1. Fica todo mundo entusiasmado com a concessão de exploração, pela iniciativa privada, do trecho da BR-101 que vai do viaduto sob a BR-324, em Amélia Rodrigues, até o entroncamento de Mucuri, no extremo sul, esquecendo que o trecho desta mesma rodovia desde a divisa do Espirito Santo com o Rio de Janeiro até o entroncamento de Mucuri foi licitado há dois anos e não foi outorgado pelas disputas judiciais.
2. Conforme inclusive esse BJÁ já registrou as decisões do Tribunal de Contas da União – TCU e Superior Tribunal de Justiça – STJ, inclusive porque envolve interesses do deputado Henrique Alves (PMDB-RN) que está prestes a se eleger para Presidência da Camâra dos Deputados, numa verdadeira briga de foice no escuro.
3. Desta forma, é de se esperar muito recurso, pois não tem coisa melhor para ganhar dinheiro do que cobrar pedágio sem prestar bom serviço, como acontece com as BRs- 324 e 116, a olhos vistos dos baianos e outrens que trafegam por elas.
4. A Agência Nacional de Transporte Terrestre – ANTT introduziu uma exigência moralizadora nos editais da nova rodada de concessões de rodovias, que é obrigar as concessionárias de ter que abrir as cancelas dos pedágios para passagem livre quando a demora passar de 15 minutos ou a fila de veículos for maior de 200 metros.
5. Imagine se isso acontece com a CLN, que explora a Estrada do Coco, pois, em finais de semana, a fila atinge facilmente 5 km no sentido Guarajuba/Salvador e 2 km no sentido contrário.
6. Interessante esse decreto contra o nepotismo de ACM Neto. No Estado tem algo parecido, mas, não tão abrangente; no Judiciário, nem pensar; e na maioria das Prefeituras baianas, idem-idem. A situação mais grave é no Judiciário vem teatravô pra bisavô, avô, pai e filho.
7. Beleza de homenagem foi feita pela Transpetro, subsidiária de transportes da Petrobras, ao economista baiano Rômulo Almeida, que foi um dos idealizadores do antigo Conselho nacional de Petroelo – CNP, que antecedeu a criação da Petrobras, batizando com seu nome um moderno navio petroleiro recém saído do estaleiro.
8. Além de tudo, o navio pioneiramente terá "atrás do leme" a primeira brasileira a atingir o posto de capitã de longo curso – ou seja, habilitada a comandar qualquer tipo de navio, capitã Hildelene Lobato Bahia, a primeira mulher no Brasil a chegar ao cargo de imediato e se tornou também a primeira comandante da Marinha Mercante Brasileira., e terá como imediata Vanessa Cunha dos Santos Silva.
9. “Saí de um Fusca para uma Ferrari”, brinca ela. A "Ferrari" em questão é o Rômulo Almeida, e o Fusca, o "Carangola", navio que lhe deu o primeiro comando em 2009 e do qual guarda saudades e carinho, diz a capitã,
10. Com 183 metros de comprimento, o Rômulo Almeida é a quarta embarcação do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), foi construído no Estaleiro Mauá, em Niterói, na Região Metropolitana do Estado do Rio, com capacidade para 56 milhões de litros de combustíveis, e será usado para o transporte de derivados claros de petróleo, como gasolina e diesel, e também o primeiro do Brasil a ter duas mulheres no comando.
11. Com o Rômulo Almeida, que tem 72% de conteúdo local, o Promef soma quatro navios em pouco mais de um ano., sendo que os primeiros foram os navios de produtos Celso Furtado e Sérgio Buarque de Holanda, entregues à Transpetro pelo Estaleiro Mauá, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, e o petroleiro suezmax João Cândido, pelo EAS, de Pernambuco, este último ainda com problemas de navegação.
12. Com investimento de R$ 10,8 bilhões na encomenda de 49 embarcações, o Promef vem renovando a indústria naval brasileira, permitindo a abertura de novos estaleiros e a modernização dos estaleiros existentes, tendo o Brasil a quarta maior carteira de encomendas de navios do mundo, com a indústria naval brasileira, que no início do século 21 tinha menos de dois mil trabalhadores, empregando hoje mais de 60 mil pessoas.
13. Genial a charge de Simanca, A Tarde, sobre passaporte diplomático a bispos e bispas. Salvo melhor juizo a bispa da charge é bastante conhecida e está proibida de entrar os EUA.
14. Hoje, recebi um telefonema do Lobisomem de Serrinha para que eu fizesses gestões junto ao Itamaraty com a finalidade dele conseguir um passaporte diplomático. Tá certo. Vou tentar.
15. A quem recorrer contra os abusos da operadora de canais de tv fechados SKY, que simplesmente retirou da grade o canal Clima tempo e colocou o Cine Brasil, justificando que a Agência Nacional de Cinema - ANCINE exigiu o cumprimento do percentual minimo de produção brasileira, esquecendo que já se tem o Canal Brasil?
16. Trocar a previsão do tempo, coisa importante no dia a dia por mais um canal de produções brasileiras é dose pra leão.
