Miudinhas
Tasso Franco
27/06/2013 às
10:10
EX-PRESIDENTE LULA submergiu e deixa Dilma com desgaste junto eleitor
O Planserv - Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais convoca servidores de 60 órgãos para o recadastramento, a exemplo de Derba, Detran, Ebal, Seagri, Sefaz, Seap, SSP, Tribunal de Justiça e Uneb.
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O ex-presidente Lula da Silva sumiu do mapa. Na linguagem politica, quando isso acontece, diz-se que "o político submergiu". Isso acontece por recomendação do markerting politico quando uma personalidade tem uma exposição excessiva na midia e precisa dar um tempo para não haver desgaste de sua imagem; ou quando ocorre um fato relevante como os protestos que se dão nas ruas do Brasil e o político não quer se comprometer, fazendo de conta que não é com ele, que não sabe de nada (típico de Lula) e deixando o ônus da prova, neste caso, para a presidente da República, Dilma Rousseff, no fundo, sua afilhada e a quem deveria estar protegendo de público e não isolando-a.
2. Dilma foi até além do que recomenda a boa prática politica e o cerimonial palaciano ao se reunir com o ex-presidente e o marketeiro João Santana, num hotel em São Paulo, assim que os protestos se iniciaram e ela levou uma vaia na abertura da Copa das Confederações, no estádio Mané Garrincha, em Brasilia.
3. A rigor, essa reunião deveria ter sido feita no Palácio do Planalto e não em SP. Lula e Santana deveriam ir ao encontro da presidenta e não ao contrário. Mas, mesmo diante dessa submissão, Dilma acatou os conselhos dos dois e falou à Nação, via rede de rádio e televisão, num pronunciamento que provocou mais críticas contra a chefe da Nação do que qualquer outra coisa.
4. Quando os protestos cresceram com 1.2 milhão de pessoas nas ruas, pancadaria da PM, destruição de patrimônio público por parte de manifestantes, mortes, saques, incêndios de ônibus e carros, Dilma sentiu que o furo era mais embaixo e precisaria se socorrer promovendo um diálogo mais ampla com a sociedade, com os líderes do Movimento Passe Livre, a OAB, presidente do STF, políticos, e sobretudo com sua equipe de governo.
5. Por sinal, a presidente se apresenta muito mal assessorada, com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso batendo cabeça e ela alçando o ministro da Educação, Aloísio Mercadante, como seu porta-voz diante de uma assessora de Comunicação que está tão muda quanto Lula.
6. Ora, o ex-presidente Lula tem vasta experiência com movimentos sociais e passeatas, tem integrantes no Ministério Dilma muito próximos de sua pessoa, e, tradicionalmente, gosta de dar opiniões sobre todos os temas, ainda mais os políticos, daí que se estranha o seu silêncio, a sua omissão pública no apoio a presidenta.
7. Se comporta como se estivesse fazendo de conta que não tem nada a ver com isso, que o Brasil só existiu depois dos seus governos e estava muito bem quando passou a Dilma, que quem está com seu carvão molhado que procure abanos em outros locais e assim por diante.
8. Lula, todos sambem no meio político, que contribuiu muito para que toda essa revolta estourasse no país, foi no seu governo que aconteceu o Mensalão, foi nos seus períodos governamentais que as alianças políticas mais estapafúrdias foram feitas pelo bem da "tal governabilidade", que se descaracterizou o PT fazendo surgir o PSOL/PSTU e o Rede de Marina Silva, que pessoas que tanto lutaram para construir o PT na forma em que se formatou viu todo sonho ir por água abaixo,com sindicalismo crescente nas hostes governamentais, empreguismo e assim por diante.
9. Perdida, encurralada, a presidenta propõe uma Reforma Politica com Constituinte, logo bombardeada, muda para plebiscito à uma reforma política, tema que não está nos protestos das ruas cuja população clama por melhor transporte público e mais barato, educação e saúde com padrões Fifa, fim da corrupção, e não tem capacidade para distinguir o que significa voto distrital ou voto misto; lista aberta ou fechada; financiamento público ou privado de campahas; e deseja, sim, solução para os seus problemas do dia a dia, coisas mais objetivas.
10. Basicamente, mais investimentos nos setores essenciais, menos gastança dos cofres públicos com dezenas de ministérios e cargos comissionados, fim das viagens supérfluas, estudos sem sentido e uma politica econômica precisa, sem essas vacilos de um ministro da Fazenda, o qual a cada momento apresenta um número para o PIB e outro para inflação, sempre dando errado.
