Miudinhas
Tasso Franco
11/12/2008 às  20:24

POLICIAIS CIVIS EM GREVE QUEREM COLOCAR CORDA NO PESCOÇO DO GOVERNADOR

Marcelo Nilo recebe apoio de 6 deputados do "Bloquinho" à sua reeleição


 
Jornalista Paulo Bina entrega ao diretor deste site prêmio pela melhor cobertura na Assembléia
  Miudinhas globais:

  1. O deputado Marcelo Nilo, presidente da Assembléia e candidato à reeleição, recebeu nesta quinta-feira, 11, o apoio de mais seis deputados para que comande a Casa Legislativa por mais dois anos: 2009/2011. Foram eles: Adolfo Menezes (PTB), Emério Resedá (PSDB), Maria Luiza Laudano (PT do B), Nelson Leal (PSL), Paulo Câmara (PTB) e Sérgio Passos (PSDB)

   2. O grupo, também conhecido como "Bloquinho", esteve com o governador Jaques Wagner comunicando a decisão e depois se encontrou com o presidente Marcelo Nilo em seu gabinete na ALBA. O grupo informou ao deputado presidente que o governador Wagner entendeu o apoio com bons olhos. Na próxima semana, os informes são de que o PCdoB fechará também em Nilo.

  3. Pelo andar da carruagem e dada as relações do presidente com outros deputados e partidos da Casa, a Assembléia ruma para uma Mesa Diretora de consenso, como aconteceu em 2007, contemplando todos os partidos e mantendo Marcelo Nilo na presidência.

  4. A greve da Polícia Civil chega ao seu quuinto dia sem solução à vista. Ao contrário, há sinais, de acordo com entrevista do diretor de Sindipoc a Nova Salvador FM nesta quinta-feira, Bernardino Gayoso, de radicalizar o movimento, na medida em que, os policiais querem além do envio da Lei Orgância à Assembléia Legislativa, nesta sexta-feira, como garantiu secretários de Estado, sua aprovação em regime de urgência urgentíssima, em 72 horas, e ainda por cima o sanção do governador do Estado Jaques Wagner.
  5. Trata-se de uma exigência absurda ou desconhecimento do trâmite legislativo, pois, no momento, com sua base de sustentação política fragmentada na Assembléia, dificilmente a Casa Legislativa teria capacidade, com toda boa vontade e desrespeitando as formalidades habituas de análise do Projeto nas comissões temáticas, de aprovar um projeto polêmico dessa natureza em tão pouco espaço de tempo.



  6. Há, ademais, uma desconfiança dos policiais civis em relação a palavra do governo, mesmo com a garantia do chefe do Executivo de que o projeto estará na Assembléia nesta sexta-feira, 12, quebrando uma relação de confiança entre as partes, o que levará a cúpula da Secretaria da Segurança Pública solicitar à Justiça a ilegalidade da greve.



  7. Estabelece-se, assim, um impasse, com grandes prejuízos à sociedade, primeiro porque faltou coordenação interna entre os entes do governo, as secretarias envolvidas na organização do projeto, num bate cabeça estranhíssimo; e depois porque o Sindipoc deflagrou uma greve legitima de pressão, mas, dificilmente terá condições de mantê-la com exigências tão absurdas.



  8. Ninguém pode colocar a corda no pescoço do governador para exigir a sanção de uma lei com uma categoria em greve. Se Wagner aceitar uma situação dessa natureza desmoraliza o seu governo. E isso, como certeza, não acontecerá.



  9. Para se ter uma idéia das dificuldades da base aliada do governo na Assembléia Legislativa, ontem, com a viagem de um deputado do PP ao exterior e por falta de quorum na comissão de educação, foi aprovado apenas 1 projeto, de apoio as escolas de famílias agrícolas, num acordo entre a Oposição e Governo, em entendimento raríssimo na Casa.



  10. Quanto ao projeto da Lei Orgânica da Polícia Civil isso não acontecerá e ninguém garante que sua aprovação se dará este ano. Manter uma greve numa situação de impasse dessa forma, ninguém ganha com isso: nem os policiais, nem o governo, nem a sociedade.

  11. A deputada federal Lidice da Mata (PSB) registrou na Câmara voto de pesar pelo falecimento do radialista Pacheco Filho, ocorrido em Salvador, no último dia 3. De acordo com a deputada a morte do radialista encerra mais um capítulo da era de ouro do rádio. Lembrou dos programas comandados por ele e da grande audiência que conquistou com o ¨Só para Mulheres ¨, e a popularidade que o fez vereador da capital baiana.

