Miudinhas
Tasso Franco
06/02/2013 às
13:03
CARNAVAL! Começou a temporada gloriosa dos "dendês no sangue"
"Dendê no Sangue" é personagem que só ama Salvador na época do Carnaval
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Vai começar a partir de hoje a temporada dos "Dendês no Sangue" personalidades baianas e outras, globais e da aldeia, empresários e promoteres, artistas e afins, que só amam Salvador (e a Bahia) no Carnaval. Até pouco tempo até diziam que amavam a cidade no verão/carnaval, mas como a velha cidade da Bahia desceu a ladeira, agora, o querer estar restrito ao Momo, época em que amealham um bom capilé, aparecem bastante na midia, fazem juras às simpatias do candomblé, e, na quarta-feira de cinzas vão embora.
2. Não esperam nem os santos óleos do arcebispo dom Murilo, em cinzas, e já retornam ao Rio e SP, outros até NY, esquecendo tudo o que disseram sobre a cidade, novos investimentos que promteram em áreas de lazer e hotéis, e acá ficamos nós, os baianos, povo hospitaleiro, carneiro, dando marradas e renovando aplausos a esses "artistas". Salvo melhor juizo, um deles, já prometeu construir um hotel em Salvador há pelo menos uns 10 anos.
3. Paciência, vai se fazer o que! Nada. "Dendê no Sangue" é gente especial que só frequenta hotel 5 estrelas, que só vai a camarote com o carro chegando até a porta, só bebe champangne francesa, acarajé só prova, pimenta nem pensar, caruru faz mal pois é gosmento, vatapá ...o que é isso mesmo!!! e espera os serviços à moda mediterrânea para refastelar-se. E como gosta de capilé, de negócios flutuantes, de investimentos para o bem da Bahia.
4. Agora, quando a cidade entra naquela época das chuvas, abril e maio, que depenca ribandeiras nos bairros dos pobres, que morre gente, não tem um camarada desses que faça uma campanha, que dê uma palavra de conforto, nada, nem uma oração para Santa Luzia ou uma prece pra São Jorge. "Dendê" que é "Dendê", aliás, só gosta de pobre pra tirar foto em evento. Passou daí, nem pensar.
5. Ah! tem aquele gari que faz malabarismos e é gente boa. Então, tira-se uma foto. Tem aquela baiana de acarajé que é o xodó da Bahia, aí vale uma meia dúzia de fotos. Ah! o taxista foi um cara legal, mais duas fotos. E só. Pobre só serve para trabalhar e votar. Além disso, já é querer demais.
6. E vocês já viram as roupas dos "Dendês", os sapatos dos "Dendês". Ah! minha nobre leitora, meu nobre internauta, nada se compra no Brasil. No mínimo, na 43 de NY. Esse povo fala tanto de Milão, Paris, Londres e NY como a gente fala de Alagoinhas, Catu, Jequié e Mata de São João.
7. Então, viva ao Carnaval, viva os "Dendês" e que Momo abençoe a todos.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>