11. O que aperta o cinto da classe média no momento é a inflação galopante, o endividamente, mais impostos a pagar, enquanto Brasília funciona como se fosse uma ilha da fantasia, o Congresso Nacional de costas para a população fazendo o que deseja, salários, comissões e empreguismo crescente, e agora gastos astronômivos para uma Copa de Futebol algo que já envolve R$28 bilhões.
12. Vê-se, pois, que as prioridades palacianas e do Congresso são outras, que o Itamarati, atacado pelos manifestantes, trabalha para perdoar dívidas de países africanos e de Cuba, que o país toma tungas da Venezuela e da Bolivia e fica por isso mesmo.
***************
13. O setor filantrópico de saúde na Bahia acaba de ganhar mais representatividade no cenário nacional: o presidente da Federação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado da Bahia (FESFBA), Mauricio Dias, é o novo vice-presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB).
14. Com a eleição realizada ontem, em Brasília, Saulo Coelho, ex-deputado federal e provedor da Santa Casa de Belo Horizonte (MG), é o presidente da CMB.
15. A indicação por unanimidade, do presidente da FESFBA para a vaga de vice, foi também o reconhecimento do seu comprometimento e de sua atuação durante os últimos três anos como diretor da CMB, sempre defendendo os interesses do setor.
16. O engenheiro José Hamilton da Silva Bastos é o novo superintendente da Sucop (Superintendência de Conservação e Obras Públicas de Salvador). Ex-diretor de Obras e Planejamento da CTS (Companhia de Transporte de Salvador), empresa recentemente transferida para o estado, José Hamilton assume o cargo deixado por Antonio Carlos Batista Neves, que teria derrapado na obra mal feita da Nilo Peçanha.
17. “Vou trabalharem completa afinidade com o secretário Paulo Fontana (Infraestrutura) e seguir as determinações do prefeito ACM Neto”, disse o novo superintendente.
18. O prefeito ACM Neto disse que os manifestantes não chegaram a um consenso sobre a formação de um grupo para ser recebido no gabinete. Ele também pediu que os manifestantes chegassem ao Palácio Thomé de Souza, ou seja, que não fosse feita uma barreira policial na Praça Castro Alves.
19. ACM Neto afirmou que continua disposto a dialogar e receber o movimento de forma apartidária
20. (Camaçari) - As atividades do projeto Prata da Casa contemplam 40 servidores da Sesau (Secretaria da Saúde) no curso de Atendimento de Excelência. A capacitação acontece a partir de sexta-feira (28/06), no auditório 3 da Cidade do Saber, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
21. A capacitação beneficia 200 servidores, divididos em cinco turmas com 40 profissionais. As aulas acontecem sempre às sextas-feiras e o curso tem duração de 18 horas/aula. Serão ministrados assuntos relacionados ao atendimento ao cidadão, qualidade no atendimento ao público, satisfação ao cliente, princípios éticos e legais, legislações e outros temas.
22. Será prorrogado o período para inscrições no concurso público da Procuradoria Geral do Estado (PGE). O novo prazo se encerra às 14h do dia 5 de julho. Ao todo, serão ofertadas 56 vagas para os cargos de Analista e Assistente de Procuradoria, sendo 5% delas destinadas a pessoas com deficiência.
23. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site da organizadora do concurso, a Fundação Carlos Chagas - FCC (www.concursosfcc.com.br). O certame é realizado pela Secretaria da Administração (Saeb).
24. Os interessados em ingressar no quadro de funcionários da PGE poderão se candidatar a uma das 20 vagas para o cargo de Analista de Procuradoria, com atuação nas áreas de Apoio Jurídico, Apoio Calculista e Apoio Administrativo. Na área jurídica, estão aptos candidatos com ensino superior em Direito.
25. O governador Jaques Wagner participa nesta sexta-feira (28), às 11h, em São Paulo (SP), da 32ª Reunião do Conselho Consultivo do World Trade Center São Paulo, onde falará para empresários, autoridades e formadores de opinião sobre as oportunidades de investimentos da Bahia.
26. O World Trade Center São Paulo é considerado o mais completo complexo empresarial da América Latina e integra a rede internacional da World Trade Center Association, a maior associação de executivos do planeta, com mais de 1,2 milhão de empresas associadas e presente em 110 países.
