Miudinhas
Tasso Franco
10/12/2008 às
20:20
MARCELO RECEBE APOIO DE MAIS 6 DEPUTADOS DA BASE DO GOVERNO À REELEIÇÃO
Jogo da sucessão: Wagner marca Souto; Geddel marca Wagner; e Lula marca Kassab
Paulo Mocofaya |
 |
Em almoço no Restaurante da ALBA, Marcelo recebe apoio de deputados do PDT, PSC, PSB e PRTB |
Miudinhas globais:
1. Como foi antecipado por este Bahia Já aconteceu nesta quarta-feira, 10, o apoio de mais seis deputados da base governista à reeleição do deputado Marcelo Nilo, na presidência da Assembléia Legislativa, em almoço com os deputados Carlos Ubaldino e Ângela Souza (PSC), capitão Tadeu (PSB), Roberto Carlos e Euclides Fernandes (PDT) e Jurandy Oliveira (PRTB).
2. Para o deputado Marcelo Nilo este novo apoio sinaliza para breve a reunião de todos os deputados da base de sustentação do governador Jaques Wagner, em torno do seu nome. Hoje, Marcelo tem 40 votos assegurados à sua reeleição contra 23 da oposição, mas, entende que, a depender de conversas que vem realizando com colegas poderá chegar a 48 votos em seu favor.
3. Marcelo Nilo teve a candidatura à reeleição lançada há duas semanas pelos integrantes da bancada do PT, e também acredita que a evolução do processo político que antecede a sucessão da atual Mesa Diretoria poderá ser concluído com a articulação de uma chapa consensual.
4. "Fui lançado como candidato à reeleição pela maioria dos integrantes da Casa, mas continuo defendendo uma solução negociada capaz de contemplar todas as forças representadas no parlamento estadual na Mesa Diretoria - como ocorreu na sucessão passada", diz o presidente.
5. Professores e monitores que trabalham no Programa Salvador Cidade das Letras estão sem receber os salários desde o mês de julho último. Recebem R$200,00 via MEC/Prefeitura do Salvador, mas, todo dia passam o cartão no BB e nada.
6. Um jovem foi morto por policiais está provocando os maiores protestos da sociedade em Atenas, na Grécia. Em Salvador, frequentemente jovens são metralhados pela Polícia (diz-se que em troca de tiros) e nada acontece. Virou rotina.
7. A Prefeitura de Wanderly está às voltas com o crescimento de casos de Doenças de Chagas naquele município. É o terceiro mundo em cena.
8. Estranho esse contrato com a empresa de Vicente Falconi para assessorar a Prefeitura de Salvador na Reforma Administrativa, baseado na produtividade e arrecadação do município. O Ministério Público precisa dar uma espiada nisso.
9. O mensalão da cueca resiste com Enivaldo Quadrado. O cara é Quadrado mas a grana desce Redondo.
10. A base aliada do governo consegui colocar em pauta na ALBA, em regime de urgência 5 projetos, os quais, deverão ser apreciados na próxima semana: 1) Prorroga o Programa Luz para Todos; 2) Reoorganiza a Secretaria de Desenvolvimento Urbano/Conder; 3) Cria prêmio desempenho policial e nova estrutura organizacional da PM; 4) Empréstimo junto ao BID; 5) Crédito de mais R$5.2 milhões ao Orçamento.
11. Quatro outros projetos estão tramitando em regime de prioridade, também para a próxima semana: 1) Disciplina o Transporte Escolar; 2) Bolsa Esporte; 3) Política de Apoio ao Cooperativismo; 4) ICMS de derivados de Petróleo.
12. O cachimbo deixa a boca do sujeito torta. Perguntar não ofende: Por que o atual presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Valdenor Cardoso, advogado, só quer um emprego público?
13. O deputado Heraldo Rocha, em pronunciamento no plenário da ALBA e resistindo dar um aparte ao deputado Javier Alfaya: - V. Exa. tem serviços prestados a Bahia, ao Brasil, a Espanha e ao Mundo não precisa falar agora.
14. A deputada Virgínia Hagge tem 20 dias querendo marcar um encontro com o presidente da Embasa e não consegue. Daí, sem relacionar uma coisa com a outra, porém, relacionando, existem algumas dificuldades da base do governo na hora da votação na ALBA.
