudinhas
Tasso Franco
05/02/2009 às  20:20

ALAN SANCHES ANUNCIA CÂMARA INTINERANTE PARA MELHORAR IMAGEM DA CASA

As jaulas que Polícia colocou no circuito do Carnaval mancham imagem do governo



Foto: Foto: BJá
Gaiola para presos colocada em Ondina, no circuito do Carnaval. Falta de tato e incompetência.
Miudinhas globais:  

1. O novo presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Alan Sanches, PMDB, está empenhado em estreitar o relacionamento da Casa da Cidadania com a população. Não quer culpar ninguém pelo desgaste sofrido pela Casa nos últimos anos, até porque também foram realizados alguns projetos interessantes, e fazer à sua parte. Está consciente de que, se tiver sucesso ajuda à cidade e à sua carreira política.

2. Na primeira instância, e é o que está fazendo agora, se inteira dos procedimentos administrativos, contratos, serviços, analisa ativos e passivos. A partir daí, então, começará a agir e a imprimir sua própria marca. Uma das idéias é levar a Câmara aos cidadãos onde eles residem. A Câmara Intinerante nos bairros.

3. A idéia não é nova. Mas, se bem executada, ainda que aos vereadores reserve-se o poder de legislar e não de executar obras e serviços, mesmo assim é uma boa idéia. Não se trata de um projeto pessoal do presidente e sim para atender todos os vereadores. Embora, como se sabe na vida real, pode haver um ou outro queixume de invasão de reduto eleitoral.

4. Outra proposta de Alan é fazer com que as Comissões Temáticas da Casa se envolvam mais com os projetos e programas que estão sendo executados na cidade (vide Metrô, Via Portuária, plantas de prestadores de serviços, Shoppings, etc) e participem mais ativamente desses debates, sobretudo, propondo soluções.

5. De fato, um dos temas mais polêmicos da atual administração, a favelização da orla da cidade, não se vê uma participação efetiva de vereadores e da Câmara como instituição. Algumas intervenções urbanas também deixam à Câmara do lado. Ou seja, a Câmara só vê o bonde passar.
 
6. Alan fala, também, de criar uma Comissão de Segurança na Casa exatamente para tratar e debater o tema mais palpitante do momento, que é a questão da violência urbana. "Nós vamos colocar a Câmara para funcionar dentro de uma gestão participativa com a cidade e sua populaçlão", finalizou.
 
7. As celas vistas ao ar livre nos dois circuitos do Carnaval de Salvador e que irão compor as estrturuas das delegacias imóveis são de um mau gosto em termos de imagem para o governo terrível. É claro que não precisava camuflar as estruturas metálicas, as gaiolas dos presos, mas, também, não precisava colocar dessa forma aos olhos da população.
 
8. Correto seria apresentar à imprensa as delegacias já montadas e espacialmente colocadas ao longo dos circuitos. Trata-se, obviamente, de uma medida repressiva importante para o sossego do Carnaval. Agora, por as "gaiolas" nas ruas, fora das estruturas, é de uma falta de tato impressionante. Fica a impressão de que, ou o governo gosta de "apanhar" da midia; ou a incompetência de alguns assessores é demais.

9. No ano passado aconteceu aquela "loucura" com os conteineres do enão secretário Paulo Bezerra, uma coisa horrorosa e que recebeu tantas críticas, merecidas, após "torarem"R$1.1 milhão dos cofres públicos. Agora são as "gaiolas" à vista de todos. Santo pai!

10. A Prefeitura de Salvador tem 17 Administrações Regiões. Na gestão passada, a de João I, foram prometidas de acordo com as reuniões do orçamento participativo e coisas do gênero, 4 obras por AR. Mas, nada disso aconteceu.

11. Agora, segundo o vereador Alcindo da Anunciação, PSL, a AR central está sendo dirigida por uma "imperatriz", Onailda Lobo. Ainda de acordo com o vereador ela já disse que seu cargo é técnico e não vai atender políticos. Fim de papo. Que os vereadores vão se queixar a Dom João III, o rei que mandou fundar a cidade do Salvador.

12. O vereador quer saber quem foi que indicou Onailda I para o cargo. Se foi um técnico e/ou um político! Ou se foi o rei Dom João III.

13. Tá na rede de assessor para assessor: Picolé: Respeito seu trabalho de gerente da BahiaPesca e assessor de imprensa de deputado, mas, já pedi três vezes e vou pedir de novo: tire meus e-mails da sua lista porque não tenho interesse nenhum nas peripécias de Geraldo Simões. Por favor, é um pedido educado, retribua. Giorlando Lima.

14. E o castelo do deputado mineiro Edmar Moreira (DEM), no valor de R$20 milhões, sem declarações à Receita Federal? É imoral com declaração e/ou sem declaração. Uma afronta.

15. Os barraqueiros de Salvador e o advogado da categoria, João Maia, estão anunciando uma greve para o próximo dia 15, domingo. Dizem que vão parar suas atividades. E eu pensei que tava tudo parado e favelizado em trechos da orla atlântica. Maia disse, numa emissora de rádio, que deseja saber onde o pessoal vai fazer xixi, no domingo.

