Miudinhas
Tasso Franco
04/03/2012 às  21:00

COMISSÃO DA VERDADE TENSIONA GOVERNO DILMA COM MILITARES DO EXÉRCITO

Nova presidente da Petrobras faz primeiro grande movimento de sua gestão



Foto: BJÁ
Espculação imobiliária quer comprar 100 casas no Caminho das Árvores
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A presidente Dilma Rousseff ainda não fechou a relação dos integrantes da Comissão da Verdade e este tema, desde que as ministras Maria do Rosário e Eleonora Menicucci expuseram opiniões defendendo punições a envolvidos em torturas, que militares da reserva do Exército consideraram visões sectárias, e resultou num manifesto "Alerta à Nação - eles que venham aqui não passarão" que já conta com 325 assinaturas de militares, sendo 44 generais da reserva, entre eles, 13 generais com 4 estrelas, do mais alto escalão.

   2. Irritada com a ampliação do movimento, a presidente já determinou a punição por seus respectivos comandos, porque há uma minoria de oficiais da ativa. A Comissão da Verdade foi aprovada pelo Congresso, de forma quase unânime, mas, entendem alguns militares que extrapola a Lei da Anistia e seria uma caça às bruxas, ainda que, como garante o secretário nacional da Justiça, Paulo Abraão, a função primacial da Comissão é localizar desaparecidos.

   3. Com a divulgação do documento do Clube Militar (Alerta à Nação) o clima tensionou e o movimento ganhou a adesão de generais que deixaram a ativa recentemente e foram para a reserva. Oficiais do Alto Comando e que promoveram, quando lá estiveram, dezenas de generais que continuam na ativa. O general Alves Catão, um dos signatários do documento deixou o Exército, em 2010; e o general Luis Cesário, em 2009.

   4. No "Alerta à Naçãoi" os militares dizem não reconhecer "qualquer tipo de autoridade ou legitimidade" do atual ministro da Defesa, Celso Amorim, para determinar a retirada do texto do site do Clube Militar, publicado no último dia 16 de fevereiro. No documento os militares dizem que a Comissão da Verdade "foi ato inconsequente de revanchismo explícito e afronta à Lei da Anistia, com beneplácito inaceitável do atual governo".

   5. Há quem sustente que a presidente Dilma teria conversado com o ex-presidente Lula na última quinta-feira quando esteve em São Bernardo, SP, sobre este polêmico tema.

   6. O certo é que a Comissão da Verdade foi aprovada pelo Congresso e, se os militares tensionam a corda por um lado, o Comitê pela Verdade, Memória e Justiça de Brasília, na declaração da ex-perseguida politica Iara Xavier tensiona pelo outro, dizendo que Dilma se isolou, não escuta ninguém e não conclui a indicação dos nomes para comporem a Comissão da Verdade.

   7. Põe complexidade nesse assunto que deve seguir adiante, não se sabe exatamente qual rumo, só lembrando, no entanto, que o Brasil, ao contrário da Argentina, não há militares punidos por possíveis crimes na época da ditadura recente (1964/1984)
                                                                    **
   8. Um cabuloso anúncio tem sido publicado com frequência nos classificados de A Tarde (vide acima) sugerindo a compra de 100 casas no Caminho das Árvores, área da Pituba onde foi instalado na década de 1970 um condomínio de casas, ainda hoje predominante no local.

  9. O que se especula e alguns contatos já foram feitos com moradores é sobre a possível implantação de torres residenciais cada uma delas com 20/40 andares, o que aniquilaria o Caminho das Árvores em sua concepção original. Como em Salvador a especulação imobiliária está desenfreada, tudo pode acontecer.

  10. É bem conhecida uma placa posta por um morador de residência neste local, nas proximidades de A Tarde, na qual ele adverte que, não adianta insistir porque sua casa não está a venda.

   11. No Rio de Janeiro, desde a gestão César Maia, que a Prefeitura vem tombando casas em áreas de Botafogo, Leblon, Ipanema, Copacabana, Jardim Botânico e assim por diante. Inclusive, agora, o prefeito atual, está proibindo a venda de algumas dessas casas para igrejas evangélicas e farmácias.

   12. A nova presidente da Petrobras, Graça Foster, anuncia nesta segunda feira, 5, o redesenho do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), que passa a ser subordinado diretamente à presidência da estatal. Será, portanto, o primeiro grande anúncio de sua gestão.

   13. O programa será dividido em suas grandes áreas: recursos humanos e formação profissional; e conteúdo nacional, isto é, a cadeia de fornecedores para fazer frente às encomendas da estatal nos próximos anos, incluindo o pré-sal.

   14. Detalhe: serão oferecidos 11 mil vagas para cursos gratuitos em 14 estados da federação, a Bahia inclusive.

   15. Ricardo Antunes, professor da Unicampo, lança no próximo dia 7 no auditório CRH da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA o livro "O Continente do Labor", a partir das '6h30min.

   16. Europa cria Lei de Responsabilidade Fiscal limitando para países da zona do euro limite máximo de 3% do PIB para endividamento.

   17. PMDB lança manifesto contra a hegemonia do PT no governo Dilma. Já se fala até numa possivel aliança entre PMDB e PCdoB nas eleições municipais em Salvador.

   18. Em BSB, diante dos reclames não só do PMDB mas de outros partidos, fala-se que o PT poderia perder a pasta do Desenvolvimento Agrário para PTB/PSC. Ano eleitoral tem essas acomodações.

   19. O senador Crivela, PRB, já está atuando com seu anzol pescando minhocas no Ministério da Pesca e Aquicultura.

   20. Super exposição do PRB na TV no sábado à noite. Juntaram os comerciais deste partido quase num mesmo horário e ficou enjoativo.

  

   


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>