Miudinhas
Tasso Franco
28/07/2012 às
21:03
CAMPANHAS NA BAHIA AINDA NA FASE PAZ E AMOR COM MUITO CORPO-A-CORPO
Clima deve esquentar a partir do dia 2 de agosto com debate na Band Bahia
Foto: Jorge Magalhães |
|
Em Feira de Santana candidatos fazem caminhadas até à noite |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. As campanhas politicas dos candidatos mais competitivos a prefeito da capital, ACM Neto (DEM), Nelson Pelegrino (PT) e Mário Kértész (PMDB) fecham a terceira semana ainda em ambiente de paz e amor, com farpas isoladas aqui e acolá, mas ainda sem uma polarização entre dois dos candidatos. Ao que parece, pelo menos até que seja divulgada a primeira pesquisa oficial, a tendência é caminhar nesse ritmo com os três tentando cativar o eleitorado.
2. Os outros candidatos, Márcio Marinho (PRB), Hamilton Assis (PSOL) e Da Luz (PRTB) têm trajetórias mais discretas ainda que estejam adotando estratégias comuns a todos em caminhadas, eventos em entidades e assim por diante. As campanhas, no geral, estão muito parecidas e não houve nada inovador e que pudesse merecer um destaque maior ou chamar a atenção do eleitorado. Ao que tudo indica, reservam as novidades e propostas mais detalhadas de governo a partir de 20 de agosto, quando se iniciam os programas no rádio e na TV.
3. Causa surpresa, no entanto, a quantidade de promessas já lançadas pelos candidatos, algumas completamente fora da realidade, mas, ainda assim, postas na maior cara de pau como se fossem acontecer. Anotamos aqui no BJÁ e depois vamos relacionar para que o eleitor cobre lá adiante, mais de 120 promessas, desde regularização fundiária e recuperação da Orla Atlântica; obras de infraestrutura, criações de museus e programas de cultura, e assim, sucessivamente.
4. Na próxima semana, 2, teremos o primeiro debate na TV Band. É provável que, a partir desse encontro o clima fique mais quente.
4. Em Feira de Santana, segundo maior colégio eleitoral, a campanha se apresenta polarizada entre José Ronaldo (DEM) e o prefeito Tarcízio Pimenta (PDT) e tb ainda vive-se a fase paz e amor. O terceiro nome, Zé Neto (PT), faz uma campanha mais discreta e espera-se que os debates mais acalorados aconteçam a partir do dia 20. Neto diz que Ronaldo e Tarcízio são farinha do mesmo saco e ele é o diferencial, o novo.
5. Mas, pelo exposto não estaria sensibilizando o eleitorado de Feira. Neste município, o tom da campanha se centraliza nas gestões de Ronaldo e Tarcízio, cada qual puxando a brasa para sua sardinha. Mapearam o muncípío e fazem uma intensa campanha de rua, dia-a-dia, prioritariamente nos lugares onde realizaram obras. É a campanha do "eu fiz isso e vou fazer muito mais", de ambas as partes. No plano politico, a campanha de Ronaldo está mais incorpada.
6. Em Conquista, terceiro maior colégio, a disputa se centraliza entre o prefeito Guilherme Menezes (PT) e Hérzem Gusmão (PMDB) mas os candidatos não estão com essa volupia de rua que se vê em Salvador e Feira. Em Itabuna, de igual modo, o prefeito cap Azevedo (DEM) não está tão pressionado pela candidata do PT, Juçara Feitosa. Já em Ilhéus, a professora Carmelita (PT) faz o que pode nos calcanhares de Jabes Ribeiro (PP). Como Jabes é mais forte nos morros, Carmelita tb sobe morros.
7. Em Camaçari, a campanha polarizou entre Ademar (PT) e Maurício de Tude (PTN). A candidatura de Zé de Elísio (PP) até agora não deslanchou. Segundo o candidato teria havido uma falha no seu pessoal de marketing. A candidatura de Tereza Giffoni (PSDB) apenas segue. Neste município o clima é mais tenso e já destruiram várias placas da campanha de Maurício de Tude. A Rádio Sucesso programou o primeiro debate para dia 4 e é provável que, a partir desta data o clima fique quente.
