Miudinhas
Tasso Franco
20/01/2013 às  10:43

Prefeitura de Lauro falha e desastre ambiental no Rio sapato continua

Sindipetro informa sobre novo acidente na RLAM. A Petrobras precisa vir a pública esclarecendo o que se passa na refinari


MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A ação emergencial anunciada pela Prefeitura de Lauro de Freitas para retirar as baronesas (golfos) do Rio Sapato, em Vilas do Atlântico, que sufocaram e mataram milhares de peixes  só durou 24 horas. Neste domingo não apareceu ninguém da Jotagê, empresa que presta serviços a SESP, e o número de peixes mortos só fez aumentar diante de novas chuvas que caíram no Litoral Norte.

   2. Ora, se era uma ação de emergência como disse o Depom, se supunha que diante de tal tragédia ambiental os homens trabalhassem neste domingo. No entanto, folgaram e o desastre ambiental virou objeto para fotografias de turistas e moradores do balneário. É de se esperar que nesta segunda-feira, 21, a SESP retome a limpeza e o faça com mais eficiência.

   3. No sábado último o que se viu foi o uso da tecnologia mais primitiva para retirar as baronesas e os peixes mortos, ancinhos, pás, facões e carrinhos de mão. O ideal ou pelo menos mais adequado seria uso de uma máquina que pudesse sugar os peixes mortos e lança-los num conteiner de detritos. 

   4. O prefeito Márcio Paiva (PP), o qual só tem 20 dias de mandato, não pode ser responsabilizado por tal desastre. Mas, já que está no poder desde o último dia 1º, deve adotar atitudes mais ágeis. Várias partes do Rio Sapato estão repletas de peixes mortos. 
                                                                  **
   5. O Sindipetro informa que, na última sexta (18), o técnico de operação Edmilson Sacramento Ferreira, da Unidade 39 da RLAM, sofreu queimaduras de primeiro e segundo graus no rosto, orelha e tórax, ao ser atingido por enxofre líquido em alta temperatura, próximo dos 120 graus. 

   6. O acidente ocorreu porque houve vazamento através de uma junta rompida, quando o técnico fazia uma manobra de "sopragem" com vapor no Sultrap do C-3606.
O operador continua internado no Hospital de Medicina Humana, ex-UME em Candeias e, apesar da lesão ter sido grave, não corre risco de morte.

   7. Segundo o Sindipetro, os especialistas em Unidades Recuperação de Enxofre (UREs) recomendam que quando há obstrução, o correto é se parar e abrir o equipamento para descobrir a causa da obstrução, nunca fazer sopragens com vapor para forçar a desobstrução, como foi feito agora e causou queimaduras no operador Edmilson.

   8. Os operadores informaram ainda que essa mesma manobra em um pote de selagem do modelo anterior já acidentou o técnico de operação Pires, já aposentado. Após esse acidente, a comissão de investigação recomendou que esse tipo de manobra não fosse mais realizado.

    9. A presidente Dilma Rousseff em conversa com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, disse que será candidata à reeleição, em 2014. Campos, que também pensa em ser candidato, pelo PSB, ouviu concentrado e não disse que (ele) seria ou não um seu concorrente. Ou seja, ouviu a conversa e acolheu a determinação da presidente sem, contudo, lhe dar um apoio de pronto.

   10. Campos, em outras oportunidades já disse que está com a presidente. Mas, como nunca tinha ouvido dela, diretamente, o seu desejo de ser candidata à reeleição, fato consumado, deu tempo ao tempo para se posicionar. A eleição ainda é em 2014 e, como se sabe, o ex-presidente Lula já tem até uma agenda para percorrer o Brasil, em 2013, com ensaios de que o candidato do PT será ele.

   11. Campos espera, portanto, as águas se chocaram nos rochedos ou deslizarem mansamente, conforme os cenários múltiplos, para então se posicionar. Conversa com o senador Aécio Neves, pré-candidato do PSDB, e fica de olho no PMDB, partido que tem a vice-presidência e está prester a conquistar as presidências da Câmara e do Senado.
12. Ora, se o PMDB for vitorioso nesta conquista, só restará a Campos ir para o confronto com Dilma ou aguardar 2018, pois, dificilmente conseguirá a vice da presidente, desbancando o PMDB.

    13. E o que isso tem a ver com a Bahia? Muita coisa. Se Campos for candidato a presidente, pelo PSB, praticamente obriga (do ponto de vista partidário) a que a senadora Lidice da Mata (ou outro representante do PSB no estado) lance um candidato a governador da Bahia. Como Lídice é da base de Wagner, para uma provável missão dessa natureza, terá que se confrontar com o candidato petista no estado.

    14. Uma hipótese de Lidice candidata da base de Wagner com Campos enfrentando Dilma, não existe. Uma hipótese de Lidice candidata da base de Wagner com Campos vice de Dilma, aí a conversa é outra. Suas chances melhoram. Mas, como diz Jonas Paulo, presidente do PT na Bahia, o "projeto Lula/Dilma/Wagner" passa por um nome do PT para substituir Wagner. 

  


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>