Miudinhas
Tasso Franco
10/02/2013 às
19:03
CIRCUITOS do Carnaval são ociosos e o OSMAR pode tb ser Arfródomo
Criar mais um circuito é um desperdício e ainda mais fora do eixo carnavalesco
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O Carnaval de Salvador tem 3 circuitos carnavalescos e agora fala-se em se criar um 4º, o Afródromo, no Comércio. A ideia, se for acoplada a um projeto Porto/Verão/Carnaval e tiver recursos da iniciativa privada, é boa. Mas, se depender só do governo do Estado e Prefeitura é uma furada. Se for só para atender o Carnaval é uma furada ainda maior porque esse 4º circuito está fora do eixo Pelourinho/Centro/Avenida/Sete/Barra/Ondina numa linha de extensão criando-se uma nova linha fora desse eixo.
2. Isso, exigirá, uma logistica diferenciada, sobretudo para as áreas de segurança, saúde e transporte que são as mais vitais no Momo.
3. Ora, por que criar um novo circuito se os existentes, pelo menos os dois maiores, estão ociosos boa parte do dia. O Carnaval da capital baiana está se transformando num evento noturno. Veja que, no Campo Grande, na programação oficial, se inicia às 18h30min e o primeiro bloco afro a desfilar no sábado, o Cortejo, estava previsto para sair às 19h30min e saiu às 23 horas.
4. Há até um dizer folclórico no carnaval de que, somente a repórter Vanda Chase assiste passar o Ilê Aiyê no Campo Grande, na madrugada e raiar do dia de domingo.
5. Os circuitos Barra e Campo Grande só operam às noites, salvo na Barra, em dois dias, desfiles de blocos infantis pela manhã. No mais, ficam sem nada às tardes toda, à espera da noite chegar. No domingo, o Campo Grande ainda tem vida vespertina.
6. Então, se houver um redimensionamento nesses circuitos resolve-se o problema sem precisar se criar um novo circuito e pode-se reservar o Osmar para o Arfródomo, como aconteceu na prévia de hoje.
7. Antigamente, digo anos 1960/1970, boa parte do Carnaval era realizado às tardes. Os blocos desfilavam às tardes e os pontos principais de aglomeração eram o Relógio de São Pedro, Beco Maria Paz, Clube de Engenharia e Castro Alves. Às noites, a cidade, em parte, esvaziava, e os foliões iam para os clubes.
8. Agora, poucos desfilam às tardes. Na segunda, a Mudança do Garcia e mais um ou outro no Campo Grande. Na Barra, praticamente, os desfiles só começam depois das 17h, salvo exceções.
9. Teve uma época, até um pouco mais remota, meados dos anos 1960, que o Carnaval era aberto extra-oficialmente à meia noite da sexta para o sábado com a saída do bloco Barroquinha Zero Hora e os Gigantes de Bagdá de Nelson Maleiro. A gente ficava na redação do Jornal da Bahia e arredores (Bar de Cabelinho e outros), que se situava no Largo da Barroquinha, esperando a saída do Zero para fechar o jornal e também dar inicio ao Carnaval.
10.. No sábado, data de abertura oficial do Carnaval, os desfiles com o pessoal do bloco da Aeronáutica e outros começava pela manhã e a barca seguia até à noite, com a entrega das chaves de Momo e assim por diante. Os trios eram menores e faziam a volta no edifício Themis, na Praça da Sé, seguindo pela Rua Chile onde tinha o camarote mais chique da cidae, o do Hotel Pálace.
11. Então, antes que se crie um outro circuito, há quem defenda também um circuito estilo sambódromo na Paralela, no Ayrton Sena, seria melhor redimensionar os desfiles nos circuitos que já existem que estaria de bom tamanho e o Osmar sendo também Arfródomo como o Barra/Ondina é também Sérgio Bezerra.
***
12. Estão circulando bem no Carnaval o governador Jaques Wagner e o prefeito ACM Neto. A lógia é a seguinte: Wagner sabe que o Carnaval é uma festa municipal, mas, que o Estado investe muito. Daí que, politicamente, se deixar o prefeito sozinho ela toma conta dos espaços e seu pessoal fica chupando dedo.
13. Por enquanto, dos pré-candidatos a governador, em 2014, só quem deu as caras um pouco mais foram Geddel Vieira Lima (PMDB) e Rui Costa (PT). É provável que, na segunda, na Mudança do Garcia, Gabrielli apareça no desfile do Bloco do Galo. João Henrique (PP) está em cruzeiro pelos mares do Caribe.
MICOS CARNAVALESCOS DO AGAPITO
1. Mico maravilha para Ivete Sangalo de toureira.
2. Mico tristeza para Durval Lélis. O rei Durvalino anda numa animação daquelas de quem acorda de ressaca.
3. Mico dourado para o aplique de Aline Rosa na cabeça. A moça ficou ainda mais lindona. Agora, ficar cantando pagode não dá pedal.
4. Mico Colibri de Ouro para as meninas peladas de As Toalhas, bloco que desfilou no Nordeste de Amaralina.
5. Mico Colibri de Prata para a tia de Tomate, aos mais de 85 anos, dando show no trio.
6. Mico Colibri de Bronze para Bell Marques envergonhando folião em Ondina dizendo que ele era o cara.
7. Mico desculpa para a Coelba e suas desculpas pela falta de energia.
8. Mico descuido para o bailarino de Daniela Mercury, o qual quase deixa a cantora sem os dentes.
9. Mico elegância para Ana Valéria da TV Bahia. Deu uma repaginada legal. Tá uma belezura.
10. Vai também o Mico Alegria Colibri de Ouro para Camila Marinho, da TV Bahia. Tá dando um show.
11. Mico bermudão para Arnaldo César Coelho que sai no Ara Ketu.
12. Colibri de Ouro também para Tatau. Voltou a dar vida ao Ara Ketu.
13. Mico Colibri Ó Paí Ó para Marta Góes e seu desentendimento com Tânia Toko.
14. Miko Tristeza para o Carnaval de Periperi com a banda Reflexus. Que coisa!
15. Mico velório para uma orquestra sinfônica tocando no Pelô.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>