8. Em Lauro de Freitas, polarização entre João (PT) e dr Márcio (PP), com campanhas de rua ainda moderadas. Neste final de semana, João fez uma carreata com muita gente mas ficou com vergonha de passar pelo final de linha de Vilas do Atlântico, onde está o terminal rodoviário local, a vergonha da administração Moema. Os candidatos ocuparam prioritariamente a Estrada do Coco, Itinga e Vida Nova com placas de suas campanhas.
9. Em Candeias, dois nomes tentam polarizar com Tonha Magalhães (PR), o sargento Francisco (PMDB), prefeito e candidato à reeleição; e o ex-secretário da Fazenda, Carlos Martins, PT. Por enquanto não dá para saber que está conseguindo essa polarização. Sgt Francisco dá sinais de crescimento ou pelo menos de uma maior exposição de rua.
10. Em Serrinha, Osni Cardoso (PT) disputa à reeleição e anda muito nos povoados e distritos onde está mais fraco. Seu adversário, Adriano, tem apoio dos ex-prefeito Zévaldo, de quem é filho; e de Tânia Lomes, que indicou o vice na chapa. Em Coité, a chapa Alex-Assis (PT/PMDB) deu uma boa largada e Renato tenta a reeleição. Tá difícil para o prefeito.
11. Em Barreiras, disputa intensa de rua e povoados entre Jusmari (PDT), prefeita que tenta à reeleição e Zito. Em Campo Formoso, boa largada de Santana e Dr Chiquinho; em Alagoinhas, polarização total entre prefeito Paulo César, PDT; e Joseilto Ramos (PT).
**
12. Na lista do TJ, agora está explicado porque Renato Piaba faz todo mundo dar risadas.
13. A edição desta semana de J&Cia traz diversas mudanças no Grupo Estado: Francisco Mesquita Neto foi indicado para assumir a Presidência Executiva da empresa a partir de 1º/8, o que significa a volta da família Mesquita à gestão do grupo depois de nove anos de afastamento; Marta Salomon deixa a sucursal do jornal em Brasília para dirigir Isto É/Editora Três no DF; e a Agência Estado define Fernando Nakagawa e Altamiro Silva Jr. como seus novos correspondentes em Londres e NY, respectivamente.
14. Outros destaques da edição vão para a nova reforma gráfica de O Globo, que estreia no próximo domingo (29/7); Carlos Eduardo Camargo deixa a Embraer e vai fazer mestrado em Londres; O Tempo anuncia emissora de tevê para setembro; e iG muda para o prédio do Brasil Econômico com o objetivo de integrar as redações.
15. Em assembléia realizada na tarde dessa sexta-feira (27), os professores e professoras da Rede Estadual de Jequié decidiram retornar às salas de aula na segunda-feira (30), ficando agendada uma nova assembléia para quinta-feira (02/08), às 10h, na sede da APLB para discutir informes sobre a situação da Rede Estadual.
16. Sem diálogo, governo está vencendo a batalha da greve por exaustão. Uma vergonha.
17. Neste sábado (28), policiais militares da Rondesp Atlântico apreenderam 45 pedras de crack, um telefone celular e a quantia de R$ 141,40. Com o material apreendido foi preso Antônio Lázaro dos Santos, ele estava comercializando a droga na localidade da Baixa do Dendê, em Itapuã.
18. Muito mais do que uma simples premiação, os restaurantes Baby Beef Iguatemi e Gamboa, Dom Frabizio, Chez Bernard, Rosa dos Ventos, Amado, Paraíso Tropical, a Escola de Gastronomia de Salvador e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel Bahia) receberam durante o 2º Festival Sustentável, uma importante marca a ser associada ao seu estabelecimento, o Certificado de Responsabilidade Social.
19. O prêmio foi concedido devido à preferência destes em ter como seus fornecedores cooperativas de agricultores familiares, colaborando com o desenvolvimento sustentável na Bahia.
20. Estreia em Salvador o espetáculo "Sob todos os olhares", a primeira encenação do Coletivo de Artes Sob Todos os Olhares, projeto idealizado pelas atrizes e produtoras Cibele Marina e Patricia Rammos. A montagem, que tem a característica intrínseca do grupo de possuir uma plataforma "multiartes", será encenada no Teatro Gamboa Nova, do dia 3 até 26 de agosto, às sextas, sábados e domingos às 20h, com ingressos a R$ 20 (inteira).
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>