Miudinhas
Tasso Franco
18/01/2013 às
19:29
MOTORISTAS insistem em parar no lado proibido Av Sete. Guincho neles!
População classe média teme que anunciada reforma tributária da Prefeitura de Salvador venha com mais impostos
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Todo mundo fica a perguntar porque numa região limitada de atrações turisticas como o Nordeste brasileiro, três eventos são realizados simultaneamente, como ocorreu este ano, já que o Festival de Verão de Salvador coincidiu com a Lavagem do Bonfim e também continua no mesmo periodo do Precajú, Carnaval antecipado de Aracajú.
2. Se houvesse melhor atenção poderia ter o FVS na primeira semana de janeiro e a Lavagem e o Precajú na segunda, abrindo muito mais oportunidades de atração de turistas e geração de rendas.
3. Ninguém também entendeu o fato da Rede Globo reincidir o contrato de trasmissão pela tv aberta do FVS deixando somente o canal fechado Multishow fazendo a cobertura ao vivo.
4. Curiosidade: um veiculo do SineBahia carregava enormes malas na Rua Grumari, em Vilas do Atlântico, Lauro, logo cedo, hoje. Será que este nobre servidor (a) trabalha no CAB com tantos apetrechos?
5. O metrô de São Paulo é alvo de pedido do Ministério da Fazenda para que não conceda reajuste tarifário em fevereiro, no sentido de evitar novo impacto no nível inflacionário, fato que ocorreu com as tarifas dos ônibus de Rio de Janeiro e São Paulo que deveriam ter reajustes agora em janeiro, conforme esse BJÁ registrou atraves do link http://www.bahiaja.com.br/economia/noticia/2013/01/15/salvador-deve-ter-mesmos-direitos-do-rio-e-sp-para-nao-aumentar-onibus,56071,0.html#.UPlI9R37Jc0 .< /p>
6. Pelo visto, o povo vai ter vez, já que a inflação deve ser combatida como uma questão de honra, mesmo com toda a artificialidade.
7. Segundos dados do IBGE, já que está fazendo o cálculo oficial do PIB de 2012, no terceiro trimestre, o PIB avançou somente 0,6%, embora o próprio Banco Central tinha informado anteriormente, por meio também do IBC-Br, que esperava um crescimento maior no terceiro trimestre da ordem de 1,15%, ficando abaixo das previsões do mercado financeiro.
8. Antes divulgado por estados e por regiões, desde o início do ano passado, o indicador passou a ser calculado com abrangência nacional, sendo o IBC-Br uma das ferramentas utilizadas pelo Banco Central para definir a taxa básica de juros da economia brasileira.
9. E o clima começa a esquentar em Brasilia, com a contagem regressiva para votação, pelo Congresso Nacional, dos vetos presidencias, já que os deputados da oposição e da bancada ruralista articulam derrubar em fevereiro vetos a pelo menos quatro projetos de lei que confrontaram Executivo e Legislativo durante sua discussão.
10. A intenção dos parlamentares é aproveitar não só para reverter a polêmica decisão sobre os royalties, mas estão na mira, vetos relativos ao fim do fator previdenciário, à recomposição de áreas verdes determinadas pelo Código Florestal e ao investimento na saúde, previsto na regulamentação da Emenda Constitucional nº 29.
11. O principal veto ao projeto dos royalties e que parcela dos parlamentares pretende derrubar é o que impede que a nova divisão dos recursos do petróleo seja aplicada a contratos já firmados em áreas licitadas.
12. Com relação ao Código Florestal, a bancada ruralista pretende restabelecer dispositivo vetado que flexibilizava a recomposição florestal exigida de produtores rurais de médio porte, já que ,na sanção, a Presidente Dilma vetou trecho que previa reflorestamento em faixas mais estreitas em margens de rio desmatadas e editou medida provisória exigindo recomposição proporcional à largura do rio.
13. O outro veto que pode ser derrubado pelo Congresso é o que diz respeito à Emenda nº 29, projeto que definiu percentuais obrigatórios de recursos da União, estados e municípios para o setor da saúde, tendo sido vetado trecho do artigo que dizia que o governo federal deveria investir o montante do ano anterior acrescido da variação percentual do Produto Interno Bruto (PIB).
14. O quarto veto que os deputados pretendem derrubar é o que impediu o fim do fator previdenciário, através de projeto vetado pelo ex-presidente Lula da Silva e que acabava com a fórmula criada em 1999, que leva em consideração a idade, o tempo de contribuição e a expectativa de vida do brasileiro para o cálculo do valor da aposentadoria.
15. Se o Carnaval de Salvador repetir a bagunça que aconteceu no Bonfim é preocupante.
16. Pastores evangélicos ganham passaportes diplomáticos. Comunidade gay também reivindica mesma regalia. Vai ser uma enxurrada de pedidos, doravante.
