Miudinhas
Tasso Franco
27/09/2012 às  21:00

ELEIÇÕES: BAHIA TEM CONFLITOS EM MUNICÍPIOS, MAS NÃO HÁ PEDIDOS TROPAS

Cerveja chinesa já é a maior do mundo e deixa todas para trás


Foto: BJÁ
E o vento levou o tatu-bola da Copa, na nossa enquete está dando nome Brasuca
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Apenas de denúncios de agressões em vários municípios e tentativas de homicidio (Senhor do Bonfim, Riachão de Jacuipe, Coité, Araças, Itabuna, etc) t
udo indica  que  Bahia está na maior paz nessas eleições, pois, não existe nenhum pedido  de tropas federais feito até agora.

  2. Enquanto isso, outros estados já fizeram  para 446  municípios disporem da ajuda das Forças Armadas para reforçar a segurança pública no dia da eleição (7 de outubro), segundo  balanço fechado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 17h desta terça-feira (25).

   3. Pleitearam reforço policial os seguintes estados com os respectivos numero de municípios:


  
  
Alagoas

24

Amazonas

33

Amapá

2

Maranhão

27

Pará

67

Paraíba

3

Piauí

143

Rio de Janeiro

8

Rio Grande do Norte

112

Sergipe

18

Tocantins

9

  

   4. Dos municípios que já pleitearam reforços para a disputa eleitoral deste ano, 76 tiveram os pedidos aprovados, sendo que  os demais 370 aguardam aprovação pelo TSE, que deve analisar os pleitos  em menos de duas semanas, a tempo do envio das tropas para o dia da eleição, sendo a maioria onde existem  índios, pois alguns entendem que, em razão de terem direitos regulados por leis federais, não devem se submeter às forças estaduais de segurança, como Polícia Civil e Polícia Militar.



   5. A prevenção da violência também foi a razão para o TRE do Rio de Janeiro pedir reforços para a segurança da região metropolitana com  tropas para a cidade do Rio, tendo como foco o Complexo da Maré e a Zona Oeste, e também  para  os municípios de Campos, Magé, São Gonçalo, Macaé e Cabo Frio.



    6. O pedido de tropa é feito pelo juiz eleitoral da cidade para o respectivo TRE, o qual,  após  obter um parecer do governador sobre a necessidade do reforço,  aprova o pedido em plenário e  remete ao TSE, que aprova ou não o envio das tropas.



    7. Nem sempre o parecer do governador é levado em conta, pois, na semana passada, ao pedir a aprovação de tropas em Oiapoque e Pedra Branca do Amapari, no Amapá,  o ministro Dias Toffoli,  citou que o governador disse que tinha contingente para garantir a segurança, mas, mesmo assim, o reforço foi aprovado pelo plenário do TSE.


                                               ******
   8. Ao que se anuncia, o jornalista Odorico Tavares terá apenas uma palestra da diretora do MAB, Silvya Athayde, pela passagem do centenário do seu nascimento. Por sua obra, por seu papel na imprensa baiana, merecia algo mais.

   9. Antes de implantar uma via pedagiada em Salvador, o que não vai acontecer no governo JH, o prefeito deveria proibir que ônibus interestaduais de Lauro de Freitas, Candeias, Madres, Simões Filho e Camaçari circulassem em Salvador como se fossem urbanos. Pra isso tem a estação Rodoviária do Iguatemi e a Estação de Transbordo de Mussurunga.

   10. Agora, apresentar um projeto de uma avenida paralela a Luiz Viana no apagar das luzes de sua gestão, orçada em 1.5 bi deve ser piada.

   11. Nesta sexta-feira, dia 28 de setembro tem paralisação de 24h na rede estadual de ensino para protestar pelo não cumprimento da Lei do Piso

   12. Em Salvador, a principal atividade da paralisação será o Seminário A Educação do Brasil num Contexto de Crise,  promovido pela Diretoria de Educação da APLB-Sindicato, com a participação de representantes do MEC, CNE CEE, CNTE e Unidades de Formação de Professores, pretende aprofundar o debate de alguns temas, em especial a Modificação do Ensino Médio, previsto para implementação em 2013.

