Miudinhas
Tasso Franco
09/01/2013 às  12:01

BARRAGEM do Rio Colônia em Itapé muda a sua característica original

Motoristas já desobedecem estacionamento programado entre a Ladeira da Barra e o Cristo, pela Prefeitura de Salvador


MIUDINHAS GLOBAIS:



   1. O tipo do projeto da barragem, a ser construída pelo Governo do estado, no leito do  rio Colônia, trecho do  município de Itapé, é o exemplo típico de como o desmatamento desenfreado vem afetando os recursos hídricos da região.

   2. Quando foi inicialmente concebida, nos idos do início da decada de 1960, teria o papel de regularização do rio para evitar as constantes cheias da cidade de Itabuna, tendo o formato de “barragem óculos”, ou seja com pouco poder de acumulação, pois a abertura deixaria passar a vazão normal do curso d’agua, represando somente quando houvesse cheias.

   3. As soluções de abastecimento de Ibicarai e Itabuna eram com mananciais mais próximo das urbes, como rio Almada que atende também Buerarema e Itajuipe, para evitar grandes adutoras, à época o grande vilão dos projetos, inclusive porque a utilização do rio Colônia só pode ser nesse ponto a montante da foz do rio Salgado, que o saliniza, tornando a água imprestável para consumo humano.

   4. A Operação Barra de organização do estacionamento à diretia da Ladeira da Barra até o Cristo já não está sendo obedecida ppor alguns motoristas. Na Ladeira da Barra retiraram cones e voltaram a estacionar, assim como em frente ao Forte de Santo Antônio. Ontem, agentes da Transalvador só contemplavam essas irregularidades.

   5. A chiadeira dos novos prefeitos com os antecessores é crônica de fato anunciado, pois esse BJÁ previu há bastante tempo e defendeu que, a exemplo do que ocorreu em outros estados, o MPE e MPF deveriam notificar os gestores que saiam sobre providencias para se ter algo preventivo e não de “Ines é morta”, cabendo ações punitivas, começando com o item 22 do link  http://www.bahiaja.com.br/tassofranco/miudinhas/coluna/2012/10/15/som-pesado-no-14-festival-de-m usica-lencois-ab ala-casario-historico,2650,0.html, vindo a fazer seguidamente criticas ao encontro promovido pelo TCM, de cunho político, e do rega bofe patrocinado pela UPB,  no luxuso Resort Villa Galés, em Guarajuba.

   6. O povo de Salvador tem que se preparar para enfrentar mais  problemas além dos que já ocorriam com abastecimento de água, pois o fato do sistema adutor de Pedra do Cavalo ter ficado fora por quatro horas, com certeza desequilibrou o sistema da Grande Salvador como um todo, devendo levar dias para se estabilizar. 

   7. Pior é que a Embasa diz que a culpa é da Coelba por ter faltado energia; e a Coelba diz que a ineficiência é da Embasa, pois, Candeias (a subestação) é atendida por dois sistemas e os técnicos da Embasa não acionaram o alternativo quando faltou energia. 

   8. O site Direito Legal traz artigo assinado pelo jornalista e professor Luiz Holanda, conforme o link  http://www.direitolegal.org/manchetes/a-justica-baiana-na-berlinda/lanejamento sobre imbroglio causado pela  contratação, pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ/BA), da empresa Softplan  e Serviços Ltda., por R$ 39,082 milhões, para a implantação do Sistema SAJ/Judiciário-Automação-Justiça, mediante inexigibilidade de licitação, que foi parar no Conselho Nacional de Justiça-CNJ por solicitação do juiz de direito da 13ª Vara dos Juizados Especiais de Salvador, Baltazar Miranda.

   9. Baltazar solicitou providências  ao  CNJ  visando suspender a excução dos serviços contratados até que todos os atos, pareceres e procedimentos necessários à formalização do ajuste fossem devidamente esclarecidos.

   10. Foi pedida, preliminarmente, a proibição de qualquer repasse de dinheiro para a contratada, até o julgamento do mérito das providências solicitadas, ante a possibilidade de prejuízo aos cofres públicos pela falta de verba alegada pelo próprio tribunal, mas  o CNJ negou a liminar, sob a justificativa de que as situações  não eram suficientes à sua concessão.

   11. Essa mesma empresa, para a execução de idêntico serviço, teria cobrado do Tribunal de Justiça de Roraima a quantia de R$ 500 mil, mas  mesmo sabendo-se que esse tribunal tem menos processos do que o tribunal baiano, a diferença de preço chama a atenção, haja vista a confissão feita pelos representantes do TJ/BA de que o nosso judiciário não cumpriu as determinações do CNJ a respeito do aumento de cargos de desembargadores por falta de verbas, cuja   criação  havia sido requerida pela ANAMAGES-Associação Nacional dos Magistrados Estaduais.

