Miudinhas
Tasso Franco
01/02/2013 às
12:26
ELEIÇÃO de Renan ao Senado desgasta candidatura do PMDB a governador
PSD não gostou da forma com a oposição (PT/PSB e PCdoB) tratou a "estrutura" na Câmara de Salvador. Sequer foi convidado para o "banquete" e se diz, então, "oposição independente"
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Conversei com alguns deputados da Assembleia Legislativa nesta sexta-feira, 1º, e à unanimidade o entendimento é de que a eleição de Renan Calheiros para a presidência do Senado e toda repercussão que ainda haverá sobre o senador, considerado um "ficha suja", causará alguns problemas de imagem na campanha do PMDB a governador da Bahia, em 2014, mas, não será determinante para afundar um candidato.
2. Há de se dizer que Renan obteve a maioria dos votos dos senadores da base do governo e, como tal, estaria tudo embolado, misturando-se alhos com bugalhos a ponto de não ser tão ruim para o PMDB. Acontece que a população, em sua amplitude, não consegue distinguir o que representa a "base governista", mas, identifica muito bem as qualidades de um partido.
3. Outro indicativo é de que se vota em nomes de pessoas e não em nomes associados a partidos, o que tem algum sentido, tanto que ACM Neto, do DEM, ganhou a eleição para Pelegrino, do PT, do time de Lula/Dilma/Wagner. Mas, cada caso é um caso, e também é verdadeiro que Lula e o PT elegeram Fernando Haddad para prefeito de São Paulo, contra o "coelho" Russomano e o profissional de campanhas, José Serra.
4. A questão, no entanto, está no "sangrar", no deixar o PMDB exposto a "chagas" porque o caso Renan, como a eleição do presidente da Câmara, Henrique Alves, consumirá um tempo enorme para justificativas, respostas a processos judiciais e assim por diante. O PMDB, ou pelo menos esses dois insistentes personagens, não entenderam que o Brasil mudou e isso pode, sim, trazer consequências ruins nas urnas de 2014.
5. O PMDB baiano, portanto, que se prepare para dar as devidas explicações que serão exigidas pelo eleitorado.
****
6. A Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) instituiu o grupo de trabalho que fará a auditoria técnica, jurídica e finalística dos processos de desapropriação amigável que resultaram na constituição de créditos tributários contra o município de Salvador.
7. A Sefaz encontrou indícios de irregularidades em algumas desapropriações e o prefeito ACM Neto determinou a imediata apuração de cada caso. O grupo de trabalho deverá apresentar relatório sobre os processos em até 60 dias.
8. Pela Sefaz, integram o grupo Rosinete Ferreira de Souza Passos, que presidirá os trabalhos, Kamila Ribeiro e Ribeiro, Herculina Carballo Martinez, Jorge Ubiratan e Almeida Silva e Luciana Souza de Jesus Teixeira. Pela Procuradoria Geral do Município (PGM), Pedro Leonardo Summers Caymi e Thiago Martins Dantas. Pela Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), Thais Gordilho Oliviere e José Sérgio Guanabara.
9. Nos bastidores estima-se que as transações envolveram R$300 milhões.
10. A deputada Luiza Maia (PT), aprovou a composição da nova Mesa Diretora, eleita nesta sexta-feira (01) na Assembléia Legislativa da Bahia. Luiza parabenizou o Deputado Marcelo Nilo por mais um mandato como Presidente da casa, mas disse que a reeleição consecutiva é ruim para democracia.
11. “Acho que deve haver rodízio e dar oportunidade a outros deputados. Quando fui presidente da Câmara de Vereadores de Camaçari, acabei com esse sistema. Lá no município, a Mesa Diretora da Câmara só pode ter um mandato, mas aqui, em função da capacidade de articulação, Marcelo Nilo cria condições para que os deputados votem a favor dele. Espero que ele continue sendo um bom Presidente”.
12. Luiza Maia, que ficou dois anos na presidência da Comissão de Direitos da Mulher assume agora a vice-liderança da bancada do PT, porque de acordo com a política do partido o deputado só pode permanecer por dois anos na frente de qualquer cargo.
13. A Prefeitura de Salvador esclarece que as secretarias municipais de Saúde (SMS) e Gestão (Semge) estão realizando o levantamento das necessidades de recursos humanos da rede de saúde para investir pontualmente e de forma eficaz na necessidade de cada posto de saúde.
