MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O que teria levado deputados como Valmir Assunção, PT, ligado aos movimentos sociais dos trabalhadores sem terra, em especial; Luis Alberto, PT, vinculado aos movimentos negros e quilombolas; e Antonio Brito, PTB, vinculado aos segmentos filantrópicos e que atende à população mais pobre (entre outros petistas baianos) ter seguido o projeto de agrado do Palácio do Planalto que, vinculava a maior parcela de distribuição dos royalties do petróleo aos estados e municípios produtores, em detrimento do que foi aprovado pela Câmara com uma distribuição mais ampla a todos os municípios?
2. Imagina-se que, somente a fidelidade partidária irrestrita, sem medir as consequências junto ao eleitorado, teria levado eles a adotarem esse procedimento.
3. Ora, evidente que o projeto da forma como foi aprovado contempla melhor estados e municípios de menor produção de petróleo, caso da Bahia, distribuindo os recursos de forma mais espacial e não concentrando em poucos.
4. Na Bahia, o esbanjamento de recursos na Prefeitura de São Francisco do Conde é histórico e o TMC tem, sistematicamente rejeitado (ou aprovado com ressalvas) as contas deste município, que até melhorou na gestão Rilza Valentim (PT). São Francisco do Conde recebe muito em royalties e o vizinho Santo Amaro da Purificação pouco, no reparte.
5. Na Assembleia Legislativa, ontem, esse foi o tema, a maioria dos deputados defendendo o projeto que foi aprovado. Só houve uma voz discordante, a deputada Maria Luiza Laudano, da base governista, cuja filha é prefeita de Pojuca, município que recebe royalties generosos.
6. Então era de se esperar que esses deputados petistas que tanto dizem defender os mais necessitados, e que têm trabalhos dignos de respeito nesses segmentos, que votassem pela distribuição ampla, plena, e não restritiva e concentradora de renda.
6. Certamente alguns deles vão pagar um preço caro por essa essa decisão, e esse ato veta praticamente pretensões desse senhores a disputas majoritárias. Listas já são difundidas na internet, nas redes sociais com os nomes de todos deputados que cometeram esse amém inpensado, e já se fala em cartazes com os "traidores".
****
7. Um dia após a reunião dos parlamentares do PT, a bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia se reuniu para discutir os caminhos da sucessão na Casa. Diante da precipitação e das tratativas iniciadas para a eleição ao comando do Legislativo, os oposicionistas promoveram uma reunião, convocada pelo líder Paulo Azi (DEM) com o presidente interino Leur Lomanto Jr. (PMDB), para definir as estratégias e posicionamentos em relação à questão.
8. Inicialmente, foi acordado por unanimidade que o grupo marchará unido seja qual for a decisão a ser tomada, medida aqui já anunciada pelo BJÁ na entrevista com Elmar.
9. Na reunião, a Oposição apresentou também como uma das resoluções que, à medida em que forem sendo apresentados os nomes dos pré-candidatos, a bancada se colocará à disposição para discutir com cada um deles as propostas e projetos para o Parlamento baiano.
10. Nesse processo, os deputados deixam claro que não existem vetos a quaisquer nomes ou partidos políticos. Por fim, os oposicionistas da Assembleia Legislativa reiteram que a eleição só acontece em fevereiro e que, portanto, haverá tempo suficiente para definir um posicionamento.
11. Por enquanto, só existe um nome lançado, o de Marcelo Nilo, presidente que deseja à releição. O PT lançou 3 pré-nomes (Rosemberg Pinto, J. Carlos e Yulo Oiticica) para, provavelmente, daí sair um nome. Em sendo assim, a oposição teria esses dois nomes a conversar: Nilo e o candidato do PT.
12. Se houver uma unidade da base, a oposição compõe para ocupar a vice e outros cargos na mesa. Se houver um racha na base, creio que a oposição pode até conversar com os dois candidatos, mas, deverá apoiar Nilo.
13. Nomes do PSD citados como possíveis candidatos (Gildásio Penedo Filho e Alan Sanches) ninguém acredita que vingue.
14. O prefeito eleito ACM Neto (DEM) sobre a Copa das Confederações: “Vamos trabalhar duro e preparar a cidade para esse grande evento esportivo, que vai servir como um teste para a Copa do Mundo de 2014”, disse.
15. O democrata afirmou que, logo no início da gestão, em janeiro, vai tomar medidas urgentes e emergenciais visando também a Copa das Confederações. “Vamos economizar recursos e cortar desperdícios para melhorar a limpeza, a iluminação, os nossos cartões postais, para colocar a Guarda Municipal na rua, organizar o trânsito, cuidar da nossa orla, da parte histórica e dos pontos turísticos", salientou.
16. Para ACM Neto, a Copa das Confederações é uma oportunidade para a cidade, já que vai atrair turistas internacionais, gerando emprego e renda para Salvador. “Temos que deixar a melhor impressão possível para que esse turista permaneça mais tempo na nossa capital e decida voltar depois”.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>