17. Essa reforma tributária do novo governo municipal de Salvador está cheirando a aumento de impostos. Normalmente os gestores optam pelo caminho mais fácil em arrecadar recursos. Mas, vamos esperar o PL.
18. Os elefantes estão pedindo socorro, no Quenia, dada a matança desenfreada, já que, em dezembro, nove elefantes foram mortos nas imediações do Tsavo National Park, no sudeste do Quênia e agora, neste início de ano, uma família de 12 animais foi morta a tiros na mesma área.
19. Em ambos os casos, as faces dos elefantes foram decepadas para que as presas fossem removidas. O resto foi deixado à mercê de larvas e moscas, sendo que em toda a África, a caça ilegal de elefantes atingiu seu ponto mais alto dos últimos 20 anos, com as autoridades quenianas adotando linha-dura para tentar combater a prática: guardas de proteção aos elefantes atiram nos caçadores para matar.
20. Mas em outros países, como a Nigéria, a fiscalização é mínima - e o comércio de marfim prospera.
21. Durante a década de 1980, mais de a metade da população africana de elefantes foi dizimada, em grande parte, por caçadores ilegais em busca de marfim, mas, em janeiro de 1990, países em todo o mundo assinaram um acordo internacional proibindo o comércio de marfim, sendo que com a ajuda de uma campanha mundial de conscientização, a demanda global pelo produto diminuiu e gradualmente, populações de elefantes começaram a crescer novamente.
22. Nos últimos anos, no entanto, tem havido um retrocesso, pois calcula-se que cerca de 25 mil elefantes tenham sido mortos em 2011, não havendo ainda números para 2012, mas os conservacionistas estão certos de que o índice será ainda mais alto, sendo que recentemente foi feita, na cidade de Lagos, na Nigéria, uma contagem visual da quantidade de peças de marfim à venda, com um resultado chocante, já que foram contados mais de 14 mil objetos de marfim em um único local - o Lekki Market.
23. Até o espetacular Circo de Soleil náo está resistindo a crise, pois promoveu a demissão de 400 funcionários - 9% de seu quadro - diante do aumento dos custos de produção, que afetaram profundamente os lucros, apesar do recorde de venda de ingressos.
24. O Circo vendeu 14 milhões de ingressos no ano passado, totalizando US$ 1 bilhão, mas seu rápido crescimento, assim como vários "fatores externos", incluindo um dólar canadense persistentemente alto, afetou os lucros, já que a metade do pessoal está baseado em Montreal e recebe em dólar canadense, enquanto 90% da renda da companhia é gerada no exterior.
25. O Circo, fundado em 1984, pelo canadense Guy Laliberté, tem atualmente 5 mil funcionários, em todo o mundo e estreia no Brasil em março proximo, com o espetaculo “Corteo”.
26. A brasileira Cetip e mais quatro grupos internacionais anunciaram um projeto de cooperação para melhorar a gestão de garantias e serviços de liquidez para clientes, permitindo ao grupo oferecer colateral em um país por meio de ativos mantidos em outras regiões ou áreas monetárias.
27. A companhia brasileira integrou a parceria junto com Clearstream, de Luxemburgo; Iberclear, da Espanha; ASX, da Austrália; e a sul-africana Strate, surgindo com o nome de "Liquidity Alliance" e está aberta à adesão de novos membros.
28. O movimento global de colateral de bancos é frequentemente afetado por exigências regulatórias na gestão de ativos sob leis locais ou em moeda local, tendo a situação piorado depois que a crise da zona do euro atingiu os mercados de capital, restringindo empréstimos não garantidos, bem como, novas regras têm forçado bancos a manter mais liquidez.
29. Uma empresa californiana apresentou na semana passada na feira de tecnologia de Las Vegas um protótipo de tablet que resolveria uma das principais queixas dos usuários desses dispositivos: a falta de sensação táctil durante a digitação.
30. O protótipo apresentado pela empresa Tactus na Consumer Electronics Show 2013 tem um dispositivo que transforma uma tela plana sensível ao toque em um teclado com teclas em forma de bolha nos momentos de necessidade, ocorrendo, quando a digitação não é mais necessária, as teclas-bolha se retrairem e a tela volta a ser totalmente plana.
31. Na Bahia, tudo é diferente. Até agora, o consórcio que constrói a Arena Fonte Nova ainda não deu uma explicação preto no branco sobre o teto do equipamento.
32. Apesar do rigor que a Secretaria de Transportes do Município vem praticando contra motoristas infratores, alguns insistem em parar seus veiculos no lado direito da Avenida Sete (área agora proibida de estacionar), até mesmo carros de órgãos públicos como o Correios. Caneta neles, guincho neles.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>