Miudinhas
Tasso Franco
03/06/2013 às
11:00
TRÂNSITO caótico vai derrubar popularidade de Neto junto classe média
Os rodoviários da Bahia farão assembléia nesta quarta-feira, dia 5 de junho, no Ginásio de Esportes dos Bancários - Ladeira dos Aflitos, às 9h e às 15h, para discutir e votar greve no sistema de transporte.
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Salvador abriu a semana com mais um daqueles dias que, o cidadão podendo, é melhor ficar em casa. O prefeito ACM NETO não pode "brincar com a cor da chita", como se diz no popular, senão sua popularidade vai para o espaço com o caos acentuado no trânsito da cidade, agora, com imposições da FIFA para a Copa das Confederações piorou mais ainda. Hoje, o percurso Comércio a Lauro, via Bonocô/Paralela consumiu 2 horas, no barato.
2. Pela manhã, quem saiu da Barra 7h via Garibaldi/ACM para a UNIFACS/Paralela gastou 1h30min e o retorno para Barra via CAB/Paralela/Ondina mais 1h20 min. O engarrafamento no sentido Salvador chegou a Sussuarana Nova pelo circuito Ayrton Senna e na descida da UPB/LEM travou até o TCM. As queixas contra o prefeito nas emissoras de rádio foram intensas e a Agecom não respondeu a um sequer dos ouvintes.
3. O pior de tudo isso é que não há quem puxe o trânsito, quem oriente, quem faça alguma coisa. No final do dia, moradores do Dique do Tororó queimaram pneus na pista e o engarrafamento entupiu a Centenário a partir do 5º Centro de Saúde Pública. Está demais e o prefeito tem que agir, pedir ajuda a PM, fazer alguma coisa nessas áreas mais criticas da cidade, os corredores Norte/Sul.
4. Noutra área, a Prefeitura bloqueou o acesso ao Costa Azul e Stiep pela Avenida Tancredo Neves, a partir de agora, diariamente entre às 17h às 20h, e a alteração na ligação entre a Avenida Juracy Magalhães e Horto Florestal via Alameda dos Ipês, que passa a ter sentido único, subindo para Brotas.
5. Segundo a Transalvador, com as modificações quem vai para o Costa Azul e Stiep pela Tancredo Neves, entre as 17h e 20h, terá que seguir pela Magalhães Neto e fazer o próximo retorno. A Transalvador espalhou banners pela região para informar a mudança. Além disso, dez agentes de trânsito foram destacados para reforçar a divulgação.
6. A normalidade do trânsito também são afetadas pelas interdições necessárias para a montagem e desmontagem das estruturas da Copa das Confederações. A desmontagem dessa estrutura só acontecerá no dia 7 de julho, de modo que o tráfego foi totalmente interditado na Av. Presidente Costa e Silva (Dique do Tororó), no trecho da saída da Ladeira dos Galés até a Rua da Telebahia, no Jardim Baiano. O acesso Dique – Lapa só pode ser feito pelo Jardim Baiano.
7. A opção de tráfego para quem vem de Nazaré, com destino ao Dique do Tororó, é seguir pela Rua Professor Hugo Balthazar da Silveira, Boulevard América, Rua José Leonídio de Sena, até chegar à Av. Presidente Costa e Silva. Veículos provenientes da Av. Presidente Castelo Branco, do Vale de Nazaré e da Ladeira dos Galés, com destino ao Dique do Tororó, devem seguir pelo Bonocô, Ogunjá e acessar a Vasco da Gama. As mudanças seguem até 05/07.
8. Proibição de estacionamento - No período de 01/06 a 03/07, fica proibido estacionar no Largo do Campo Grande, no lado direito da via que margeia a Praça Dois de Julho, e no trecho situado entre o Hotel Sheraton e o portão de acesso à praça. A medida vai permitir o embarque e desembarque de passageiros de microônibus dos serviços shuttle.
9. Pelo mesmo motivo, de 17/06 a 03/07, está proibido estacionar no lado esquerdo da Rua Fonte do Boi, no Rio Vermelho - em frente ao imóvel de número 176, próximo aos Hotéis IBIS Rio Vermelho e Mercure Hotel Salvador.
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10. O vereador Tiago Correia prometeu que o seu partido, o PTN, reafirmou hoje (03) ao prefeito ACM Neto que está fechado no que se refere à votação a favor da reforma tributária.
11. “O PTN entende a importância da reforma para a cidade. A reforma vai ser fundamental para que Salvador consiga superar os entraves financeiros e poder investir em grandes ações e intervenções para melhorar a qualidade de vida da população, sobretudo nas áreas mais carentes”, disse o vereador, que participou do almoço da bancada com o prefeito, ocorrido no Palácio Thomé de Souza.
12. É...mas, não foi isso que se viu hoje. A sessão da Câmara de Vereadores que apreciaria a matéria sequer teve quórum e caiu a pedido da vereadora Aladilce Souza, do PCdoB.
13. O lançamento oficial do Projeto Transbaião 2013 acontece terça (4/6), a partir das 9h, na Pç Dorival Caymmi, segundo piso do Shopping Iguatemi. Todos os parceiros e apoiadores, assim como a maioria dos representantes das prefeituras por onde o Expresso Transbaião vai atuar durante o mês de junho de 2013, vão estar presentes e à disposição dos jornalistas.
