Miudinhas
Tasso Franco
27/02/2012 às
21:00
RESERVAS INDÍGENAS DO EXTREMO SUL VÃO SER A BANZAÊ DO FUTURO NA BAHIA
Deputado chama colega de Bebeto Chorão e quase o couro come na Assembleia
Foto: BJÁ |
|
Segue desmonte dos camarotes carnavalesos na cidade, até dia 3/5 |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Dos 4 temas postos pelo BJÁ para a abertura da semana política houve pequenos avanços e nada ainda concretizado. Sobre a recomposição da inflação para os servidores estaduais (6.5%) é provável que, até nesta terça-feira, 28, por acordo de lideranças a matéria seja aprovada. A GAP para os PMs deve ter sua votação somente na próxima semana, salvo se houver acordo e as emendas propostas sejam incorporadas ao projeto.
2. A votação das contas do prefeito João Henrique na Câmara não aconteceu. A sessão caiu e abriu-se uma enorme polêmica com a declaração do vereador Alcindo da Anunciação (PT) dizendo que os vereadores petistas vão votar pela aprovação numa contra-partida de JH apoiar Nelson Pelegrino. O vereador Carballal desmente e diz que não há essa hipótese. As negociações seguem.
3. Sobre a possibilidade de composição das oposições em Salvador(PMDB/PSDB/DEM/PPS) em torno de um nome consensual parece ainda distante. Há um certo entendimento entre PSDB/DEM, mas o PMDB ainda não teria se decidido. Conversei com alguns deputados na Assembleia e acham que Geddel não sairá candidato, e que seu argumento em não apoiar o DEM para manter a aliança com governo Dilma não teria sentido.
4. Sobre a possibilidade de César Borges ser ministro dos Transportes, na cota do PR, as negociações estão em curso.
**
5. O povo brasileiro quer saber: por que a Avianca Linhas Aéreas, que pertence a um empresário naturalizado brasileiro, não consegue mais espaço na rede de transporte aéreo nacional?
6. Além de possuir uma frota toda nova, formada por 25 aeronaves mais confortáveis para os passageiros, pratica uma política de tarifas que chega a somente 30% do cobrado pelas grandes concorrentes.
7. Por outro lado, domina o mercado na Colômbia, espalhando-se pelos países vizinhos, com 52 aeronaves de grande porte e pratica as melhores tarifas de viagens internacionais, funcionando como grande opção para vôos para voos Brasil os EUA, com escala em Bogotá. 8. O carnaval só terminou ontem no Rio de Janeiro com o desfile de blocos de rua, a exemplo do Monobloco, que atraiu cerca de 500 mil pessoas para a Avenida Rio Branco, no Centro.
9. A rede Globo abriu espaço para se discutir a mercantilização deste tipo de carnaval, tanto no Rio, como em Recife. No de Salvador não se tocou, porque é impossível mercantilizar mais do que já ocorre e sim tentar urgentemente desmercantilizar.
10. Um secretário da Prefeitura carioca chegou, no calor do debate, a dizer que as grandes escolas de samba tem que registrar o nome no INPI, Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
11. Quando se inveja os carnavais espontâneos de outras capitais, vem as autoridades querendo copiar o nosso perverso modelo. 12. Quem quiser conhecer um exemplo de modelo provocado por criação de reservas indígenas em áreas totalmente habitadas por não índios deve ir a Banzaé, no Nordeste baiano, onde a implantação da reserva prevista na Constituição de 1988 para abrigar os ditos índios kiriris, abrangeu 80% do território municipal e 10 distritos e povoados dotados de toda infra-estrutura urbana tornaram lugares fantasmas.
13. Os antropólogos de carterinha podem ter suas razões para defender o não ecomicismo dos indigenas, mas provocar o abandono de terras produtivas e condições razoáveis de vida num país que possui ainda muita miséria é extremamente polêmico.
14. Breve, veremos o que vai acontecer no Extremo Sul da Bahia.
15. A brasileirada, principalmente a classe C, que vem se esbaldando em compras pelo exterior afora se prepare porque a Receita federal está apertando o cerco na fiscalização nos aeroportos de SP, Brasilia, Salvador, Rio e Recife.
16. Também a conta turismo bateu, em janeiro passado, em gastos no exterior em U$ 1,9 bilhão, cerca de 22% a mais do que no mesmo mês de 2011. Isso sem contar com o montante empregado uma modalidade, muito em voga, de gasto para fugir do pagamento do IOF nos cartões: o pré-pago, onde se compra dólares e o carrega para ser usado lá fora.
17. Por falar em Classe C, tem um dado bastante interessante na exibição de filmes nos cinemas: subiu de 44 para 77 a quantidade de filmes dublados, em 2011.
18. Uma causa desta mudança, um verdadeiro pecado para quem gosta de ouvir os diálogos originais, seria a preferência dos novos freqüentadores das salas de cinema, em virtude da dificuldade de ler as legendas em tempo hábil.
19. Seria bom inventarem um curso intensivo e massivo para leitura dinâmica...
20. O deputado estadual Roberto Carlos (PDT) subiu na tribuna da Assembleia, hoje, e disse que chega de só votar projetos dos Poderes Executivo e Judiciário. "Precisamos votar nossos projetos, dos deputados, e dar resposta do povo do nosso trabalho", frisou.
21. A deputada Luiza Maria (PT) tb concorda com RC: "Precisamos desatar esse nó aqui na Casa e votar projetos dos deputados".
22. Veja como anda o serviço público: a Urbis, empresa estadual que cuidava da política habitacional no Estado, foi liquidada em 1998, mas até hoje continua com seus liquidantes e membros dos conselhos de administração e fiscal funcionando igualzinho quando tinha finalidade.
23. Só que agora aconteceu um impasse, já que um secretário duma prefeitura petista da RMS não aceita sair do conselho se administração para acomodar um secretário do Governo do Estado, vinculado a outro partido.
24. Razão da obsessão para trabalhar pela velha Urbis liquidada de guerra: o jeton mensal do conselho é de R$ 3 mil...
25. Quase o pau canta na Assembleia quando o deputado Carlos Geilson, PTN, chamou o deputado Gildásio Penedo Filho (PSD), ex-líder da oposição ao governo Wagner de quem dizia horrores e agora é governista, "daquele jogador da seleção, o Bebeto, o Bebeto chorão, que mudava de camisa toda hora".
26. Na tréplica, Penedo Filho foi na goela de Geilson, literalmente e em palavras, e disse que não aceitava provocações de ninguém e sabia exatamente o seu papel na base governista, creditando à sua lealdade ao vice-governador Otto Alencar, daí fazer a defesa do governo Wagner.
27. Não adiante ficar chorando e reclamando da perda do Oscar por Carlinhos Brown, o qual por sinal teve atitude digna. Passou, valeu, representei o Brasil. Agora, tem uma galera imensa com complexto de "vira lata" reclamando da Academia de Hollywood.
28. O Lobisomem de Serrinha disse-me pelo telefone que seu boteco no próximo Carnaval, na Barra, lógico, vai ter como atrações o louro Duda do Boteco do Teco, seu colega da Serra, e vem tb de lá a apresentadora da TV, Liginha Umbigo de Ouro. Vai ser sensacional.
29. Enquete do BJÁ aponta que a baianada está levando ferro na vida com 88.89% e 11.11% disseram que estão numa boa.
30. Sêo Barriga parece que estendeu seu recesso de trabalho até a Páscoa. Que camarada enganjento.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>