   12. O TJ/BA alegou falta de dinheiro para o atendimento da determinação do CNJ e  o Estado impetrou  Mandado de Segurança no Supremo Tribunal Federal-STF sob a justificativa de falta de verbas para esse fim, tendo sido o motivo  do Pedido de Providências.

   13. Diante da crise financeira vivida pelo Tribunal, este poderia contratar, gratuitamente, os mesmos serviços através do Sistema Eletrônico-SEI fornecido pelo Tribunal Regional Federal-TRF, da 4ª Região, que permite o trâmite dos processos exclusivamente por via eletrônica. Poderia também, se assim o quisesse, assinar convênio com o CNJ, que cede, gratuitamente, seu Sistema Judicial Eletrônico (PJE), para o mesmo fim.

   14. A Corregedoria do CNJ apurou possíveis irregularidades administrativas em quatro Tribunais de Justiça, entre os quais o da Bahia, o que significa que, para evitar qualquer dúvida quanto a lisura de suas contratações, o TJ/BA deve demonstrar o cumprimento dos princípios constitucionais norteadores de sua atuação, bem como dar ampla publicidade deste ou de qualquer outro contrato que venha futuramente celebrar.

   15. Por esta saia justa o matussalenico  ministro Edson Lobão não esperava, pois  a presidente Dilma lhe telefonou, preocupada com o tom do noticiário que indicava os baixos níveis dos reservatórios.

   16. Segundo o ministro, as chuvas em várias regiões do país garantem a normalidade do abastecimento de energia. “Os reservatórios estão baixos, mas isso já era previsto. Isso acontece todo ano. Já começa a chover forte no Rio de Janeiro, no Sudeste e no Sul. Não vejo razão para tensão”. 

   17. O Brasil está pagando preços altos por importações de emergência de gás natural liquefeito (GNL), lutando para lidar com uma crise no setor de eletricidade num momento em que a pior seca em décadas ameaça o fornecimento de hidrelétricas no Nordeste do país, sendo que comerciantes de GNL disseram que a Petrobras foi forçada a pagar prêmios de preços para garantir cargas de gás no mercado spot, devido à forte demanda pelo combustível em países asiáticos afetados pelo clima frio de inverno e em antecipação a compras planejadas pela Argentina.

   18. As compras de alto custo no mercado à vista deixariam Petrobras com milhões de dólares em perdas se a empresa não for capaz de repassar o preço total das compras para os consumidores no Brasil, tendo a Petrobras tendo pago recentemente até entre US $ 15 e 17 por milhão de BTU (unidade térmica britânica), um prêmio grande em relação aos preços domésticos do gás.

   19. Os preços na Ásia subiram acima de US $ 17 por milhão de BTU na semana passada com uma onda de frio impulsionando as compras, enquantoos preços do GNL na Europa são atualmente de cerca de US $ 11por milhão de BTU e, nos Estados Unidos, o abundante gás doméstico tem um preço pouco acima de 3 dólares por milhão de BTU.

   20. Tantos dólares à vista e Sêo Barriga procurou o advogado Zéu para solicitar uns dólares emprestado, poucos que fossem, para uma viagem que fará de navio até o litoral de Santos.

   21. Um Rolls-Royce que pertenceu ao cantor do grupo Queen, Freddie Mercury, será leiloado no sábado em Birmingham (centro da Inglaterra) em ocasião de um salão do automóvel, anunciou a casa de leilões Coys, sendo que o lance inicial é estimado entre 9 e 11.000 libras (entre 11.000 e 13.000 euros).

   22. O Rolls-Royce Silver Shadow cinza de 1974 foi comprado em 1979 pela empresa do cantor, Goose Productions, tendo sido  conduzido pelos motoristas de Freddie Mercury até a morte da estrela, em novembro de 1991 e foi  foi usado pela última vez em 2002, na estreia do musical 'We Will Rock You', inspirado na carreira do Queen, indica a Coys.

   23. Uma carta do ex-empresário do Queen, Jim Beach, confirma a autenticidade do carro, que foi recuperado pela irmã do cantor, sendo que o veículo, com motor V8 de 6,75 litros, é descrito como estando em seu 'estado original' e tem cerca de 100.000 km no odômetro, havendo dentro da cabine ainda  um pacote de lenços 'que a família decidiu não retirar, após a morte do cantor', também indica a ficha do veículo.

   24. Por falar em luxo, vem a noticia de que a avenida Champs Elysees, sempre presente na lista de muitos turistas que visitam Paris, está se transformando com aluguéis exorbitantes afastando varejistas como a multinacional britânica Virgin, que provavelmente irá ceder espaço a outro grupo estrangeiroS que deseje expor seus produtos a mais de 300 mil observadores por dia.

