Miudinhas
Tasso Franco
10/01/2009 às
22:03
RACHA NO PR VEM DESDE ASCENSÃO DE CÉSAR BORGES E ARAÚJO TÁ É FELIZ
O deputado Jutahy Magalhães Jr e Imbassahy fazem campanha em Alagoinhas
Foto: Foto: BJá |
 |
Professor Gabriel Saraiva, 86 anos, rádio escuta querido, único Botafogo na Bahia |
Miudinhas globai":
1. O deputado federal ACM Neto (DEM) conversou hoje com os líderes da oposição e do seu partido na Assembléia Legislativa e condenou a proposta de emenda constitucional enviada pelo governo do estado à Assembléia Legislativa que acaba com a estabilidade econômica do funcionalismo público estadual, vantagem alcançada pelo servidor efetivo após o exercício do cargo de provimento temporário por dez anos.
2. "É um projeto inconstitucional. É inadmissível que um governo que se diz democrático queira suprimir da Constituição uma garantia conquistada pelos trabalhadores. O Democratas vai trabalhar para que a proposta não seja aprovada", salientou.
3. Neto disse que o DEM e a oposição vão usar de todos os instrumentos regimentais para tentar impedir a votação da proposta durante a convocação extraordinária. "O mais absurdo é que este governo teve o apoio dos servidores, que acreditaram numa proposta de mudança, que, parece-nos, não passava de mero discurso. O que estamos vendo é que a insatisfação tomou conta do funcionalismo. E o governador, que cresceu politicamente no movimento sindical, manda um projeto que acaba com um direito constitucional do funcionalismo. É inacreditável".
4. A Constituição da Bahia, em seu artigo 39, busca proteger o poder aquisitivo do
servidor, como indica o artigo 39, onde reza que o servidor que exercer por dez anos, contínuos ou não, cargos em comissão e funções de confiança, lhe é assegurado o direito de continuar a receber, no caso de exoneração ou dispensa (como vantagem pessoal) o valor do vencimento correspondente ao cargo de maior hierarquia que tenha exercido por mais de dois anos contínuos, obedecido para o cálculo o disposto em lei.
5. O governo encaminhou a proposta de Emenda Constitucional nº 114/2008, condicionando ao servidor que venha a ingressar no serviço público, a partir da data desta emenda, não seja alcançado por este dispositivo, o que significa que esse servidor não terá o seu poder aquisitivo protegido pela Legislação Estadual.
6. Fazer Cruzeiro no Brasil tá ficando difícil. Quando não se morre de cana, morre-se de diarréia e/ou do coração.
7. Aos menos avisados ou maldosos, a indicação de Eujácio Simões para a Superintendência da Agricultura se deu por determinação do governador Jaques Wagner, única pessoa a quem sempre agradece. Esta semana Eujácio teve um encontro com o secretário das Relações Institucionais do governo, Rui Costa.
8. Alguém contou 1.000 novos ônibus que o Setps diz ter renovado a frota no último ano. Não teriam sido 989 ou 990! Essa conta de 1.000 tá parecendo redonda demais para ser egolida como se fosse uma skol.
9. A eterna presidente da Fetrab, Marinalva Nunes, finalmente, parece que acordou e está falando horroroes sobre as negociações dos servidores estaduais com o atual governo. Ainda bem que caiu na real.
10. Ó Paí Ó. O PR está rachado desde quando o senador César Borges assumiu o comando da legenda na Bahia e a direção partidária defenestrou o deputado José Carlos Araújo. Não há, portanto, nenhum racha atual no PR com o apoio de 4 deputados ao presidente da Assembléia Legislativa, Marcelo Nilo, à sua reeleição. Apenas o grupo Otto Alencar/José Carlos Araújo está fazendo a sua parte dentro do atual espírito republicano.
11. Não há, portanto, nenhuma "traição" ao deputado Elmar Nascimento, PR, até porque, até agora ninguém sabe se ele (Elmar) será mesmo concorrente a Marcelo. Existe nos bastidores a conversa de que o líder da minoria, deputado José Penedo, DEM, só retiraria sua candidatura em apoio a Elmar se este conseguir o apoio do PMBD, de público.
12. Como isso não aconteceu, as candidaturas até agora postas para presidente são Marcelo Nilo (PSDB), à reeleição; Gildásio Penedo, líder da Oposição; e Leur Lomanto Júnior, líder do PMDB.
13. Mais uma de Ó Paí Ó, até aproveitando que o belo filme baiano foi passado ontem, na Globo, gratuitamente. O candidato do PT a UPB é Luis Caetano, prefeito de Camaçari, com apoio do governador. Essa história de que o governador vai ver a banda passar e ficar isento é igual a cena da baiana que foi ao exterior e voltou cheia de prosa em Ó Paí Ó.
14. O deputado José Carlos Araújo não quer falar sobre o PR na Bahia. Mas, anda numa satisfação pessoal enorme.
15. O ex-prefeito de Salvador, Antonio Imbassahy, retornou dos Estados Unidos. E, já está fazendo política novamente. Neste final de semana, acompanhado do deputado Jutahy Magalhães Jr esteve em Alagoinhas e Arataca tratando da sucessão presidencial 2010, em apoio a José Serra, candidato do PSDB.
16. Calma Cláudia Leite. Uma coisa de cada vez. A moça já fala em voltar aos palcos em março de 2009.
17. A opinião pública internacional não vale um tostão furado em relação ao ataque de Israel aos palestinos.
18. Faleceu ontem o comerciante de automóveis Paulo Henrique, de Serrinha, proprietário da PH Automóveis situada na Avenida Castelo Branco, em Salvador. PH sofreu um brutal câncer de pâncreas que o levou a morte, rapidamente. O sepultamento foi em Serrinha.
19. Pesar também pelo falecimento do colunista Marco Pinheiro, da Tribuna da Bahia, nosso companheiro de anos da TB. A vida segue com esses amigos indo para o andar de cima.
20. O PSDB está igual a Obama em relação ao conflito Israel x Palestina. Serra anda numa roquidão que não sei não.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>