16. Lá vai a resposta: onde sempre fez - no marzão da Bahia. Coco também. Quem vai a  praia de Piatã sabe disso e vê uns troços boiando diferentes de peixes.

17. Vá se preparando para enfrentar o trânsito na próxima segunda-feira, 9, retorno às aulas nas escolas privadas e rede pública. Para os professores da capaital, rede municipal, as atividades tiveram início com a Jornada Pedagógica, realizada de 3 a 6 de janeiro, envolvendo mais de 5 mil docentes, na capital.

18. Nas escolas do Estado o ano letivo inicia com direitos eleitos pelas comunidades - alunos, pais e professores - e agora serão testados administrativamentes. É um excelente teste que se inicia. 

19. A pergunta que o pessoal que estuda na Universidade Católica, capus de Pituaçu, é a seguinte: no dia que tiver jogo do Bahia, à noite, quem vai controlar o trânsito? Se sem o estádio de Pituaçu os alunos classe média da UCSAL, quase todos com carros, já era um problema. Imaginem o que vai acontecer!

20. O prefeito João Henrique liberou a seguinte nota a imprensa através do seu secretário de Comunicação, jornalista André Curvelo: - Sobre a forma como tem sido abordada por alguns setores da imprensa o relacionamento do prefeito João Henrique com o governador Jacques Wagner, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura informou que o prefeito está solicitando uma audiência com o governador para tratar de Copa do Mundo 2014, evento extremamente importante para Salvador e para a Bahia.

21. João está preocupado, principalmente, com a questão da mobilidade urbana e já tem projeto para discutir com Wagner.  Em nome dos interesses da cidade, JH deseja a normalização das ações administrativas e institucionais entre as duas esferas de poder.  "As eleições já passaram, graças a Deus e a vontade popular, nós saimos vitoriosos das urnas. Agora, os interesses coletivos devem estar acima dos interesses partidários e políticos". Tá dito.

22. A curiosidade da nota é que foi enviada à imprensa com papel timbre da empresa AC Comunicação que pertence ao secretário. Pelo visto, perdeu-se completamente o senso ético na Prefeitura de Salvador.

23. O deputado Pedro Alcântara foi escolhido novo líder do PR na Assembléia Legislativa, em substituição ao deputado Elmar Nascimento.

24. A Assembléia Legislativa retorna aos trabalhos no próximo dia 16, 10h, quando o governador Jaques Wagner lerá sua mensagem balanço dos dois anos de administração e apontará as diretrizes para o final do seu governo.

25. Até agora os deputados da ALBA não conseguiram entender a postura do PMDB em relação à última eleição da Mesa Diretora. Ficou um vazio tão grande, dúvidas imensas e os analistas buscam explicações de bastidores. Se posicionou contra Marcelo Nilo, mas, não necessariamente contra o governo, embora Nilo fosse o candidato declarado e sacramentado do governador.

26. Demorou de definir o apoio a candidatura do deputado e líder do partido, Leur Lomanto Jr, a Primeira Secretaria da Casa. Perdeu essa posição que já era ocupada pelo deputado Luciano Simões, o qual, chegou a anunciar sua candidatura a presidente. E, se distanciou ainda mais do PT, sem mais nem menos.

27. O governador Jaques Wagner, em conversa com a imprensa na FLE, disse que considerava a postura do PMDB como de "traiçao".

28. No café da manhã que o prefeito João Henrique ofereceu aos vereadores da base governista visando estreitar as relações, a atitude do vereador Adriano Meireles, PTB, causou uma enorme surpresa entre seus pares. O vereador partiu pra cima do prefeito e disse poucas e boas. Se João é de briga tinha saido nos tapas.

29. Meireles disse, entre outras coisas, que o prefeito era um ingrato, pois, recebeu seu apoio e ele teve como troco demissões de pessoas suas situadas em ARs e outros postos da Prefeitura. O camarada tava espumando.

30. Jequié vive problema sério de casos de dengue que assola a cidade. A Prefeitura tem adotado atitudes de emergência e já teriam morrido 11 pessoas. Hoje, faleceu uma jovem de 27 anos funcionária "manicure" do salão "Jocenando cabelereiro", vítima de dengue.

31. Em relação as notas 20, 21 e 22 recebemos e-mail do secretário de Comunicação da Prefeitura, André Curvelo, com o seguinte texto: - Quando uso este e-mail, o faço com todo orgulho, afinal é o endereço de uma empresa de 14 anos séria e ética, criada pelo trabalho e dedicação. Alguma vezes, distante do meu gabinete na secretaria, o acesso pelo meu provedor é mais fácil. Você bem sabe das dificuldades do setor público principalmente no que diz respeito a tecnologia. Os meus atos são norteados pela transparência. Não sei quanto ao seu tempo de secretário, mas no meu posso lhe garantir de que não vale tudo. Muito pelo contrário. A realidade hoje é outra. Estou à sua disposição para qualquer tipo de esclarecimento, de forma aberta, séria, sem cara amarrada, sem rancor. Tudo com base nos princípios básicos do bom jornalismo: verdade e seriedade.

32. Resposta: no meu tempo de secretário, de fato, não havia esse tipo de comportamento. De fato, é melhor ter cara amarrada do que uma empresa congênere na mesma área de atuação.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>