Foto: FO |
Ivete Sangalo e Xuxa missa de 7º dia em memória a Hebe Camargo. |
7. Tentou, em verdade, se livrar do desgaste do veto sobre uma fonte de receita que beneficiaria Minas Gerais e seus municípios, dizendo que a motivação foi de ordem jurídica, porque daria lugar a muitas questões de ordem legal e que vai mandar projeto de lei para estabelecer o tributo, que pode beneficiar também a Bahia.
8. Tudo leva a crer que os usineiros nordestinos começam a dar sinais de que vão botar a boca no trombone sobre a crise que enfrentam, já que o Sindicato do Açúcar de Pernambuco - Sindaçúcar - vai pedir a antecipação do dia 6 de dezembro para 26 deste da reunião da Câmara Setorial de Açúcar e Álcool do Ministério da Agricultura e Pecuaria – Mapa, com objetivo de submeter logo ao citado orgão consultivo uma agenda de competitividade para o setor sucroalcooleiro.
9. Argumenta que precisa da retomada da nossa competitividade e não aceita mais desdém com um setor que é pilar de sustentação sócio-econômica no Nordeste e no Brasil, pois, somente no Norte e Nordeste o setor gera mais de 300 mil empregos diretos.
10. O setor produtor de energia limpa deva ser também incentivado por suas externalidades ambientais, diante do quadro em que a safra da região Nordeste será, em média, inferior à temporada passada, entre 12% e 15%, sendo que em alguns locais, a queda chegará 30%.
11. Como em Pernambuco dá cobertura ao empresariado muita gente quer saber qual é a posição do setor na Bahia.
12. A empresa Hershey, maior fabricante de chocolate da America do Norte, decidiu que, até 2020, usará, como fonte, 100% do cacau certificado nas suas linhas de produtos de chocolate, pelo que deve acelerar seus programas para ajudar a eliminar o trabalho infantil no oeste africano, com uso de auditores independentes.
13. Atualmente, o cacau certificado representa menos de 5% da oferta mundial do produto, embora a Hershey acredite que seu futuro compromisso de compras deva expandir significativamente a oferta global de cacau certificado, particularmente do oeste africano, que produz cerca de 70% da colheita mundial da amêndoa.
14. Quanto ao cacau brasileiro continuará na sua “via crucis” com preços de venda não remunerativos aos produtores, levando-os a adotar o sistema de parceria com trabalhadores, que estão, em regra, inscritos no programa Bolsa Família.
15. E continua o inferno astral do dito homem mais rico do Brasil, já que a média de produção por poço da OGX, petroleira do grupo EBX, de Eike Batista, em Tubarão Azul, na Bacia de Campos, foi de 5,2 mil barris de óleo equivalente (BOE)/dia em setembro, taxa, ligeiramente inferior à observada em agosto (5,7 mil BOE/dia), sendo considerada a menor desde o início da produção no campo.
16. De acordo com o material de atualização entregue à Comissão de Valores Mobiliários - CVM, a produção total da OGX atingiu 10,4 mil BOE/dia em setembro, volume inferior aos 10,6 mil BOE/dia registrados em agosto, sendo que, em junho, a petroleira frustrou o mercado ao definir a vazão ideal para os dois primeiros poços de Tubarão Azul em 5 mil BOE/dia.
17. No material disponibilizado, a OGX informou que pretende utilizar injeção de água (técnica que permite elevar a vazão do reservatório) e tecnologias de fraturamento químico hidráulico para aumentar produção, tendo também informado que está perfurando um poço de delimitação, o OGX-85, na acumulação batizada de Fortaleza, em águas rasas no pré-sal da Bacia de Santos, mas ressalta ter encontrado apenas indícios de óleo leve e condensado.
18. Tomara que não se confirme as previsões dos técnicos da Petrobras, inclusive externada pelo ex-presidente, José Sergio Gabrielli, de que os planos de Eike Batista eram mirabolantes e não retornariam os investimentos efetuados.
19. Segundo o Banco Mundial - BIRD, o crescimento econômico na América Latina será menor do que o estimado anteriormente devido à contínua desaceleração global, projetando para a região crescimento de 3% neste ano, abaixo de sua estimativa anterior de 3,5 a 4 %, contra um crescimento, em 2013, de 3,8 a 4%.
20. A justificativa é a queda no ritmo de crescimento da China, como maior risco imediato à região, dado a politica economica impulsionada por um crescimento nas commodities, ficando fortemente dependente de exportações e vulnerável a um declínio na demanda global, especialmente a chinesa, dada a importante parceria comercial.
21. Alguns economistas acreditam que o declínio chinês é cíclico, um resultado da menor demanda mundial por seus bens, especialmente na Europa, bem como outros acreditam que a China pode estar experimentando uma mudança estrutural, em que o forte crescimento liderado por exportações do passado transforma-se em ganhos mais modestos baseados na expansão doméstica.
22. A desaceleração do crescimento na América Latina, segundo o BIRD, não se traduziu, entretanto, em menos emprego, pois a taxa de desemprego de 6,5%, em 2011, se aproximou de mínimas históricas, abaixo do pico de 11% na virada do século.
23. Produtores de Goiás se associaram a indústrias gaúchas para a produção da cabaça, cujo fruto seco é usado na confecção de cuias de chimarrão, em virtude do clima seco dessa região, que se assemelha com o oeste baiano, podendo a se tornar numa alternativa de produção, apesar dos plantios serem de cerca de 200 ha e os produtores baianos desta região só pensarem em cultivos mega, da ordem de 1.00 há para cima.
24. Na região sul do País, a cabaça é plantada na safra de verão e leva seis meses entre o plantio e a colheita, mas, no cerrado goiano, a cultura é uma alternativa para a safrinha (realizada entre duas grandes safras) e em menos de cinco meses os frutos ficam prontos para serem transformados em cuias de chimarrão, com os agricultores recebendo cerca de R$ 0,30 por cada unidade da cabaça.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>