Miudinhas
Tasso Franco
07/02/2013 às
13:23
O apagão no Carnaval e arroubos de uma equipe sem pés no chão
Carnaval é uma festa complexa e que a Prefeitura tem que conviver com algumas imperfeições da nossa cultura da pobreza
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Sem dúvida há um esforço enorme da Prefeitura no sentido de fazer o melhor Carnaval e ajustar alguns problemas que se arrastam há anos. Mas, com pessoal novo na administração, sem conhecer a dimensão da festa, alguns integrantes da equipe de ACM Neto ficam falando além da conta como se fossem resolver essas questões de uma hora para outra. Nada. O Carnaval é muito complexo e tem que se conviver com algumas imperfeições, sob pena de atropelar os mais pobres.
2. Nós mesmos neste site, por exemplo, dissemos que a fiscalização dos circuitos estava deficiente, com todo rigor anunciado pela Sucom e outros. Inclusive mostramos saidas de camarotes sudimensionadas, camarotes com candelabros enormes, camarotes com placas inflamáveis e nada foi mudado. Os caras são poderosos. Também dissemos que os gatos de energia eram muitos e os arranjos em postes lamentáveis.
3. Pois, na terça faltou luz no circuito Barra-Ondina e, ontem na abertura, no desfile do Asa de Águia, nova falta de energia por 30 minutos. Vocês podem avaliar o que isso representa num circuito com milhares de pessoas circulando. Não foi o circuito todo. Só um trecho. Foi tanto corre-corre que até uma brigada de socorritas foi chamada por um camarote e a Policia agiu rápido se concentrando nesse espaço, entre o Cristo e o Othon Palace.
4. Uma secretária, inexperiente, chegou a dizer que iria proibir carros de mão, espetingos de churrascos e ocupação de transversais por ambulantes. Impossível. É desconhecer por completo a cidade. A não ser que ela deseje enterrar a trajetória politica do prefeito ACM Neto saindo por aí dando borduadas no povo. Seria o fim da picada e Neto não iria aceitar uma situação dessas.
5. Então, vamos devagar com o andar, tem muita criança trabalhando e catando latinhas nas ruas, tem ambulantes por todas as partes, tem familias dormindo nas ruas, espetinhos de churrasquinhos de "gato" e isso faz parte da cultura da pobreza de Salvador. Mudar esse panorama é muito difícil. Pode-se ajustar, aqui e acolá, com o decorrer dos anos e a implantação de programas de qualificação.
6. Mas, de cara, a Secretaria da Pobreza da Prefeitura anunciou foi o aumento de familias no Bolsa Familia. Claro que representa uma ajuda substancial a essas pessoas, mas, que apenas repete a perpetuação da pobreza. Aliás, alguns integrantes do DEM chamavam isso de esmola.
***********
7. O vereador soldado Prisco (PSDB) está de birra com ACM Neto, pois, segundo se comenta queria indicar o chefe da Assistência Militar. O vereador precisa entender qual é a dimensão do seu poder e a função de um parlamentar municipal.
8 A Tarde deu que o afoxé Filhos de Ganhy teria 16.000 associados. Na última eleição que entronizou Agnaldo até 2017 só votaram 700. Pelo exposto, a inadimplência por lá é grande.
9. O presidente do Senado, Renan Calheiros, vive numa redoma de vidro. Não pode ir a um cinema em BSB, comprar uma gravata num shopping. Que coisa!
10. A remuneração dos acionistas da Petrobras caiu de R$12 bilhões para R$8.7 bilhões. Tá uma chiadeira enorme. Pior é que a presidente Graça Fostes toda hora espinafra o ex-Gabrielli dizendo que, agora, a Petrobras vai trabalhar com os pés no chão. Se supõe que, com Gabrielli, os pés era no alto.
11. Depois do Carnaval, o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (DEM) espera ser recebido pelo governador Wagner. Pediu uma audiência via Rui Costa, no final do ano passado, e nada. Agora, em recente visita de Wagner a Feira falou direto com o governador.
12. A AAB, dos antigos bailes carnavalescos da azulina, fechou no Carnaval e só abre dia 14.
13. O ministro Padilha, da Saúde, estava injuriado com segmentos da PF. Teria pedido proteção carnavalesca em sua visita a Salvador, no momo, mas, não teria sido correspondido. A PF teria considerado que a visita de Padilha é particular.
14. Bem que o juiz português tentou ajudar Felipão, o elogiou antes do jogo, marcou um pênalti duvidoso, mas a seleção jogou tão mal que nada adiantou. A seleção está sem pé nem cabeça. Um amontoado de jogadores esperando por um milagre de Neymar.
15. Há consenso na Câmara Municipal de que o vereador Carballal não emplaca a presidência da Comissão de Transporte.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>