MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A campanha eleitoral completa 30 dias nesta terça-feira, 7. Até o momento não empolga a população da capital, mas, no interior, em alguns municípios "pega fogo" e o clima já está exaltado, especialmente nas localidades onde não existem programas eleitorais nos veículos de massa, rádio e TV. Já ocorreram duas mortes de candidados a prefeito, por questões de saúde e não por violência. Em Riachão do Jacuipe, no entanto, aconteceram tiros e um motorista de carro de som recebeu uns sopapos.
2. Portanto, salvo as arruaças normais de campanhas e as disputas de familias e grupos do interior o clima é de paz. Em Salvador, salvo os carros de som fazendo barulhos nos bairros populares, o eleitorado ainda não se mexeu. Mas, pela pesquisa Ibope já tem definido em quem vai votar com apenas 11% de indecisos, o que representa um número baixo, pois, ainda falta dois meses para as eleições.
3. Na capital, o esquenta só a partir da próxima segunda-feira, 20, quando começam os programas no rádio e na TV. Boa noticia para Pelegrino, PT, certamente, foi a liberação do médico do ex-presidente Lula para que ele possa participar das campanhas, sem restrições. Evidente que terá algumas cautelas, mas, segundo o médico tem vida normal e pode ir aos palanques.
4. Pelegrino isolou Wagner nos cartazes de rua diante da alta rejeição do governador e está "abraçado", literalmente, com Dilma e com Lula. Também não despreza Olivia, sua vice boa de votos. Os candidatos fazem uma campanha linear, tudo muito parecido, sem a menor criatividade. Todos são "japoneses". Impressionante que não surge nada de novo, nem um Bira do Jegue, nem osm bonecos de Maurício, nada.
5. O marketing político das empresas está empacotado de tal forma as campanhas que esse fenômeno também atinge o interior. Carreatas, passeatas, caminhadas, minicomícios, tudo muito igual com marcas muito parecidas. Fizeram umas formas e saem vendendo pelos municípios.
6. Algumas dessas peças servem apenas para avivar nomes porque não traduzem em votos. Mas, quem não participa dessa exposição perde em visibilidade, especialmente na capital. Daí se vê esse congestionamento de marcas e números nas grandes avenidas como Paralela, Suburbana, Bonocô e ACM, na capital.
7. Agora é aguardar o dia 20 próximo e o mês de setembro quando ocorrem os comícios. TV não substitui comício. Hoje, são complementares. Filma-se os comícios para se colocar na TV. E uma boa declaração em comício ajuda bastante. É só lembrar da última eleição com Lula recomendando Lídice e Pinheiro para o Senado. Foi uma ajuda legal. Em parte, é essa ajuda do ex-presidente, o sonho de Pelegrino.
**
8. Há informes precisos de que o secretário César Lisboa, das Relações Institucionais do governo, esteve em Feira de Santana no último final de semana. Ao que se comenta nos meios políticos teria ido dar uma força ao candidato do PT, deputado Zé Neto, o qual estaria se queixando da falta de uma apoio mais substancial do partido.
9. Teria acompanhado Lisboa o representante de uma agência de publicidade da capital para fazer uma avaliação do projeto Zé Neto. No meio politico, diz-se que, agora vai! Ou seja, a campanha de Zé Neto sai pelo pelo da primeira marcha e passa uma segunda.
10. No debate da Rádio Sucesso, em Camaçari, no último final de semana quando o candidato do PT, Ademar, não compareceu, teria havido sinais de que a candidata do PSDB, Tereza Giffoni, estaria simpática à causa municipal e foi pra goela de Maurício de Tude.
11. Certo fez o bispo nomeado para Jequié, dom frei Ruy Lopes, que marcou sua posse diocesana para depois das eleições. Mas não é que prepostos de candidatos a prefeito da Terra do Sol andaram sondando nos arredores dos Capuchinhos, em Feira, onde o novo bispo atua, qual a tendência politica do sacerdote!
12. Para quem não sabe, dom frei Ruy é especialista em doutrina social. Se essa dica vale alguma coisa está posta.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>