Miudinhas
Tasso Franco
16/08/2012 às
21:00
BAIXA GERAÇÃO EMPREGOS MOSTRA QUE BA E NE ESTÃO DEVAGAR QUASE PARADOS
Transmilênio de Bogotá é carregado mas funciona bem
Foto: BJÁ |
|
Estação Bolivar no centro de Bogotá, do Transmilênio, bus rapid, filas imensas |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A oposição na Assembleia Legislativa diz que a Bahia está parada. Há, de certa forma, um exagero, embora este seja o papel de qualquer minoria. Observando-se os números divulgados hoje pelo Caged é de se afirmar, com base em dados, que, de fato, a Bahia está devagar, senão quase parando, mas, numa situação muito ruim para o porte do Estado. Dos 124.496 empregos novos gerados no país em julho último, a Bahia ficou apenas com 2.209.
2. Verificando-se o acumulado do ano no Brasil entre janeiro e julho soma-se 1.332.843 enquanto a Bahia contribuiu com apenas 35.656 o que representa, também, ainda que seja a liderança do Nordeste, um número baixo. Ou seja, SP, Minas e Rio de Janeiro ficam mais de 70% do total; o Centro-Oeste com 20%; e a Bahia não atinge sequer 3% dos empregos.
3. Ora, veja que SP só no último mês de julho gerou 47.837 novos empregos, mais do que a Bahia nos 7 primeiros meses do ano. E Minas (19.216) + Rio (13.493) = 32.709 novos empregos é quase o total da Bahia em 7 meses.
4. Daí que, quando se diz que o Nordeste tem que avançar mais, ter alguns impedimentos desonerados, haver mais investimentos públicos, tem-se completa razão. Não se pode negar o esforço do governo do estado ainda que seja muito tímido e lento. Aqui se gera muitos empregos de boca. Veja que, recentemente, diante de uma decisão do TJ em bloquear os efeitos da LOUS, a Prefeitura chegar a emitir uma nota dizendo que a cidade perderia 90.000 novos empregos.
5. Vê-se que existe muita enganação. O Caged aponta a geração de novos empregos contabilizando a geração de novos postos de trabalho menos aqueles que deixaram seus empregos. Ou seja: não adianta alardear que tal e qual empreendimento vai gerar não sei quantos empregos novos sem fazer essa conta.
**
6. Conheci de perto o sistema de transporte por ônibus rápido de Bogotá, o Transmilênio. Funciona bem. A passagem custa 1 dólar (1.700 pesos colombianos) e existem dois tramos (ônibus vermelhos e verdes) com 42 km cada. Bogotá tem 8.000.000 de habitantes e o Transmilênio conduz 1.800.000 por dia. O sistema é estatal e está em crise de comando. O diretor geral renunciou do cargo na última quarta-feira.
7. O sistema está incompleto. Ainda precisam ser implantados dois tramos. Mas, o que existe funciona bem. As estações nos bairros são interligadas por passarelas e em nenhuma delas existem ambulantes nos corredores. São reservadas aos pedestres. Os ambulantes que existem ficam em áreas pré-selecionadas fora dos eixos das passarelas. O prefeito quer investir no social e abandonar a ampliação do Transmilênio.
8. O Transmilênio é bastante carregado e há filas nas maiores estações. Cada biarticulado (ônibus) leva 180 passageiros lotado (com gente em pé). Há um sistema completar por ônibus tipo lotações e o aporte de 60.000 táxis, os amarelinhos. Uma corrida de táxi entre o centro e um bairro custa, em média, 15 reais. É barato e muito utlilizado pela população.
9. Digamos que, no caso de Salvador, uma corrida entre a Barra e o Centro custaria nos amarelinhos R$8 reais. Os táxis todos dão trocos integrais. Há táxis clandestinos e sistemas por mototaxis nos bairros, especialmente em áreas de baixa renda aqui chamadas de "subúrbio" e/ou comunas.
10. Na Zona Rosa, área da elite e adjacências, não há Transmilênio. A maioria das pessoas (classe média) usa os amarelinhos. Os trabalhadores paletam até as avenidas transversais (carreteras) para pegar os lotações (plotas)e chegar ao Transmilênio e em casa. A cidade é bem traçada: as calles (ruas) ficam todas de frente para as montanhas (Cordilheira dos Andes) e as carretas (longitudinais/transversais). Parece com o sistema de NY e Barcelona.
11. Era esse sistema bus-rapid que o prefeito João Henrique tentou instalar em Salvador e não conseguiu. O governo do Estado optou pelo metrô na Avenida Paralela e interligação com o Metrô 1, que já está praticamente instalado. Resta roda pelo menos o Metrosal 1. JH garante que em setembro roda. Vamos acompanhar.
**
12. O deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) vê como desconfiança o pacote de concessão lançado esta semana pelo governo federal, que pretende duplicar quase 6.000 quilômetros de rodovias, por todo o País, entre elas o trecho da BR-101 que passa pela Bahia. Ele lembra que em 2007 o governo do PT anunciou programa similar, porém, de alcance bem mais modesto, com resultado pífio até agora.
13. "Espero que dessa vez a tão aguardada duplicação da BR-101 saia do papel, já que, por falta de prestígio do governo estadual, a rodovia foi duplicada em todo o Nordeste, menos no nosso Estado, comentou".
14. Imbassahy observa que pouco ou quase nada do que foi licitado em 2007 está em andamento. Segundo ele, obras que deveriam estar concluídas em 2013, não tem prazo para ser entregues.
15. "Esse anúncio, embora com anos de atraso, pode significar um progresso, se conseguir, de fato avançar. Mas, ao mesmo tempo é um reconhecimento de que o governo do PT, que tanto demonizou o programa de privatização do PSDB, mordeu a língua.
16. As homenagens à Assunção de Nossa Senhora acontecem neste domingo, dia 19 de agosto, e oferecem reflexões e orações a todos os devotos da Mãe de Jesus. Na paróquia do bairro da Vitória, o tema Porta Fidei - Carta Apostólica do Sumo Pontífice Bento XVI, com a qual se proclama o Ano da Fé anima os paroquianos, de 16 a 18 de agosto, no tríduo preparatório, às 17h, na igreja matriz.
17. As comemorações do dia festivo (19) têm início com uma Missa dedicada aos paroquianos falecidos, às 7h30, seguida pela procissão, às 9h, saindo da igreja dos Aflitos em direção à matriz da Vitória. A Missa solene será presidida, às 11h, pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil Dom Murilo Krieger, scj.
18. Por sua vez, a Paróquia Nossa Senhora da Esperança reflete sobre o tema Maria: Mãe do bom conselho e da marte santa. No domingo, dia 19 de agosto, acontece a alvorada às 6h30, seguida do Ofício às 7h. A missa Solene da Assunção de Nossa Senhora ocorre às 8h30, na igreja Matriz, com uma procissão pelas ruas do bairro Stiep ao final da celebração.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>