Miudinhas
Tasso Franco
29/06/2013 às
15:59
SUCESSÃO 2014 NA BAHIA: OTTO volta a ser lembrado como uma alternativa
Muy sacaneta esse Blatter, presidente da FIFA, ao convidar a presidenta Dilma para assistir ao jogo Brasil x Espanha, no Maracanã. Que sacripanta!
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Agora, mais do que antes, diante da pesquisa DataFolha revelando a queda da popularidade da presidenta Dilma em 27% após duas semanas de protestos nas ruas do país, saindo do patamar de 57% (ótimo/bom) para 30%, o que comentamos ontem sobre os rumos da sucessão baiana passa a ter mais sentido. O governador Jaques Wagner (PT), terá (em tese) que se desencompatibilizar em abril próximo para se manter com voz altiva no Parlamento, na Câmara dos Deputados, como ele próprio jádisse, de preferência; ou como me revelou, hoje, um parlamentar, no Senado.
2. Comenta este deputado que o governador, a partir do momento em que o PT perde densidade eleitoral, se torna mais difícil para ele fazer seu sucessor com um candidato do PT, Rui Costa, o seu preferencial, na medida em que, se carregar Rui já era uma missão difícil, Wagner e o PT bem avaliados com apoio de Lula/Dilma, agora, o quadro fica mais complicado. Restaria a Wagner apoiar a candidatura de Otto Alencar (PSD), ao governo do Estado, optando, assim, a ser o candidato a senador. Tem sentido.
3. Justifica o parlamentar que Otto, na surdina (nem tanto assim) vem pavimentando estradas no interior da Bahia e, ao mesmo tempo, também, pavimentando sua provável candidatura a governador. Inegável, pois, na visão desse deputado com quem conversamos, que Otto é muito mais popular do que Ruy, e tem, sob seu controle, muitas bases interioranas, as quais, são mais suas do que de Wagner.
4. Ou de ambos quando o PT tinha mais controle da sucessão nacional (e até estadual), porque Otto é fidelíssimo a Wagner. Mas, o quadro se modificou. E aí entra a praxis política de fazer o sucessor com outro nome que não seja do PT, o que seria um mal menor do que uma derrota.
5. O vento, na atualidade, está soprando na direção de Otto na medida em que o projeto do PT está dando n'água. Ainda restaria, no entanto, a possibilidade, agora mais concreta do que nunca, do retorno de Lula ao cenário como candidato do PT à presidência. Certamente o ex-presidente vai avaliar isso mais adiante, reorganizando as forças do partido em torno do seu líder maior ficando Dilma com a missão apenas de governar e tentar colocar o país nos trilhos, com menor taxa de inflação, mais investimentos produtivos e assim por diante.
6. Sendo Dilma cria de Lula, mesmo diante de sua queda de popularidade, dá-se a impressão que se tornou uma Fernando Collor, salvo a pecha de corrupção que não lhe cabe. Mas ainda há tempo de recuperação se adotar medidas sintomizadas com a vontade popular (o grito das ruas) e deixar com o Congresso com essa questão da reforma politica.
7. Dilma no entanto, não dá sinais nessa direção e fica se reunindo com grupos sociais sem mexer no seu governo, salvo o anúncio da redução do IPI para a linha branca e promessas de investimentos na saúde e na educação. Susurra-se no meio político que, na próxima semana, a presidenta vai anunciar medidas de impacto no seu governo.
8. Veja que alguns governadores estão sendo mais práticos do que Dilma. Geraldo Alckim, governador de SP, anunciou a venda de um helicóptero que o servia, o não preenchimento de milhares de cargos comissionados que estavam vagos no seu governo, congelou as tarifas de aumento dos pedágios e dá mostras de algo concreto para o bolso do contribuinte.
9. Enquanto isso, Dilma fica falando em plebiscito, reforma politica e recebendo delegações da OAB, sindicalistas, igreja e estudantes. Agora, criou um "Plebiscito Já", embalado na bandeira do PT, levando ao Congresso uma proposta de última hora e que não daria tempo de se fazer uma reforma adequada, atropleando-se a Constituição. Como se dissesse assim: o abacaxi está na mão de vocês (Congresso).
10. Wagner, também, ainda não deu sinais de que vai fazer alguma ação no sentido de atender os clamores da população, ele que adora andar de helicóptero pra tudo que é lugar, objeto, inclusive de desgaste para sua imagem na última campanha municipal de Salvador.
11. Então, voltando a sucessão baiana, na tese desse parlamentar com quem conversamos, na sua percepção, a chapa majoritária da base aliada para 2014, seria Otto (governador), um representante do PP na vice; e Wagner ao Senado. Aí questionei: "Otto é o Brasil Velhe não esse que está nas ruas". Respondeu-me: "O sistema politico no interior da Bahia, com plebiscito ou sem, não se modifica de uma hora para outra e aí Otto é organizado e forte".
12. E as oposições como se encaixem nesse processo, incluindo ACM Neto? Este será o objeto de nosso comentário para domingo à noite.
******
13. Plebiscito Já: é mote da campanha do PT nas ruas durante o 2 de Julho. Querem enganar o povo de novo.
14. Uma denúncia anônima levou policiais militares da 20ª CIPM/Santo Amaro a prenderem dois homens conhecidos como “Ere” e “Jonatas”, que furtaram vasos sanitários, grande quantidade de fio elétrico e conexões PVC do Programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida, de São Francisco do Conde.