   13. O evento, que será realizado no Hotel Fiesta (Itaigara), das 8h às 17h, deverá reunir 600 participantes da capital e interior. Informações e inscrições, a partir do dia 20 de setembro, no Departamento de Organização da APLB-Sindicato, telefones 4009-8350/4009-8372. Maiores detalhes nas reuniões zonais.

   14. Representando a CNTE, estará presente a professora Selene Michelin Rodrigues, secretári de Assuntos Municipais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação.

   15. De acordo com projeção divulgada pela  Empresa de Pesquisa Energética - EPE, a produção de petróleo no Brasil crescerá 158 %  até 2021 em relação aos patamares de 2011, embora a extração de petróleo brasileira, esteja atualmente levemente acima da faixa dos 2 milhões de barris por dia (bpd), devendo evoluir para 5,43 milhões de bpd até 2021, segundo estudo do Ministério da Minas e Energia.

   16.
As estimativas de produção nacional de petróleo e gás natural foram calculadas com base nos recursos já descobertos, com comercialidade declarada (reservas) ou sob avaliação exploratória (recursos contingentes), sendo que a produção, do  ano passado, considerada foi de 2,1 milhões de barris por dia.
   17. Entretanto, alguns recursos não descobertos também foram considerados, com base no conhecimento geológico das bacias sedimentares brasileiras, tanto em áreas já contratadas com empresas quanto em parte das áreas da União (não contratadas), sendo que  estimativa de extração da EPE é otimista em relação à previsão da Petrobras, responsável por mais de 90 por cento de toda a produção.

   18. A estatal previu no seu mais novo Plano de Negócios uma produção média diária, em 2020, de 4,2 milhões de barris, volume menor que os 4,9 milhões de barris/dia estimados no plano anterior.



   19. Alguns analistas já arriscam apostar que a companhia poderá apresentar em 2012 a primeira queda de produção anual de petróleo em oito anos, contrastando com um período de brilho no setor de exploração da estatal, não obstante, nos últimos anos, a companhia tenha anunciado a descoberta de campos gigantes na camada do pré-sal e foi uma das petrolíferas que mais agregou reservas no mundo.



   20. Segundo a mesma  EPE, já a demanda nacional por petróleo no período, será um pouco maior que a metade da produção nacional, de 2,89 milhões de bpd, nos próximos 10 anos, prevendo que a quase totalidade do excedente, de 2,54 milhões de bpd, será direcionada à exportação.



   21. Para atender à esta projeção de aumento de produção, prevê-se a necessidade de incorporação de 90 novas plataformas do tipo FPSO, incluindo a conversão de navios existentes, enquanto que a capacidade nominal de refino, com a implantação de quatro novas refinarias, passará dos atuais 2 milhões  para pouco mais de 3,3 milhões de bpd.



    22. Esses chineses são imbatíveis em tudo que se consuma, pois, praticamente desconhecida no Brasil, a cerveja chinesa Snow, hoje controlada pela gigante britânica SABMiller, é a mais popular do mundo, segundo levantamento da revista britânica especializada "Drinks Business", tendo, no ano passado, o alcançado o volume de 50,8 milhões de barris (cerca de 8,3 bilhões de litros).



    23. Em segundo lugar no ranking, com 45,4 milhões de barris, aparece a norte-americana Bud Light, da AB InBev,
seguida pela sua versão "não light", a Budweiser, com 38,7 milhões de barris, com a  brasileira Brahma aparece apenas em nono lugar, com 17,8 milhões de barris.
 
   24. A marca popular no Brasil, mas originária da Europa, a Skol (fabricada aqui também  pela Ambev, sob licença da dinamarquesa Carlsberg) ocupe o 5º lugar no ranking, com 29,5 milhões de barris.



    25. Veja o ranking completo:


1º Snow: 50,8 milhões de barris
2º Bud Light: 45,4 milhões de barris
3º Budweiser: 38,7 milhões de barris
4º Corona Extra: 30,4 milhões de barris
5º Skol: 29,5 milhões de barris
6º Heineken: 26 milhões de barris
7º Coors Light: 18,2 milhões de barris
8º Miller Light: 18 milhões de barris
9º Brahma: 17,4 milhões de barris
10º Asahi Super Dry: 12,3 milhões


 


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>