   25. Os cinemas, que já dominaram as fachadas, foram reduzidos à sombra do que já foram, apesar de um par de famosas salas terem sobrevivido, com o custo de 18 mil euros por metro quadrado, a avenida arborizada e com calçadas largas, que se estende por dois quilômetros, do Arco do Triunfo à Praça da Concórdia, foi considerada a terceira rua mais cara do mundo para os lojistas pela Cushman & Wakefield, depois da Causeway Bay em Hong Kong e da Quinta Avenida, em Nova York.

   26. Com 30 milhões de turistas por ano, a Champs se tornou uma espécie de local obrigatório para as principais marcas, que, logicamente, querem ter uma vitrine por lá, sendo que outras empresas que abriram uma loja foram Abercrombie & Fitch, Banana Republic, Disney, Gap, Guerlain e a especializada em chocolates Jeff de Bruges, enquanto a joalheria Tiffany é cotada para substituir uma das muitas lojas de fast-food no próximo ano.

   27. Contudo, as autoridades municipais estão preocupadas que a imagem da Champs possa ser afetada por uma certa 'banalização', devido à presença maciça de marcas encontradas em todo o mundo.

   28. Colocaram uma coisa medonha em frente ao Forte de Santo Antônio, na Barra, para indicar que ao fundo está o Museu da Marinha. É de um mau gosto impressionante. Fala IPHAN!

   29. Um grupo de pesquisadores japoneses encontrou uma nova falha, aparentemente ativa, no leito marinho no litoral oriental do Japão, perto da região de Kanto, onde fica a capital, Tóquio, endo que a descoberta pode fornecer novas pistas sobre os mecanismos por trás de terremotos passados e futuros nesta região, que com mais de 42 milhões de habitantes conta com uma das maiores densidades de população do mundo.

   30. A equipe de pesquisadores da Universidade de Hiroshima considera que a falha está aparentemente ativa e que pôde ter se formado por causa do grande terremoto de Kanto de 1923, que matou pelo menos a 100 mil pessoas em Tóquio e em várias localidades vizinhas, sendo que,com ajuda de um sonar, o grupo sondou o fundo marinho cerca de 1.200 metros de profundidade e local izou a falha no dia 20 de novembro, a cerca de 20 quilômetros da península de Miura, na província de Kanagawa.

   31. A falha fica ao longo de uma depressão conhecida como Fossa de Sagami, na qual uma placa oceânica (a do Mar das Filipinas) desliza abaixo de uma placa continental (a norte-americana).Acreditando -se que o atrito entre estas duas placas é responsável por um grande número de terremotos registrados na região, incluindo o grande terremoto de 1923.

  32. Três mil empresas de 150 países participam da maior feira internacional de eletrônicos do mundo, em Las Vegas, com  pequenas e grandes companhias mostrando  as mais recentes inovações tecnológicas, que daqui a pouco vão invadir as casas, sendo que os tablets e os smartphones lideram os lançamentos, com  aparelhos cada vez menores, mais leves e inteligentes.

   33. Já pensou um carro autônomo, que ajuda a evitar acidentes? Um modelo apresentado na feira tem sistema conectado à internet e conta com vários sensores e câmaras, sendo que  veículo tem capacidade de reconhecer o terreno por onde trafega automaticamente, manter o carro na estrada, identificar sinais de trânsito e obstáculos, embora, apesar do carro funcionar sem motorista, ainda é preciso que haja alguém dentro do veículo.

   34. A feira traz ainda aparelhos para ajudar a manter a forma e a saúde, com  um garfo, por exemplo, que vibra quando a pessoa come muito rápido e tem uma caneta que escreve nos tablets sem precisar tocar a tela.

   35. São só alguns dos mais de 20 mil novos produtos que estão sendo apresentados na feira, sendo   esperados mais de 150 mil visitantes, que esperam descobrir por lá qual será a grande tendência tecnológica que vai conquistar o consumidor em 2013.
36. Pelo menos 52 milhões de pessoas (83% delas, mulheres) trabalham como empregados domésticos no mundo, segundo os números do primeiro estudo sobre o tema realizado pela Organização Internacional do Trabalho - OIT, sendo que o trabalho representa 7,5% do emprego assalariado das mulheres no mundo, e uma porcentagem muito maior em regiões como Oriente Médio (31,8%), América Latina e Caribe (26,6%), e Ásia Pacífico (11,8%).

   37. Na região Ásia-Pacífico há 21,4 milhões de trabalhadores domésticos, na América Latina e no Caribe, 19,6 milhões, na África, 5,2 milhões, nos países desenvolvidos, 3,6 milhões e, no Oriente Médio 2,1 milhões, sendo que a  OIT destaca que entre meados da década de 1990 e 2010 cerca de 19 milhões de pessoas entraram para o setor, e muitas são emigrantes, embora o número de 52 milhões exclui os trabalhadores domésticos menores de 15 anos, que não constam nas enquetes utilizadas pelo relatório e que um estudo da OIT de 2008 calculou em pelo menos 7,4 milhões.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>