17. Dois decretos foram assinados pela Presidente Dilma exigindo percentuais mínimos de conteúdo nacional na aquisição de produtos manufaturados e serviços em obras com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), como regulamentação do tema objeto da Medida Provisória nº 580.
18. O Decreto nº 7.888, conforme texto que pode ser acessado pelo link http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2013/Decreto/D7888.htm , estabelece que nas obras de mobilidade urbana com recursos do PAC, um mínimo de 80% dos produtos manufaturados (materiais rodantes e sistemas embarcados, sistemas funcionais e de infraestrutura de vias, sistemas auxiliares de plataformas, estações e oficinas) e 100% dos serviços contratados (engenharia, arquitetura, planejamento urbano e paisagismo) deverão ter origem nacional.
19. Já o Decreto nº 7.889, conforme texto que pode ser acessado através do link http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2013/Decreto/D7889.htm cria a Comissão Interministerial de Aquisições do Programa de Aceleração do Crescimento (CIA-PAC), que será responsável por indicar em quais contratações públicas haverá a exigência de conteúdo nacional.
20. Definindo os classificados como produtos manufaturados nacionais os "produtos submetidos a operação que modifique a sua natureza, a natureza de seus insumos, sua finalidade ou os que aperfeiçoe para o consumo, produzido no território nacional de acordo com o pr ocesso produtivo básico disciplinado em ato normativo específico ou com as regras de origem estabelecidas em ato do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior".
21. E serviços nacionais são classificados de acordo com a Nomenclatura Brasileira de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio, instituída pelo Decreto no 7.708, de 2 de abril de 2012, concebidos e prestados no território nacional ou prestados conforme critérios estabelecidos em ato do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior".
22. Tomara que este tipo de medida não se torne “letra morta”, pois é conhecido pela industria de base nacional que o Brasil não produz um metro de trilho de ferro, material fundamental para as obras de mobilidade, sendo até agora objeto de fornecimento do exterior, principalmente da Ásia, que compra nosso minério, industrializa e vende a matéria acabada.
23. A presidente Dilma vestida de jaleco de couro e chapéu de vaqueiro além das lutas para proteger as mãos de espinhos lembrou FHC quando esteve na Bahia, com ACM, na região do São Francisco. Peixe fora d'água.
24. Em Mato Grosso foram registradas 13 focos da ferrugem asiática nas lavouras de soja na safra 2012/13, conforme últimos dados divulgados pelo Consórcio Antiferrugem, que apontam os municípios de Primavera do Leste e Campo Verde, respectivamente distantes a 239 e 139 quilômetros de Cuiabá, liderando em número de casos, cada território com três focos registrados.
25. A Defesa Sanitária Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa explica que apesar do risco, a maioria dos produtores fizeram a aplicação correta do fungicida, alertando que o monitoramento deve ser frequente, principalmente no período em que os produtores se preparam para colher a soja de ciclo tardio.
26. O Paraná lidera no Brasil, com 39 casos encontrados de ferrugem asiatica nas lavouras de soja, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 27 focos observados, com o Mato Grosso é o terceiro estado em número de focos. No total, foram registrados 94 ocorrências somente nesta safra, enquanto que na passada foram 265 casos da doença, dos quais 108 foram encontrados em Goiás, 88 em Mato Grosso, 20 no Paraná e 15 focos em Mato Grosso do Sul.
27. Quem diria que a famosa em todo mundo como fabricante de veículos, Jaguar Land Rover, terá de fazer o recall do modelo Jaguar XF, ano/modelo 2010, fabricados de abril de 2009 a janeiro de 2010, por exigência da Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da De fesa da Cidadani a do governo paulista.
28. No comunicado a empresa informa a possibilidade de ocorrer desgaste da flange de saída do conjunto da bomba de combustível quando submetido a alta pressão, podendo haver possibilidade de vazamento de combus tível que, na presença de uma fonte de ignição, poderá gerar risco de incêndio, esclarecendo ainda que os proprietários destes veículos devem entrar em contato com uma concessionária autorizada para inspeção e substituição dessa peça e disponibiliza o telefone 0800 729 14 20 para mais informações.
29. A presidente Dilma, em sua primeira aparição pública deste ano, que em 2013 o País terá um crescimento econômico 'sério, sustentável e sistemático', cuja declaração foi dada durante cerimônia em São Julião, no Piauí, para anúncio de obra de adutora.
30. Em dezembro, Dilma havia dito que quer 'um pibão grandão' para 2013, podendo o Produto Interno Bruto (PIB) crescer 3,20% em 2013, de acordo com a mediana das projeções do boletim Focus, do Banco Central, que apura estimativas entre cerca de cem instituições financeiras.
31. Dilma fez referência às ações do governo de incentivo ao consumo e à habitação própria, mas destacou a importância de produção de conhecimento.
32. Boa noticia para o governador Wagner, o qual ainda está na China e retorna a Bahia no inicio da próxima semana. Choveu em várias regiões da Bahia, Nordeste, Chapada, Sudoeste, Piemonte, onde a seca castigava bastante.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>