27. (Folha de SP, 27) O ministro Guido Mantega (Fazenda) ouviu ontem duras críticas da oposição, que chegou a sugerir sua demissão. Durante audiência de mais de cinco horas com o ministro na Câmara de Deputados, parlamentares criticaram desde o baixo crescimento e a inflação alta até a falta de credibilidade das contas públicas e a pequena entrada de turistas estrangeiros no país.
28. Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi o mais enfático. Ele disse que, por causas de erros de projeção para o crescimento, Mantega estaria demitido, se estivesse em empresa privada. Segundo o parlamentar, os problemas atuais do Brasil derivam de uma crise de confiança no país, e não de uma crise internacional. "A crise tem nome e sobrenome: chama-se Dilma e chama-se Guido Mantega."
29. A alta do dólar e o efeito nocivo que ela exerce sobre os preços no Brasil deve engolir os benefícios produzidos pelas reduções de tarifas de transporte público e a suspensão de outros aumentos.
30. O pacote de bondades inclui a redução das passagens de transporte público em capitais como Rio, São Paulo, Curitiba, Goiânia, Recife, Fortaleza, Porto Alegre e provavelmente Belo Horizonte, congelamento do pedágio nas estradas paulistas e da energia elétrica no Paraná.
31. Somadas, as medidas anunciadas até aqui poderiam retirar até 0,20 ponto percentual da inflação deste ano, estima a consultoria LCA. Isso significa que a inflação de 2013, prevista em 5,8% pelos analistas do mercado financeiro, poderia recuar para 5,6%. Mas esse benefício deve desaparecer se a cotação do dólar persistir elevada por mais tempo.
32. Analistas já preveem que a moeda americana não voltará mais ao valor que vigorava até o início do mês passado (ao redor de R$ 2).
33. Essa alta, se mantida, pode ter um impacto de aumento de 0,31 ponto percentual na inflação, estima o economista-chefe da consultoria MCM, Fernando Genta. Isso anularia por completo o efeito do pacote de bondades sobre o custo de vida e adicionaria mais pressão.
34. "Caso a política do BC seja passiva, ou seja, os juros permaneçam estáveis, o impacto da depreciação de 10% poderá ser de 0,46 ponto percentual [a mais na inflação]."
35. O Planserv - Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais convoca servidores de 60 órgãos para o recadastramento, a exemplo de Derba, Detran, Ebal, Seagri, Sefaz, Seap, SSP, Tribunal de Justiça e Uneb.
36. A chamada é para que eles compareçam aos postos Planserv nos SAC's e cumpram as exigências para o recadastramento, evitando a sua futura exclusão da assistência e de seus demais dependentes.
37. A relação com o nome dos servidores que deve se recadastrar está disponível no site do órgão (www.planserv.ba.gov.br), clicando-se no banner com o título
38. "Recadastramento" que aparece na página principal. De acordo com Jaden Góes, coordenador de Recadastramento do Planserv, a convocação é direcionada aos beneficiários que não cumpriram nenhuma das duas exigências do recadastramento, o preenchimento do Formulário Eletrônico de Recadastramento, o FER, e a entrega da documentação solicitada.
39. Esta é a quarta e última etapa do recadastramento, que abrange ao todo 81 órgãos do Estado. O objetivo é validar as informações prestadas pelos titulares, para garantir assistência à saúde aos beneficiários que realmente têm direito ao plano. Nas três primeiras etapas foram excluídas pouco mais de 26 mil pessoas por falta de comprovação de vínculo com o Planserv.
40. A exclusão dos titulares e do grupo familiar é uma medida extrema prevista no item 6.1 do edital de notificação do recadastramento.
41. A partir de 1º de julho, o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-Ba, 5ª Região) dá inicio, em caráter experimental, a um novo horário de funcionamento Trata-se de uma iniciativa que objetiva proporcionar maior acessibilidade às Assistentes Sociais ao Conselho, com a ampliação do atendimento em duas horas diárias.
42. O CRESS-Ba 5ª Região, situado à rua Fernando Ferraro, 33- Nazaré-, estará à disposição das (os) assistentes sociais e demais usuários(as), das 11h às 18h, atendendo, desta forma, a deliberação do 41º Encontro Nacional CFESS-CRESS, realizado em Palmas (TO) em 2012, que aprovou a jornada de trabalho de 30h semanais para os trabalhadores(as) do Conjunto CFESS-CRESS. Para mais informações ligue: (71) 3322.0421.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>