1. A Assembleia Legislativa reabre seus trabalhos nesta quarta-feira, 1º, com pelo menos dois assuntos palpitantes para a oposição: o cancelamento da instalação da fábrica da Jac Motors, em Camaçari; e a greve dos professores da rede estadual de ensino que parece não ter fim e já comprometeu o ano letivo na rede estadual. Agora, ao visto, só há uma solução para o governo ao findar a greve, passar os alunos de ano por decreto.
2. Hoje, o líder da oposição, deputado Paulo Azi, DEM, já deu o tom do seu discurso ao afirmar que "está na hora do governador Jaques Wagner mostrar que o prestígio dele com a presidente Dilma Roussef não se limita apenas a acompanhá-la em viagens no avião presidencial. É preciso que ele convença Dilma a regulamentar logo o decreto que dá às montadoras o direito de importar automóveis com o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido para que a Jac Motors não desista da Bahia".
3. Para o parlamentar, a economia baiana não pode abrir mão da instalação da Jac Motors no estado. "É um empreendimento industrial de R$ 1 bilhão que vai fortalecer o nosso pólo automotivo e gerar milhares de empregos. O governador precisa se empenhar junto àquela que ele diz ser sua amiga para que a montadora venha mesmo para a Bahia".
4. Azi lembra que a vinda da Ford para a Bahia foi antecedida de um grande esforço e luta do governo estadual e da bancada que lhe dava apoio no Congresso Nacional. "Apesar da posição contrária dos deputados do PT, inclusive do então deputado Jaques Wagner, a bancada baiana, sob a liderança do senador ACM, não poupou esforços na defesa dos interesses da Bahia e trouxe a Ford".
5. O caso da Jac parece mais complexo e desde o início que os chineses avisaram que poderiam trazer tecnologia, conduzir contrapartidas, mas, não iriam colocar um centavo no projeto. O que o empresário Sérgio Habib, da Jac revenda, comentou na época do lançamento do projeto na Bahia foi um financiamento do BNDES da ordem de R$900 milhões. Ou seja, o dinheiro seria do governo brasileiro, em empréstimo subsidiado.
6. A questão, hoje, além do decreto governamental (o governador Wagner vai a Brasília nesta terça-feira para um encontro com a presidente Dilma) está no desaquecimento da economia e se o governo abrir mão para importações da Jac Motors, a tendência é os outros tb quererem, e aí a geração de empregos pode ser comprometida na indústria nacional.
7. A GM já ameaça com demissões em SP e o governo vai ter novo encontro com a direção dessa empresa para saber se a redução do IPI a zero não obteve os resultados esperados, a ponto de manter os empregos. Na realidade, sem vendas não há como sustentar os empregos. Esse é o dilema.
8. Vai ser muito difícil para o governador Wagner conseguir uma maior flexibilização para a JAC, apesar do seu alinhamento com a presidente Dilma. Pesa, nessa hora, as questões macro (Brasil) e aí a Bahia pode perder a parada. Também não cabe comparativos com a Ford postos por Azi. São dois projetos diferentes em momentos da economica tb diferenciados.
**
9. O governo do Estado está concluindo a instalação de um heliponto para pouso do helicóptero do governador (e outros) no CAB, bem em frente a Assembleia Legislativa. Fizeram em torno do heliponto um cercado que parece um curral, inclusive com um paisagismo de gosto duvidoso, com cactus e outras plantas.
10. Agora, o que chama mais atenção é um "cacete-armado", ao que tudo indica um local de espera, ou um mictório, os peões que hoje estavam por lá não souberam explicar,mas que é uma coisa horrorosa não se tem dúvida. Quem teria aprovado um projeto dessa natureza no Centro Administrativo da Bahia com prédios tão inovadores?
11. Vão lá ver isso antes que seja concluido.
12. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e Diogo Hipólito, com quedas no skate e na ginástica são a bola da vez no face com medalhas de lata.
13. Curiosa, tb, foram as declarações de Daiane dos Santos dizendo que após Londres vai se aposentar. Deve ser da ginástica né.
14. Os interessados em participar do AGROPEC Bahia 2012, evento promovido pelo Sistema FAEB/SENAR, que irá tratar de grandes temas do agronegócio, devem se inscrever pelo site www.agropecbahia.com.br, até o dia 14 de setembro.
15. O AGROPEC acontece nos dias 18 e 19 de setembro, chamando a atenção para temas como competitividade mundial da agropecuária.
16. Lauro de Freitas nesta terça-feira, 31, é feriado municipal, data da emancipação politica de Salvador: 50 anos.
17. No dia 23 de agosto (quinta-feira), Salvador recebe o show da diva americana Dionne Warwick. A apresentação acontece no Barra Hall, localizado na antiga Associação Atlética da Barra. A cantora, prima de Whitney Houston, completa 71 anos de idade e 50 de carreira e vem pela primeira vez à capital baiana.
18. Em sua nova turnê pelo Brasil, fará show também em São Paulo dias 21 e 22, no Teatro Bradesco e Rio de Janeiro, dia 28, no Theatro Municipal.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>