15. Deputado João Bacelar, da Oposição, diz que saiu da cartola do secretário de Turismo do Estado, Domingos Leonelli, fazer um autódromo em Baixios, no município de Esplanada.
16. Ainda não chegaram a ALBA os dois projetos mais polêmicos a serem enviados pelo Executivo: 1) A Lei Orgânica da Polícia Civil; 2) O que reestrutura as carreiras do fisco, da Sefaz, e pode transformar agentes de tributos em auditores fiscais.
17. O deputado Getúlio Ubiratan (PMN), da base do governo, diz que já está rouco de pedir providência à falta de segurança no Extremo Sul.
18. Quem esteve no plenário da ALBA nesta quarta-feira, 10, foi a prefeita eleita de Barreiras, Jusmary Oliveira. Passou à distância de Antonio Pedrosa.
19. Mais um Estado fará concurso público para Fiscal de Rendas, o equivalente a Auditor Fiscal na Bahia. O governador José Serra (PSDB) anuncia que promoverá concurso para 500 vagas no Estado de São Paulo para suprir vagas decorrentes de aposentadoria, falecimento e exoneração.
20. De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, a partir da autorização do governador começam os procedimentos internos para realização do concurso, como a designação de comissão responsável, contratação de empresa idônea para elaboração das provas e publicação do edital no Diário Oficial do Estado.
21. Enquanto isto, o secretário CArlos Martins, da Sefaz/BA, insiste ainda no polêmico projeto de transferência de atribuições privativas dos Auditores Fiscais para os Agentes de Tributos ingressos no Estado em Concurso de Nível Médio, o projeto deve chegar a ALBA e vai esquentar ainda mais os debates.
22.. Na ALBA a expectativa de vários deputados é que o projeto do FISCO crie precedentes para várias categorias seguirem o mesmo caminho e com isso engordarem seus vencimentos.
23. O interessante é que os Agentes de Tributos Estaduais, ingressos em nível médio, já são o terceiro salário do executivo e ganham em média com as vantagens mais de 10,5 mil reais por mês. Enquanto isto médicos, delegados, Gestores Públicos e outras carreiras de nível superior no Estado estão numa situação salarial bem inferior e ficará difícil explicar esta diferença.
24. A movimentação de políticos nacionais em Salvador, de hoje até a próxima segunda-feira, 15, mostra que, se a sucessão estadual ainda não está andando, porque faltam 1 ano e 3 meses para movimentos mais organizados, os atores principais desse processo estão de olho vivo, um no outro, não permitindo ganhos de espaços desde agora.
25. O ex-governador Paulo Souto anunciou a visita do prefeito eleito de São Paulo, Gilberto Kassab, que pertence ao seu partido, o Democratas, mas é o grande avalista de uma aliança com o PSDB, para uma conferência em Salvador, na segunda feira, e inauguração de viadutos em Feira de Santana, ao lado do prefeito José Ronaldo, em sua maior base política no interior.
26. Já o governador Jaques Wagner conseguiu antecipar a vinda do presidente Lula para A Conferência de Cúpula das Américas, exatamente no mesmo dia da visita de Kassab Para inaugurar o Complexo Viário 2 de Julho, sua primeira obra do PAC na capital e realizar um evento político, quebrando o brilho da iniciativa Soutista, ou pelo
menos dividindo o espaço na mídia com maior proporção ao seu lado, dado a força
Do presidente Lula.
27. Ontem, também em movimento político interessante, a assessoria do PMDB anunciou um jantar com os ministros da Saúde, José Gomes Temporão, do PMDB, e o da Integração Nacional, Geddel Vieiria Lima, e mais o secretário Municipal, José Carlos BritoMas, não apenas um encontro entre amigos, situando (a nota) que um dos itens do cardápio é definição de investimentos para diversos setores na área da Saúde, para a capital e o interior da Bahia.
28. Hoje, ministro teve agenda com o governador Jaques Wager e o secretário Jorge Solla para tratar do programa de combate a dengue.
29. Há de se dizer que, a mesma movimentação que Wagner fez para inibir o avanço de Souto, com a presença de Lula, Geddel fez com Wagner, antecipando um encontro com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.
30. O jogo está se inciando com marcação à antiga, homem à homem, como fazia o saudoso técnico Sotero Monteiro.
31. Deu zebra a eleição do deputado Marcelinho para a presidência do Bahia, na quinta-feira, 11. Uma liminar cancelou a votação bico-de-pena.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>