14. Salienta que, cumprindo o cronograma estabelecido pelo Ministério Público, desde sua homologação em 17 de janeiro de 2012, já foram convocados 1.549 aprovados no concurso público, e nomeados 781 para atuação nos serviços de Urgência e Emergência e no Programa de Saúde da Família (PSF).
15. O governador Jaques Wagner participa, na próxima segunda-feira, às 10 horas, no Quartel do 1º Batalhão, em Feira de Santana, da inauguração do Centro Integrado de Comunicação (Cicom), sistema que reúne servidores das polícias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros em uma central única de comunicação para o atendimento de três serviços de emergência: 190 (polícia militar), 193 (bombeiros) e 197 (polícia civil).
16. O Cicom funcionará 24 horas por dia e atenderá aos chamados nas cidades de Feira de Santana, Conceição da Feira, Santo Amaro, Terra Nova, Amélia Rodrigues, Coração de Maria, Teodoro Sampaio, Anguera, Itatim, Serra Preta, Ipecaetá, Santo Estevão, Antonio Cardoso, Rafael Jambeiro, São Gonçalo dos Campos e Saubará. Participam da cerimônia o comandante geral da PM, coronel Alfredo Braga de Castro, do subcomandante coronel PM Carlos Sebastião Eleutério Filho e do comandante da Região Leste, coronel PM Adelmário Xavier,
17. Surgiram as primeiras queixas sobre os 30 dias da gestão José Ronaldo, DEM, em Feira de Santana. Vamos comentar o assunto neste final de semana. Diz-se que começou sem arrancada.
18. Durante a votação da nova Mesa Diretora da Assembleia o deputado Álvaro Gomes, em questão de ordem, pediu 1 minuto de silêncio pelas vitimas de Santa Maria, no RS.
19. Há um sentimento na Assembleia que o deputado Zé Neto (PT) seguirá como líder da Maioria (governo) na Casa e não irá assumir cargo de sercretário no governo.
20. O deputado Gildásio Penedo (PSD) vai deixar a Assembleia no próximo dia 15 para assumir a vaga no TCE.
21. O PSD não gostou da forma como a oposição, leia-se PT/PSB e PCdoB, se posicionou para pegar a estrutura da bancada na Câmara de Salvador. O fato é que o PSD foi excluido da conversa entre os três partidos e, agora, se sente a cavaleiro para tomar a posição que quiser.
22. O entendimento no partido é de que o PSD se alinhará de forma independente em oposição a ACM Neto e seu governo, mas, votará favorável nos projetos que sejam importantes para a cidade.
23. A bancada das mulheres na Assembleia caprichou no visual na eleição da Mesa, cada qual mais elegante do que a outra. Mas, o curioso é que, dos oito cargos da mesa, só tem uma mulher, assim mesmo na 4ª secretaria.
24. Hum! Estaria a bancada do PSD de muxoxos com o governo porque o irmão do deputado Coronel foi afastado do cargo que exercia na Juceb. Nada grandioso. Mas, diz-se que nem telefonaram para avisar da exoneração. Santo pai!
25. Também a deputada Ângela Souza, de Ilhéus, está "poraqui" com o secretário James Correia que teria engavetado uma sua indicação. Diz-se que o papel pedido está dormindo há algum tempo.
26. Pela ordem de densidade partidária dentro do PT os pré-candidatos a governador com mais "farinha no saco", internamente, são: Sérgio Gabrielle, Walter Pinheiro e Rui Costa. Mas, como em politica existem outras variáveis, tudo pode acontecer.
27. Diz-se que, em maio próximo, o PT vai aprofundar as discussões sobre esse palpitante tema. Jonas Paulo esteve na Assembleia, mas, esqueci de perguntar a ele sobre isso.
28. Outro pequenito detalhe: estaria havendo uma ciumeira de Gabrielle, pois, enquanto Rui, o Costa, fala sobre seca, semente de milho, capilé, ajuda para os pequenos agricultores, temas palpitantes eleitorais; Gabrielli só comenta sobre macroeconomia, indicadores do câmbio, temas insosos eleitorais.
29. Que loucura! Leitor manda perguntar se o Carnaval sem Fome vai ter "Vale Acarajé".
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>