14. O prefeito Paulo Cezar, a subsecretária de Assistência Social (SEMAS) Selma de Jesus e o diretor geral dos Serviços Autônomos de Água e Esgoto de Alagoinhas (SAAE) Sylvio Vianna assinaram ordens de serviço para a construção de mais 500 unidades habitacionais pelo Programa Minha Casa Minha Vida e um programa de esgotamento sanitário, que alcançará 14 bairros do município, respectivamente, na tarde dessa segunda-feira, 03, no Gabinete da Prefeitura.
15. O secretário da Fazenda de S. Francisco do Conde, Marivaldo do Amaral, apresentou em audiência pública o relatório fiscal do município, referente ao 1º quadrimestre de 2013. Foi registrada uma arrecadação de quase R$ 123 milhões, 4,4 % abaixo do valor previsto.
16. Segundo o secretário, a queda na arrecadação foi provocada pela perda de receitas do ISS, mas não preocupa. “ Não foi uma queda expressiva, e como conseguimos reduzir as despesas, as contas continuam equilibradas”, ressaltou.
17. A população de S. Francisco do Conde já pode acompanhar o movimento das contas da Prefeitura e as publicações do Diário Oficial no site Transparência Municipal (transparencia.saofranciscodoconde.ba.gov.br), criado para cumprir as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal.
18. Os rodoviários da Bahia farão assembléia nesta quarta-feira, dia 5 de junho, no Ginásio de Esportes dos Bancários - Ladeira dos Aflitos, às 9h e às 15h, para discutir e votar greve no sistema de transporte. Amanhã, terça-feira, o Sindicato da categoria realiza reuniões de porta de garagem para informar sobre o andamento da campanha salarial.
19. Na semana passada, na última rodada de negociação com os empresários, o SETPS colocou na mesa um índice de 4,13% e a Abemtro 4,5%, percentuais inferiores à inflação do período e que não contemplam os rodoviários. A categoria reivindica 15% de reajuste salarial, redução da jornada para 6h sem redução de salário, ticket de R$15,00, trinta dias por mês e nas férias, fim da dupla função, das terceirizações e das cobranças de avarias.
20. A deputada estadual Graça Pimenta (PR) apresentou na Assembleia Legislativa (AL) uma Moção de Pesar pelo falecimento do rotariano feirense Jonathas Telles de Carvalho, ocorrido no último domingo (2). A parlamentar destacou no documento a importância do trabalho filantrópico desenvolvido pelo rotariano em Feira de Santana.
21. Graça Pimenta solicitou que o documento chegue ao conhecimento dos familiares do rotário Jonathas Telles de Carvalho através da Presidente do Rotary Club de Feira de Santana (2012-2013), Marcia Carvalho Villar Soares, e também do Presidente do Rotary Club da Bahia (2012-2013), Carlos Augusto Pinto de Carvalho.
22. Falta pouco menos de um mês para encerrar o prazo de inscrições para o Processo Seletivo para Transferência Externa e Matrícula Especial na Faculdade Baiana de Direito. Os interessados podem realizar a inscrição até o dia 21 de junho, ao preço de R$ 80,00.
23. A seleção acontecerá em três fases: primeiro com prova escrita, no dia 29 de Junho, das 08 às 12 horas. Em segundo momento ocorre uma entrevista, no dia 10 de julho, às 16:30 horas. Finalizando, ocorre a análise documental, apenas para candidatos de Transferência Externa, nos dias 15 e 16 de julho. Todas as informações estão disponíveis no site www.faculdadebaianadedireito.com.br ou pelo telefone (71) 3205-7700.
24. A Procuradoria Geral do Estado da Bahia publicou na última quinta-feira (30/05), no Diário Oficial do Estado, o edital de abertura do concurso público para a contratação de servidores para o quadro efetivo do órgão. Ao todo, são oferecidas 56 vagas para os cargos de analista e de assistente da procuradoria, das quais 5% são destinadas a pessoas com deficiência.
25. As inscrições terão inicio na próxima quarta-feira (05/06 e serão efetuadas exclusivamente pela internet, por meio do site da organizadora do concurso, a Fundação Carlos Chagas (FCC) (www.concursofcc.com.br), até às 14h do dia 28 de junho próximo.
26. Para o cargo de analista da procuradoria são oferecidas 20 vagas com atuação nas áreas de apoio jurídico - para a qual exige-se do candidato graduação em Direito - apoio calculista, formação em Ciências Contábeis, Economia, Administração, Engenharia ou Matemática, e apoio administrativo, com graduação em qualquer curso superior.
27. Já o cargo de assistente da procuradoria dispõe de 36 vagas e é destinado a candidatos com formação de nível médio. Para as funções de nível superior a taxa de inscrição custará R$ 120, e para nível médio, R$ 70. O vencimento mensal para o cargo de analista da procuradoria é de R$ 3.592,28 e de assistente (nível médio) R$ 1.029,86. A jornada de trabalho para os dois cargos será de 40 horas semanais.
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