  12. Aos 82 anos o radialista apresentava o programa Almoço com Pacheco Filho, aos sábados e domingos na rádio Metrópole. Para Lidice, o radialista faz parte de uma importante página da história do rádio baiano que não pode ser contada sem que ele seja citado.

  13. O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, PT, tem feito um esforço enorme para colocar a cidade na midia, positivamente, sobretudo com o Projeto Cidade do Saber e está sendo atropelado pela dengue. Logo uma das cidades que tem o melhor PIB da Bahia em termos de arrecadação está sendo apontada pelo Ministério da Saúde como campeã da dengue, área de risco.

  14. Cabe uma campanha publicitária e investimentos em saúde e nas relações interpessoais entre município e seus cidadãos. A área de Comunicação de Caetano sempre foi tímida e focada em grandes eventos, do tipo São João e Carnaval.

  15. Outro município também com PIB elevado, Itabuna, dirigido por Fernando Gomes, se encontra na mesma situação de Camaçari, ou pior. No Sul da Bahia, a SAEB já desabilitou o município da gestão plena e ninguém sabe o que acontecerá com a dengue, até porque, muda de prefeito em 1º de janeiro, e passa o bastão para o capitão Azevedo (DEM).

  16. Outra cidade que está ameaçada é Salvador, dirigida pelo prefeito João Henrique, do PMDB. Segundo o Ministério da Saúde está no ranking da pior situação entre as capitais. E, o que é pior, está chovendo bastante na capital neste período do ano, o que não é normal. E o verão abre suas portas logo mais no final do mês.

  17. Como se vê pelas notas acima, o mosquito da dengue não tem "visão" ideológica e ataca PT, DEM e PMDB. É um mosquito suprapartidário e miseravão.

  18. Depois da tempestade vem a bonança. Este é o ditado. Mas, com o prefeito João Henrique, leia-se ao contrário: depois da bonança, vem a tempestade. Então, anunciou a Reforma Administrativa e, neste mesmo dia, seu líder na Câmara de Vereadores, Sandoval Guimarães falou que viria uma mini-reforma tribuária, isso ao vivo, na Nova Salvador FM.

  19. O prefeito confirmou a tempestade do verão: vem aí reajuste do IPTU, brabo, com mudanças não de percentual sobre a inflação, mas, sobre valorização dos imóveis e outros atributos. Ou seja, pau na moleira da classe média alta.

  20. José Medrado, presidente da entidade espírita e filantrópica Cidade da Luz, diz que o governo do Estado não repassa os recursos há 1 mês e a Prefeitura do Salvador há 3 meses. É...assim, nem espíritos aguentam.

  21. Tá uma "onda" de greves no Estado impressionante: Polícia Civil, Agentes de Presídios e Professores da Rede Universitária. Em estado de alerta: fisco, PM, professores da rede normal de ensino e delegados de Polícia. 

  22. O presidente Luiz Alberto, do Sindicato que congrega os agentes de presídio fala cobras e lagartos da secretária Marília Muricy, da Justiça e Direitos Humanos. Diz que não cumpre nada o que promete e é um zero a esquerda. Hoje, sequer mandou um representante para uma audiência, em Feira de Santana, junto ao Ministério Público do Trabalho.

  23. O Cesol é uma boa idéia do governo do Estado com cursos de qualificação, orientação jurídica, acesso a microcrédito, administração financeira e atividades culturais. É um SIMM melhorado.

  24. O ministro da Previdência esteve na Bahia e disse uma coisa impossível de acontecer: De que, breve, em 30 minutos as pessoas que têm 65 anos e requererem aposentadoria estarão com o cartão em mãos. Deve estar sonhando ou no mundo da lua.

  25. O juiz federal de Sinop (MT), Murilo Mendes, absolveu os norte-americanos do Legacy que provocaram o acidente com o avisão da Gol, com mais de 130 mortos. Se fosse nos Estados Unidos, com brasileiros sendo julgados, iriram para Guatâmano.

  26. Essa oposição no Esporte Clube Bahia é de fritar bolinhos. Referendam a eleição de Marcelinho e só consegue 8 votos. Conselheiros que cabem numa Van.

 


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>