MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Há algo de novo na politica nacional com reflexos nos estados numa provável aproximação e aliança entre o PSDB, do senador Aécio Neves, e o PSB, do governador Eduardo Campos, com vistas à sucessão da presidente Dilma Rousseff, em 2014. Um encontro ocorrido ontem, em Uberaba, onde Campos foi defender seu candidato a prefeito Antonio Lerin, o qual disputa com Paulo Piau, do PMDB, ganhou enorme destaque em Minas Gerais.
2. E todo mundo na politica sabe que, quando Minas Gerais se levanta, quando Minas dá avisos ao país, existe algo de novo sendo arquitetado ainda mais em se tratando de dois netos de politicos famosos, Aécio, de Tancredo Neves; e Campos, de Miguel Arraes. O que o PSB já avisou é que não deseja ser satélite do PT e se transformar numa força coadjuvante auxiliar como são os casos do PCdoB e outros.
3. Além disso, já que saiu vitorioso das urnas municipais em BH, Recife e outros sitios pretende se apresentar como uma força política nacional autônoma ou uma alternativa de aliança com o PT na posição em que se encontra, hoje, o PMDB, que tem Michel Temer na vice-presidência. Eduardo Campos já disse que não será candidato de si mesmo nem enfrentará a presidente Dilma, tete-à-tete. Mas, numa aliança PSDB/PSB, isso talvez seja possível.
4. Então, hoje, o que se vislumbra no universo politico seria uma aliança PT/PMDB como prioritária, o PT/PMDB deve ganhar com folga a eleição para prefeito de São Paulo, a que mais conta e pesa na balança eleitoral, derrotando Serra, do PSDB, e isso vai fortalecer a presença de Temer junto a Lula/Dilma.
5. Veja, portanto, que insinuações no modelo Yulo Oiticica, PT/baiano, dando conta de que Geddel poderia sofrer dissabores por ter apoiado ACM Neto, em Salvador, não se traduz em realidade quando se analisa a politica nacional, a que realmente prevalece. Ou seja, PMDB forte com PT no plano nacional em nada abala circunstancialmente a presença de Geddel no plano da politica brasileira em Brasília.
6. As dissidências regionais seguirão com esse viés, o que poderá acontecer com a senadora Lidice da Mata, que é do PSB, e poderá (ou deverá) manter sua aliança com o PT de Wagner e/ou ainda pleitear sua candidatura a goverandora. Aí é que Lidice verá se o PT aceita lhe dar o apoio ou se ela só serve para apoiadora.
7. Claro que ainda é cedo para se fazer análise dessa natureza, porém, os contornos iniciais nacionais estão caminhando nessa direção.
**
8. Nas comemorações dos 43 anos da Tribuna da Bahia, Marcelo Odebrecht, fará palestra "A Salvador do Futuro", dia 22 próximo, às 18h, no salão nobre da Associação Comercial da Bahia.
9. "Se nós pudemos trazer a Dilma e o Lula para disputa, os nossos adversários trouxeram o Ibope/Rede Globo", afirmou Jonas Paulo, presidente do PT da Bahia.
10. De acordo como o presidente petista, o PT tem o diferencial da militância e que fez o maior evento de massas na era pós-showmício, no bairro de Cajazeira em Salvador, na noite da última sexta-feira, em que teve a presença da presidenta Dilma.
11. "O PT é partido de chegada e com o gás da presença do Lula aumenta a nossa pegada e a arma deles faz barulho, mas nem eles confiam como no primeiro turno", concluiu Jonas Paulo.
12. O governador Wagner, na última visita a cidade de Conquista, almoçou no Restaurante "O Torresmo", na Rua da Barragem. Que coisa! Deveriam escolher outro local, pois, Conquista está com racionamento de água e levam o homem pra rua da "barragem".
13. Carros de sons de cidades da RMS estariam circulando em Salvador, nos bairros, à serviço da campanha Pelegrino. É tiro no pé.
14. Quanto mais Pelegrino agride ACM, o velho, em seu programa de TV, pior para ele. Em lider não se bate. O camarada é odiado e amado. Erro idêntico seria Neto bater em Lula.
15. Bem, neste sábado, na passagem para o Barradão, vimos que a Conder já faz o paisagismo da Passarela de Pituaçu. O projeto dos elevadores para deficientes foi cancelado, mas, a passarela, finalmente, será inaugurada.
16. Que vaexame o Vitória no Barradão, irreconhecível. Torcedores antigos não estranham essa postura do Leão.
17. Líder da chapa Mais OAB 86, de oposição à atual gestão da OAB Bahia, Luiz Viana apresenta em vídeo as propostas que vão garantir mais atitude, compromisso e liderança na defesa dos advogados baianos.
18. Com o apoio de profissionais expressivos como Fredie Didier, João Glicério, José Aras, Antônio Adonias, Pinho Pedreira, Fernando Santana, Edson Odweir, Maurício Vasconcelos, dentre outros, a chapa Mais OAB 86 defende mais juventude, mais trabalho e mais honorários, mais prerrogativas, mais comunicação, mais transparência, mais interior e mais democracia. Uma OAB Mais, com Luiz Viana presidente.
19. Entre as principais propostas da chapa, destacam-se: garantir mais apoio e proteção efetivos aos advogados, em especial aos jovens, inclusive com a criação da Procuradoria de Defesa das Prerrogativas, com profissionais contratados para defender as prerrogativas e os advogados em toda a Bahia; cobrar do Judiciário uma melhor prestação jurisdicional; ampliar a democracia participativa na OAB utilizando as novas tecnologias de informação e criar novos meios de comunicação com os advogados.
20. A Bahia vem acompanhando com atenção as discussões que estão sendo travadas no governo brasileiro, entre a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Ministério das Minas e Energia e Conselho Nacional da Política Energética (CNPE), acerca da intenção de realizar, em maio de 2013, a 11ª Rodada de Licitações de blocos exploratórios, e, em novembro do mesmo ano, a 1ª Rodada de blocos no pré-sal.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>