Miudinhas
Tasso Franco
26/05/2013 às  12:06

Câmara Salvador comanda semana politica com votação Reforma Tributária

A partir de segunda-feira, 27, moradores do bairro Castelo Branco contam com a Agência Móvel da Coelba, veículo especialmente montado para levar até os consumidores os serviços e cadastrar clientes na Tarifa Social de Energia.


  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Ao contrário do que aconteceu nas duas últimas semana quando os debates politicos se centralizaram na Assembleia Legislativa diante da votação do reajuste para os servidores estaduais, em duas terças, na semana que advém os debates acalorados acontecerão na Câmara de Vereadores de Salvador, quando, na terça, se pretende votar a Reforma Tributária proposta pelo prefeito ACM Neto. Projeto está na Casa Legislativa há 60 dias e a liderança da Maioria entende que é o momento de votar.

   2. ACM Neto tem uma base de sustentação política do seu governo com relativa folga na Câmara e conta, ainda, com simpatia de segmentos do PT, partido que fechou questão contra a aprovação do projeto, como é o caso do vereador José Carlos Suica, o qual em entrevista ao BJÁ neste domingo disse que a Reforma Tributária vai ajudar a retirar a cidade do buraco. Daí que, Suica vai dizer sim em nome da cidade.

   3. Neto, no decorrer da semana conseguiu o apoio integral dos vereadores do PTN, ao que tudo indica fazendo algumas concessões no plano adminstrativo para acalmar integrantes dessa banca que vinham se insurgindo desde a votação das contas do ex-prefeito João Henrique, relacionadas ao ano de 2011. O prefeito teria sentido que o Legislativo é um poder fundamental à sua gestão.

   4. Salvo melhor juizo, se não houver fatos novos até terça-feira, o que parecem improváveis a Reforma Tributária será aprovada, provavelmente com algumas emendas, mesmo com os protestos naturais da opoisção.
                                                                 ********

   5. É voz corrente nos meios médicos baianos que o Hospital Aliança esteve vendido à Rede D'Or do Rio de Janeiro, a qual  possui vários laboratórios e quatro hospitais próprios e dois em construção, além de sete em associação com outros grupos em plagas cariocas e fluminenses, estando presente também em Pernambuco, entre Olinda e Recife, com três unidades hospitalares, atingindo anualmente um atendimento hospitalar de 240 mil pessoas no País.   

   6. O negocio, segundo foi noticiado pela imprensa, teria sido fechado por R$ 180 milhões. Agora, circula a informação de que o dono do Aliança, Paulo Sergio Tourinho, arrependeu-se e devolveu a quantia acordada, pagando multa de 10%  prevista no contrato, lembrando, como esse BJÁ vem acompanhando, que em 2011 e 2012 o citado hospital acumulou prejuízos de R$ 16 milhões.

   7. Outra venda que teria sido consumada e não divulgada em que  bases, foi  do tradicional restaurante Baby Beef, para um grupo uruguaio, devendo funcionar até esse domingo, fechando para reforma e vindo a reabrir em 1º de agosto sob nova direção. Lembrando que o estabelecimento foi fundado pelo lendário Mamede Paes Mendonça,  passou  ligeiramente pelas mãos do famoso G-8 do setor de segurança  e, por fim,  pertencia  a EAO Empreendimentos da família Odebrecht.  

   8. Há tempos esse BJÁ antecipou a disposição do grupo de se desfazer da  rede de restaurantes,  conforme tópico 5 do link    http://www.bahiaja.com.br/tassofranco/miudinhas/coluna/2012/12/07/a-tarde-ja-seleciona-novo-direto r-comercial-para-vaga-do-que-sumiu,2774,0.html, tendo vendido inicialmente as lojas do Baby Beef Express para familiares, faltando apenas ser alienado o também tradicional restaurante frances Chez Bernard.   

   9. A fonte luminosa que foi instalada na entrada de Lauro de Freitas, sentido Salvador-Lauro, logo após o acesso ao Aeroporto de Salvador num platô da Estrada do Coco, isso na gestão da então prefeita Moema Gramacho (PT) está abandonada. O mato toma conta do entorno, o barquinho está sem água e o berimbau resseca ao sol. O atual gestor de Lauro, Márcio Paiva, à frente da fonte colocou uma placa de out-door falando em governo do trabalho.

   10. Por mais que a fonte de Moema, que serviu de gozação do então senador ACM dizendo que Lauro merecia um monumento mais representativo, seja, digamos assim, pouco expressiva para a dimensão de Lauro, caberia a atual administração mantê-la em funcionamento. Isso faz parte da civilidade politica e Moema foi uma gestora que muito fez por Lauro, sobretudo com apoio de obras do governo federal.

   11. Veja que, embora o prefeito diga que seu governo é do trabalho e sequer conserta a iluminação do final de linha do balneário de Vilas do Atlântico, as obras que já inaugurou até agora foram da "herança" deixada por Moema.

   12. O anunciado interesse do controlador da CVC e do Grupo GJP, Guilherme Paulus, em adquirir o Complexo Costa de Sauipe, que pertence ao fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, PREVI, tem que ser tratada pelas autoridades baianas como ``coisa de estado``, pois é a oportunidade de ouro  salvar um empreendimento turístico de envergadura.

   13. Sauípe tem cinco hotéis de categoria internacional e cinco pousadas temáticas, compreendendo 1.200 leitos, alem de inúmeros entretenimentos de caráter internacional, situado num estado nordestino e pobre.

