Miudinhas
Tasso Franco
22/12/2012 às  09:20

Mundo não acabou e TOMÉ de SOUZA pode voltar para Salvador, em 2013

Lei Seca nas estradas federais da Bahia, pelo menos na BR-324 e na BR-116 Norte não existiu neste feriadão de Natal


MIUDINHAS GLOBAIS:


   1. Quem deixou Salvador pela BR-324 (SSA/Feira) rumo ao interior pode observar que, embora a presidente Dilma Rousseff já tenha sancionado as novas regras e punições da Lei Seca para tentar diminuir a quantidade de acidentes nas estradas nesse período do ano (feriadões de Natal e Ano Novo), o que se viu (ou não se viu) foi a ausência de patrulheiros utilizando bafômetros.

   2. Na BR-116 Norte em direção Feira/Bonfim/Serrinha uma anarquia total a partir da UEFS com motoristas trafegando pela direita, vans de cooperativas cortando por atalhos nos matos, uma loucura. E a PRF, nada. Então, o discurso da presidente (pelo menos na Bahia) tem que se seguir a uma prática efetiva, senão fica vazio como ficou neste feriadão do Natal.

   3. Nas rodovias estaduais a Operação Natal do BPRv da PM, segundo dados da Ascom PM, foi montado uma estrutura especial no Posto Rodoviário de Arembepe, localizado BA-099/Km 22, Estrada do Coco, mas ainda não se tem o número de ocorrências e acidentes.

    4. Em Salvador, a fiscalização da Lei Seca virou piada. A Transalvador está caindo pelas tabelas e o final do governo JH é essa situação caótica que se vê, diariamente, no trânsito. Ainda assim, anuncia-se blitzes para segunda, 24, e terça, 25. No dia do réveillon não serão realizadas blitzes de alcoolemia.

   5. Taí uma decisão que se for tomada pelo novo prefeito de Salvador fará uma boa economia para os cofres municipais: suspender os convênios com hospitais e clínicas particulares via SUS por 6 meses até que se façam os ajustes necessários, as auditorias. Esse pessoal reclama muito, está sempre ameaçando parar, mas, quando a Prefeitura diz que vai agir, vai fiscalizar, é um corre-corre.

   6. Então, se a proposta de Neto for mesmo de austeridade pra valer esse seria interessante.

   7. Aliás, Neto ainda bem nem assumiu a Prefeitura e já tem alguns gurus falando em repensar a cidade, repensar o trânsito, repensar a saúde, repensar o esporte. É tanto repensar que Tomé de Souza tomou um susto lá no velho e querido Portugal.

   8. Está de pé, ou pelo menos ensaiada, a proposta do advogado Ademir Ismerim em trazer para Salvador os restos mortais de Tomé de Souza, o fundador da cidade, e que se encontram numa cidade no interior de Portugal, numa campa abandonada.

   9. Portugal nunca deu atenção ao descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral, cuja expedição às Índias foi considerada um fracasso, com muitas mortes e perdas de naus, apesar de ter achado um novo continente. Cabral não é reverenciado em Portugal e vive no ostracismo. 

   10. Lá, na terra do Alentejo, os gajos adoram mesmo é Vasco da Gama, este o grande herói portugues. E nosso dom Pedro I, lá dom Pedro IV, também é uma figura opaca, insignificante. Tem uma estátua numa praça de Lisboa e só.

   11. Com os primeiros governadores do Brasil a situação é a ainda pior. Tomé de Souza, Duarte da Costa e Mem Sé são relegados a um segundo plano. 
12. Daí que a idéia de Ismerim é excelente. Trazer Tomé onde ele será reverenciado. Hoje, existe uma estátua dele na Praça Municipal, abandonada, cagada pelos pombos. 

   13. A Prefeitura poderia, também, aproveitar o embalo e fazer uma homenagem a Luis Dias que foi o arquiteto mor da cidade (mestre de obras), figura também relegada em Salvador. Aqui tem um monumento para Cristovão Colombo no Rio Vermelho (a estátua de costas para o mar), este que nunca pisou os pés na Bahia.

   14. E mais: tentar conseguir junto ao museu de Cartier, em Saint-Malo, o único cocar tupinamba que existe e foi levado para a França na viagem que Caramuru e Catarina fizeram para se batizarem, em 1528, com o beneplácito de Jacques Cartier.

   15. Está todo mundo interessado em saber como aquela ONG ponta-de-rua que recebeu R$7 milhões da SEDES vai consumir essa dinheirama em "inclusão sócioprodutiva". Vamos acompanhar. 


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>