Miudinhas
Tasso Franco
19/08/2012 às
21:00
CAMPANHAS NOS VEICULOS DE MASSA SÃO DECISIVAS NAS GRANDES CIDADES
Grupos baianos afro se calam diante do massacre da Policia na África do Sul
Foto: DIV |
|
Luz, câmara, ação...cara boa, promessas, gravando...começam programas eleitorais |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A partir desta terça-feira, 21, se inicia a terceira e última fase das campanhas políticas nos municípios que têm veiculos de comunicação de massa - rádio e televisão. Há quem acredite como o governador Wagner que as jornadas politicas eleitorais, de fato, só têm maior força junto ao eleitorado com as programas dos candidatos nesses meios de comunicação. Em certo sentido isso tem valor porque é através do rádio e da tv que os candidatos chegam a um maior número de eleitores com suas mensagens, apoios e assim por diante.
2. Em Salvador, essa parece ser a esperança do candidato do PT, Nelson Pelegrino, o qual está muito distante do primeiro colocado na pesquisa Ibope, ACM Neto, DEM, tem tempo gordo na tv para expor suas ideais e, sobretudo, mostrar que tem o apoio de Lula, Dilma e Wagner. Se essa estratégia vai dar algum resultado só o tempo dirá uma vez que o pleito na capital já tem uma margem de eleitores definidos por seus candidatos, segundo Ibope, bastante elevado, com pouco mais de 10% apenas de indecisos.
3. Além disso, a campanha do peemedebista Mário Kértész, pelo menos ao que se vê nas ruas, está mais vibrante do que a de Pelegrino e tudo poderá acontecer na possibilidade de quem vai ao segundo turno com ACM Neto. Ao contrário do que aconteceu em 2008 parece pouco provável que aconteça um segundo turno entre PT x PMDB como se deu entre Pinheiro x João Henrique. O número de Neto (40% no Ibope) aponta que, desta vez, o deputado democratas irá ao segundo turno.
4. Também se configura pouco provável que Neto leve a parada no 1º turno, uma vez que os três outros nomes mais competitivos (Pelegrino, MK e Márcio Marinho) têm pontuações que apontam para um segundo turno e nenhum dos três, diante de nichos consolidados que possuem em seus partidos PT/PMDB/PRB deverão cair a ponto de se tornarem insignificativos.
5. Em Feira de Santana, onde tb existe segundo turno, segundo dados das pesquisas divulgadas até agora e diante dos números elevados alcançados por Zé Ronaldo (76%/80%) não diria que a fatura esteja liquidada, porém, salvo um terremoto no município, Ronaldo tem tudo para liquidar a fatura no primeiro turno. O prefeito Tarcízio Pimenta (PDT) que parecia com algum cabedal se apequenou e Zé Neto, PT, não teria fôlego, sozinho, para levar o pleito até novembro.
6. Em Conquista, outro município baiano com segundo turno, a candidatura Guilherme Menezes (PT) cresceu bastante com a desistência do PCdoB do deputado Jean Fabrício e a disputa será mesmo com Hérzem Gusão, do PMDB. O professor Abel, terceiro candidato, não ajudaria a levar o pleito ao segundo turno. Muito menos, Elquisson Soares. Ao que tudo indica, a eleição será decidida no 1º turno entre Guilherme x Hérzem.
7. Nos demais municípios baianos não há segundo turno devido ao coeficiente eleitoral menor do que 200.000 eleitores. Ilhéus decidem Jabes Ribeiro (PP) x Carmelita (PT); Itabuna, capitão Azevedo (ainda sujudice) DEM x Juçara Feitosa (PT); Lauro de Freitas, João PT x Dr Márcio PP; Camaçari, Ademar PT x Maurício de Tude; Candeias, com 3 nomes: sgt Francisco (PRTB), Tonha Magalhães (PR) e Carlos Martins (PT); Alagoinhas, Paulo César (PDT) x Joseildo Ramos (PT); Serrinha, Osni Cardoso PT x Adriano PRTB.
8. Muita gente diz que torce o nariz para os programas dos candidatos na tv. Mas, bons ou ruins são fundamentais para os candidatos não só para os das chapas majoritárias, como para os proporcionais (vereadores). Há muita coisa cômica, outras surreais, mas, ninguém despreza a telinha. Os percentuais de quantas pessoas assistem são duvidosos. Os comerciais são poderosos ao longo das programações.
**
9. Até agora nenhuma entidade afro baiana protestou contra o massacre ocorrido na mina de Marikana, Africa do Sul, quando a Policia matou 34 mineiros a bala. Foi uma situação pavorosa e mostrada na TV. O presidente Jacob Zuma, o qual se encontrava numa reunião de líderes africanos em Moçambique retornou ao país de imediato e abriu uma crise no seu governo.
10. A imprensa nacional da África do Sul recorreu a manchetes como "banho de sangue", "campo de morte", "massacre na mina" e uma primeira investigação foi aberta no final de semana para apurar a responsabilidade da Policia. Especialistas e autoridades chegaram à mina de platina explorada pelo grupo Lonmin, perto de Rustenburg (Noroeste).
11. Eles devem determinar se a reação das autoridades, que abriram fogo contra mineiros em greve, foi proporcional à ameaça dos trabalhadores, como afirma o comando da polícia. Outra investigação interna foi aberta e o presidente sul-africano, Jacob Zuma, também anunciou a criação de uma comissão para esclarecer os fatos.
12. A alguns metros do local do massacre, centenas de mineiros se reuniram mais uma vez para protestar. Um helicóptero da polícia sobrevoava a região. O episódio deixou ainda 78 feridos e o chefe da Policia, Riah Phiyega, tentou justificar a matança, sob a alegação de que os policiais agiram em autodefesa. Mas, não há policiais feridos e os mineiros - ainda segundo a Policia - estavam armados de facões e machados. A Policia armada até os dentes com fuzis Falk.
13. Então é nessa hora que se denota a solidariedade. Na hora de exaltar a "mama" África tem uma baianada que não perde oportunidade. Agora, num momento desse, de gravidade, de repercussão internacional, os grupos baianos ficam calados.
**
14. A China está em alta que elegeu até uma Miss Mundo. Esse pessoal de concurso sabe "cavar" dinheiro até na China.
15. João Paulo Cunha, PT, um dos reis do mensalão é candidato a prefeito de Osasco. Santo pai!
16. Tostão sentou à pua em Galvão Bueno em sua coluna de ontem. Que se passa!
17. Diz-se que profissionais bem humorados têm mais chances de sucesso na carreira. Conversa fiada da zorra.
18. O Brasil está repleto de "fábricas" de estudantes de direito. No concurso da OAB apenas 14.9% dos candidatos foram aprovados. Que vergonha!
19. A Academia de Letras da Bahia dará posse a escritora italiana Antonella Rita Roscilli como membro correspondente, dia 21, 17h.
20. A ALB em parceria com a Assembleia Legislativa lança dia 23 próximo o livro "A Bahia foi assim", de Hildegardes Vianna. O presidente da ALBA, Marcelo Nilo, será homenageado com a medalha Arlindo Fragoso.
21. O Lobisomem de Serrinha mandou fazer um terno novo para receber a presidente Dilma Rousseff na Serra. Ligou-me dizendo que se a presidente quiser pode tomar um refresco de tamarindo em seu sitio.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>