15. Os acusados foram localizados no distrito Pedra, em Santo Amaro, na quinta-feira (27), quando venderam três vasos sanitários a um empresário de prenome Francisco. Jonatas trabalhava como vigilante do depósito de materiais do programa de habitação popular.
16. Os objetos foram recuperados no interior do estabelecimento de Francisco, localizado no Centro de Santo Amaro. Os acusados e o interceptador foram apresentados e o material entregue na 3ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin).
17. Muy amigo esse Josepht Blatter ao convidar Dilma para assistir o jogo Brasil x Espanha, no Maracanã.
18. Prefeitura de São Francisco do Conde promoveu forró para idosos. Legal. Até agora, no entanto, a Prefeitura não disse quanto gastou no Forró do Chico.
19. São Francisco do Conde contra indevidamente prestador de serviço para a Câmara. Segundo o TCM, o ex-presidente da Casa Legislativa, Messias da Silva, não apresentou qualquer justificativa para a irregularidade apresentada na denúncia, sendo determinada a formulação de representação ao MP e multa de R$ 6 mil.
20. Equipes de abordagem e técnicos da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) retornam à Arena Fonte Nova e entorno neste domingo (30), dia em que Italia e Uruguai disputam o 3º lugar da Copa das Confederações, para assegurar que os direitos de crianças e adolescentes, idosos e pessoas em situação de rua sejam preservados.
21. O grupo será formado por 110 pessoas (profissionais e voluntários) incluindo, além do pessoal da SEMPS, Ministério Público Estadual, Juizado da Criança e Adolescente, Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado da Bahia (SEDES), a Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra a Criança e o Adolescente (DERCA), Conselho Tutelar e demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.
22. A presidente da APEB – Associação dos Procuradores do Estado da Bahia, Cléia Costa dos Santos, solicitou ao governador Jaques Wagner celeridade no trâmite da minuta que altera as regras referente aos honorários advocatícios dos procuradores, documento entregue desde o início do mês de maio à Casa Civil, secretaria que até o momento não se pronunciou e nem estabeleceu via de diálogo com a entidade representativa da categoria.
23. A minuta, que deverá ser convertida em Projeto de Lei e encaminhada à Assembleia Legislativa para aprovação, foi elaborada coletivamente com os associados, técnicos da SAEB, SEFAZ e Procuradoria Geral do Estado – PGE, o que, segundo Cléia Santos, assegurou ao texto todos os aspectos técnicos adequados.
24. Os procuradores reivindicam o resgaste de 100% dos honorários da cobrança judicial – hoje reduzido a 80% - e o pagamento dos honorários sucumbenciais, que são os honorários relativos às causas em que o Estado, demandado, sagra-se vencedor.
25. A Gerente Executiva, Diana Navarro, viaja para Tocantins neste domingo (30), como representante do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia – Sinapro-Bahia, para participar do Prêmio Jaime Câmara de Propaganda Tocantins.
26. Diana irá compor o corpo de profissionais que julgarão as peças inscritas na 7ª edição do Prêmio. O objetivo é julgar e escolher os melhores comerciais de televisão, rádio e jornal, criados e veiculados pelas agências tocantinenses, nos veículos do Grupo Jaime Câmara de janeiro a dezembro de 2012.
27. O julgamento será realizado, em Palmas/TO, no dia 01 de julho, das 09 às 18h. Realizado pelo Grupo Jaime Câmara (Rede Globo de Tocantins), o evento também contará com a presença da Executiva do Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior no Estado da Bahia - SEPEX-BA, Erika de Angelis.
28. Gil está no Brasil?
29. Será no dia 11 de julho, às 18h, na Livraria Cultura do Shopping Salvador, o lançamento do novo livro do escritor e jornalista Emiliano José. A obra “Galeria F – Lembranças do mar cinzento (IV) – Golpe. Tortura. Verdade” (Caros Amigos Editora) tem prefácio do pesquisador de comunicação Venício A. de Lima, da Universidade Nacional de Brasília (UNB) e posfácio assinado por Paulo Vannuchi, integrante da Comissão de Direitos Humanos da OEA.
30. Na noite desta sexta-feira (28) o deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto (PT), prestigiou o Forró dos Despachantes, confraternização organizada pelo Sindicato dos Despachantes de Veículos e Documentos de Feira de Santana (Sindefesa) em conjunto com a 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), órgão que representa o Detran na cidade.
31. O evento aconteceu no Sítio Campestre, localizado no bairro Papagaio, e reuniu funcionários, membros do Sindefesa, seus familiares e convidados.
32. Neste domingo, dia 30, tem Olodum de volta as ruas do Pelourinho. Os tambores do grupo estão prontos para emanar boa sorte para o Brasil, no jogo que a seleção disputa com a Espanha. O encontro acontece às 18h no Largo do Pelourinho. Para a Copa das Confederações, a banda também lançou a canção "Olodum Raiz do Brasil", de autoria de Jucka Maneiro, Sandoval e Roberto Cruz.
33. Embaixador da Copa de 2014, o grupo nos jogos do Brasil também apresentará o hino nacional em forma de Samba Reggae.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>