Miudinhas
Tasso Franco
08/10/2012 às  21:00

MICHEL TEMER PASSA RECADO AO PMDB NOS ESTADOS PARA O SEGUNDO TURNO

PT comete erro estratégico junto a classe média ao não destacar Waldir Pires



Foto: DIV
PT teria cometido erro estratégico com Waldir e ele teve baixa votação na capital
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Tem muita gente falando de alianças politicas para o segundo turno em Salvador e Vitória da Conquista, reconhecidamente valiosas para quaisquer dos quatro candidatos, mas é preciso se entender, também, o recado das urnas do dia 7 último, de mudanças no perfil da Câmara de Vereadores de Salvador e dos anseios de renovação em Coqnuista. O eleitor não é gado para ser tangido, cercado, e receber recados do que deve ser feito com seu voto no segundo turno.

   2. Portanto, mais importante do que as novas alianças para o segundo turno, o que a população dessas duas localidades querem saber é o que mudará em suas vidas com os novos governos. Quem votou nos candidatos que não foram ao segundo turno, no caso específico de Salvdor (PMDB/PRB/PSOL e PRTB) e Conquista (PDT  e PV), colocou seu votos por convicção, por afinidades com as propostas desses politicos, e necessitará de um novo convencimento.

   3. Como bem disse Michel Temer, cacique mor do PMDB, não existe alinhamento "natural" entre PMDB e PT. Se assim fosse, já nas eleições de primeiro turno, estariam ligados de corpo e alma. As urnas mostraram, em Salvador, que o PMDB minguou na Câmara e agora só conseguiu eleger dois vereadores, até em função de suas posições dúbias em relação ao prefeito JH e está na berlinda.

   4. Lembre-se, ainda, que por uma dessas coincidências da vida eleitoral, em Conquista, o PMDB está em confronto com o PT, briga feia, com Hérzem Gusmão, o qual é radialsita bom de microfone e senta à pua em Guilherme Menezes, sem dó nem piedade, o prefeito já se queixando dos seus métodos.

   5. O PMDB de Salvador deve decidir seu rumo ainda no inicio desta semana. Os irmãos Vieira Lima, que comandam o partido, não são de ficar em cima do muro. Falam na tampa. Eu não arriscaria dizer o que vai acontecer, mas, tomo as palavras de Michel Temer ao citar o caso de SP, que o "alinhamento não é natural".

   6. Temer dá o recado também com o olhão aberto para o PSB, partido que teve boa performance nas eleições municipais e se coloca, é o que já se comenta, para ser uma alternativa na aliança nacional PT/PSB, com Dilma presidente; Eduardo Campos, na vice.
                                                                 **********
   7. Dois sentimentos que se passaram nesta tarde de segunda-feira, 8, 24 horas após as eleições, isso na sala do cafezinho da Assembleia Legislativa em encontros casuais com deputados e o BJÁ apontam que o PT teria cometido um erro estratégico ao considerar Waldir Pires, um candidato a vereador comum entre os seus, que resultou numa votação pequena à sua eleição, ainda assim, entre as maiores da capital.

   8. Então, essa seria a lógica: se Waldir tivesse tido um tratamento melhor ou especial na TV poderia ter puxado votos para Pelegrino e ultrapassado, e muito, para sí, a casa dos 30 mil votos.

   9. O segundo movimento diz relação ao PCdoB que, segundo cálculos do deputado Álvaro Gomes, estava trabalhando para fazer 4 vereadores na capital. Conseguiu apenas dois - Aladilce e Everaldo - ainda assim com baixas votações (5.000 votos cada). Álvaro vê isso com preocupação para o futuro.

   10. Estaria o PCdoB perdendo sua identidade ao se tornar uma força auxiliar do PT? - pergunto. Álvaro diz que não vê esse alinhamento como força auxiliar. Mas, reconhece que o PSOL está avançando em bases que antes eram do PCdoB.

   11. Deputada Maria Luiza diz que andou muito pelo interior nas últimas eleições municipais organizando novas bases. Entende que deverá perder espaços na capital mas pretende se manter na política. Daí que vai tentar a reeleição em 2014.

   12. Comentários no miudinho dos corredores da Asssembleia são de que o PT até esperava uma derrota do deputado Joseildo, em Alagoinhas, mas, não acachapante como foi.

   13. Teria faltado gás a candidatura de Dinha, PMDB, em Simões Filho, na reta de chegada. Já em Camaçari, diz-se que sobrou gás na candidatura de Ademar, PT, na reta final. Gás de primeira qualidade e Ademar venceu Maurício de Tude. Já Dinha, sem gás, ficou com o carro parado na estrada e Eduardo Alencar se reelegeu em Simões.

    
  


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>