   14. Este BJÁ vem acompanhando a  publicação dos balanços da Sauipe S/A que é dona do Complexo, numa perfeita `` via crucis`` econômico-financeira, inclusive abordou toda a questão     tópicos 8 a 10 do link http://www.bahiaja.com.br/tassofranco/miudinhas/coluna/2013/02/15/a-memoria-do-carnaval-na-barra-tripodi-lessa-e-a-candidatura-lidice,2899,0.html< /a>.

   15. O valor da compra inicial com a agregação dos investimentos realizados e dos prejuízos operacionais é de bom tamanho para balizar a negociação, pois  a PREVI já demonstrou que não tem expertize para colocar o negocio no azul.  

   16. A Prefeitura de Salvador promoveu a visita de campo dos coordenadores do Programa Brasil Voluntário em locais estratégicos da cidade. A atividade é parte das ações de preparação de Salvador para a Copa das Confederações da Fifa.

   17. A visita tevercomo intuito apresentar aos 44 coordenadores de área os locais em que vão atuar durante a competição, que são a região do Iguatemi, Av. Tancredo Neves, Rodoviária, Bonocô, Vale de Nazaré, Arena Fonte Nova, Vale dos Barris, Shopping Barra e Ondina. 

   18. Os voluntários contribuirão nas áreas de mobilidade e na divulgação de informações turísticas aos torcedores que estiverem na capital baiana.

   19. As três unidades itinerantes do SAC irão visitar 26 municípios baianos durante o mês de junho. Mas o atendimento já tem início nesta segunda-feira (27) no município de Bonito, a 445 quilômetros de Salvador. 

   20. A cidade será a primeira do interior a receber o atendimento da nova carreta do SAC Móvel, inaugurada pela Secretaria da Administração (Saeb) na última quinta-feira (23), somando três rotas ao todo. As três unidades irão disponibilizar mais de 200 mil atendimentos ao ano, ampliando em 50% a oferta de serviços em todo o estado. O atendimento em Bonito acontece até o dia 29 de maio.
 
   21. As três carretas do SAC Móvel irão oferecer o pacote de serviços básicos da rede, essenciais para o exercício da cidadania: a emissão da Carteira de Identidade, limitada a até 250 senhas diárias, da Certidão Negativa de Antecedentes Criminais e da primeira via de CPF, além do atendimento para a Previdência Estadual e Ouvidoria Geral do Estado. O horário de funcionamento do SAC Móvel é sempre das 8h às 18h, sem intervalo para almoço.

   22. A unidade da Rota 1 inicia o roteiro pelo município de Chorrochó, com atendimento nos dias 3 e 4 de junho. A unidade móvel segue para as cidades de Rodelas (6 e 7), Abaré (9 e 10), Andorinha (12 e 13), Jaguarari (15 e 16), Campo Formoso (18 e 19), Antônio Gonçalves (21 e 22), Filadélfia (24 e 25), Pindobaçu (27 e 28) e Saúde (30 de junho a 2 de julho). 

   23. A partir de segunda-feira, dia 27, os moradores do bairro Castelo Branco contam com a Agência Móvel da Coelba, veículo especialmente montado para levar até os consumidores os serviços da concessionária e cadastrar clientes na Tarifa Social de Energia. A unidade de atendimento ficará instalada no final de linha do bairro e permanece no local até quarta-feira, dia 29, à disposição do público das 8h30 às 16h30.

   24. O objetivo é realizar cadastramento dos clientes deste bairro na Tarifa Social de Energia, benefício do Governo Federal que concede descontos de até 65% na conta de energia.

   25.  Os interessados devem se apresentar munidos de CPF, identidade, última fatura de energia e Número de Identificação Social (NIS) ou cartão do Bolsa Família ou número do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Além do cadastramento, estão disponíveis na unidade móvel serviços como pedidos de novas ligações, parcelamento de débitos, segunda via de conta de energia, religações, entre outros.

   26. A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) identificou que 4.236 pessoas de Salvador com direito ao benefício do Programa Bolsa Família, há pelo menos um ano, deixaram de comparecer às agências da Caixa Econômica para retirar e ativar seu cartão. 

   27. Para resolver o problema, a coordenadoria do Programa Bolsa Família vai tentar encontrar essas pessoas para que possam usufruir do benefício, caso estejam com sua situação legalizada junto à Caixa.

   28. “Quem se der conta do esquecimento e, ao retirar o cartão, constatar que o recurso não está disponível, deve procurar uma de nossas sete unidades da Central de Informação e Atendimento Social (Cias), para que possamos verificar se está tudo em ordem ou se há necessidade de atualizar ou regularizar o cadastro. O importante é que aqueles que têm direito ao benefício recebam seu dinheiro todos os meses”, pontua o secretário da Semps, Mauricio Trindade.

   29. Até o dia 2 de agosto, prefeituras e organizações da sociedade civil podem inscrever projetos na 5° Edição do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) Brasil. 
30. O objetivo é valorizar e premiar boas práticas na área da promoção da cidadania, focadas na redução das desigualdades sociais no país. O lançamento aconteceu em Salvador, com a presença de representantes do governo do Estado, Ministério Público e Secretaria-Geral da Presidência da República, que coordena o Prêmio, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós Podemos.

   31. A secretária de Políticas para as Mulheres, Lúcia Barbosa, participou do evento, ressaltando a importância da unidade entre as esferas do poder público e da sociedade organizada para a construção de uma sociedade mais equânime. 

   32. Entre os Objetivos de Desenvolvimento Milênio (ODM) a serem alcançados estão: igualdade entre os sexos e valorização da mulher; melhorar a saúde das gestantes; combater a Aids, a malária e outras doenças; e acabar com a fome e com a miséria. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo site www.odmbrasil.gov.br. A cerimônia de premiação ocorrerá em 2014.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>